- 💨 espresso
- Posts
- Edição 359 - 28/10/2025
Edição 359 - 28/10/2025

24/7 🗞️
Na edição de hoje, você se atualiza sobre tudo mais que é relevante pelo planeta.
Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:
🟠 O som dos bombardeios voltou a ecoar em Gaza;
🔴 Enquanto aumenta investimentos em IA, Amazon demite 14 mil pessoas — e não deve parar por aí;
🔵 O que os funcionários estão fazendo debaixo da mesa está tirando os CEOs do sério;
🟣 Os produtores rurais brasileiros estão se afundando em dívidas.
🥠 Seu biscoitinho da sorte
É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir - Machado de Assis
O som dos bombardeios voltou a ecoar em Gaza
| Mundo

(Reuters)
💨 A trégua virou fumaça? Logo no começo do dia, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou que o exército do país realizasse bombardeios “imediatos e poderosos” na Faixa de Gaza.
A ordem representou uma ruptura no já frágil acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas — que estava em vigor havia apenas duas semanas.
🇮🇱🇵🇸 O que está por trás disso? A justificativa do governo israelense é que o grupo palestino violou o que foi combinado ao devolver restos mortais que não pertenciam a nenhum dos reféns desaparecidos.
Na visão de Israel, essa foi uma estratégia para sabotar o andamento da devolução dos corpos — uma das cláusulas previstas no cessar-fogo mediado pelos EUA.
🔄 O outro lado: O Hamas nega ter quebrado o acordo e acusa os israelenses de serem os responsáveis pela escalada da violência na região.
Em resposta, o grupo disse que vai suspender a entrega de novos corpos e alertou que os bombardeios dificultam as buscas em meio aos escombros de Gaza.
🔙 Trazendo o retrospecto: O conflito entre Israel e o Hamas começou em outubro de 2023, depois que militantes do grupo invadiram Israel, mataram mais de 1.200 pessoas e sequestraram cerca de 200.
Desde então, tropas israelenses lançaram uma série de ataques contra Gaza, deixando mais de 67 mil palestinos mortos e quase 170 mil feridos. Ao que tudo indica, essa guerra ainda está longe do fim…
Enquanto aumenta investimentos em IA, Amazon demite 14 mil pessoas — e não deve parar por aí
| Tecnologia

(Aida Amer)
💼 Uma reestruturação sem precedentes: Hoje de manhã, cerca de 14 mil funcionários das áreas administrativas e de tecnologia da Amazon acordaram com a notícia de que estão desempregados.
Essa é a maior leva de cortes já feita de uma só vez pela empresa e, segundo apurações de bastidores, esse número pode chegar a 30 mil demitidos nas próximas semanas.
🔎 Colocando em perspectiva: Esses 14 mil desligados representam uma porcentagem considerada pequena quando olhamos para os mais de 1,5 milhão de funcionários da Amazon no mundo todo.
Desse total, 350 mil estão em funções de administração e tecnologia — as áreas afetadas hoje —, enquanto a maioria dos colaboradores atua em armazéns e centros de entrega.
A empresa não listou especificamente quais foram os cargos corporativos atingidos, mas fontes indicam que os cortes abrangem as seguintes divisões:

(Espresso)
Por que isso está acontecendo? 🧐
Pelas palavras do comunicado oficial da Amazon, a empresa quer ficar “mais leve e menos burocrática” e, para isso, precisa ser mais rápida e eficiente — com menos cargos e camadas de gestão.
🤖 Mas o motivo principal tem duas letras: IA. A VP da companhia reconheceu que a inteligência artificial é a “tecnologia mais transformadora desde a internet” e permite que empresas façam mais com menos gente.
Já o CEO Andy Jassy afirmou que, à medida que a Amazon usa mais ferramentas de IA, alguns cargos vão deixar de ser necessários, enquanto novas funções devem surgir.
👀 Não estão sozinhos nessa: Meta, Microsoft, Walmart, Google e até bancos como o Goldman Sachs também vêm reduzindo suas equipes, alegando que a IA transformou a necessidade de mão de obra.
Apesar das demissões, a Amazon afirmou que continuará contratando em áreas estratégicas — especialmente em setores ligados à, quem diria, IA e automação.
🤔 Se interessou pelo assunto? O Espresso contou como foi o maior evento de reputação da América Latina com foco em IA, e muito do que foi discutido envolveu temas ligados ao trabalho. Clique se quiser se aprofundar.
O que os funcionários estão fazendo debaixo da mesa está tirando os CEOs do sério
| Negócios

(Daisy Korpics)
Se por acaso você estiver em uma conversa com os CEOs das maiores empresas americanas e quiser fazê-los falar bastante, é só jogar um assunto na roda: o tempo que os funcionários passam no celular. 🤳
Essa é a maior reclamação do mundo corporativo americano nos últimos meses, unindo líderes de empresas que vão do Airbnb ao JPMorgan.
Para eles, o problema não é só a falta de atenção, mas também o fato de essas distrações fazerem o tempo render menos e deixarem o ambiente menos respeitoso.
📵 O que está sendo feito? Alguns CEOs estão tomando medidas mais incisivas, como bloquear a senha do wi-fi do escritório ou até criar multas para quem usa o celular durante uma reunião.
Outros preferem métodos considerados mais leves, como pedir que os smartphones fiquem virados para baixo ou criar “brincadeiras” — como um cofrinho que recebe doações quando alguém mexe no celular.
💭 Será que ele é o vilão mesmo? Nesse mesmo meio, há também quem diga que uma troca rápida de mensagens pode ajudar a tornar a reunião mais eficiente — resolvendo dúvidas paralelas, por exemplo.
No fim, o consenso é que os líderes — principalmente os CEOs — devem dar o exemplo e tornar as reuniões mais interessantes e produtivas, em vez de simplesmente proibirem o uso da tecnologia.
Outras manchetes relevantes que você precisa sair daqui sabendo
🇺🇸🚢 Ações contra o narcotráfico: EUA matam 14 em novos ataques a 4 barcos no Pacífico
🔓👀 Gmail, Outlook e outros… Megavazamento de senhas expõe mais de 180 milhões de senhas de e-mails
🍎📈 Dá pra maçã sorrir? Apple atinge US$ 4 trilhões em valor de mercado pela primeira vez
🌪️🇯🇲 Ventos catastróficos de quase 300km/h: Furacão Melissa toca o solo na Jamaica
✈️⏸️ Sem sinal de resolução: Aeroportos dos EUA têm mais de 13 mil voos atrasados em 2 dias por shutdown
🤖🤝 Chips e infraestrutura: Nvidia vai investir US$ 1 bilhão na Nokia para impulsionar redes de inteligência artificial
Os produtores rurais brasileiros estão se afundando em dívidas
| Economia

(Anoreg)
🧑🌾 A crise foi plantada: Os pedidos de recuperação judicial (RJ) de produtores rurais brasileiros tiveram um crescimento de mais de 60% em um ano.
Esse movimento já vinha do ano passado, quando o número de pedidos foi o maior da década — com 2.273 casos.
💰 O que isso quer dizer? Para um produtor rural chegar ao nível da RJ, as dívidas se acumularam tanto que, para evitar declarar falência, ele recorre à Justiça em busca de mais prazo para reorganizar as contas.

(Poder360)
Ou seja, esse é um forte indicativo de que os negócios do campo no país estão fragilizados, com produtores e empresas em dificuldades.
⛈️ “Uma tempestade perfeita.” Se entre 2020 e 2022 o agro brasileiro viveu um bom momento, com alta demanda e preços valorizados das commodities, agora o cenário é de queda nos preços, juros elevados e custos de produção mais altos.
Acontece no agro, o país sente 🚜
O agronegócio é responsável por sustentar quase 30% do PIB do Brasil, além de empregar mais de 28 milhões de pessoas.
🔎 Olhando com lupa: Pela primeira vez, os produtores de maior porte — justamente os que movimentam grande parte da produção nacional — superaram os pequenos e médios em número de pedidos.
Diante desse cenário, dá para ver que a crise do produtor está se espalhando por toda a cadeia, afetando o transporte, o comércio e a indústria de alimentos.
Ei, não precisa fazer da gente um segredo 🤫
| Programa de Indicação

🤝 Querido leitor, aqui a gente acredita que o que é bom precisa ser compartilhado.
Ainda mais quando você ajuda a deixar cada vez mais pessoas sabendo de tudo o que acontece no Brasil e no mundo de forma rápida, inteligente e leve.
👀 Ainda não te convenceu? Então saiba que quando você recomenda o Espresso, você passa a somar pontos para resgatar as nossas recompensas exclusivas de graça.
Simples assim: Quanto mais você indica → mais pontos você ganha → mais recompensas são enviadas. 🎁
Basta compartilhar o seu link de indicação com todo mundo que vier à mente para começar a somar pontos. Ah, e lembre que a turma indicada precisa confirmar a inscrição por aqui ;)
Ao participar, você automaticamente concorda com os Termos e Condições do nosso programa.
O que você achou da edição de hoje?Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨

