Edição 422 - 23/01/2026

O filme que mostrou um mundo novo 🇰🇵

Pelas telonas também é possível ter algumas primeira vezes. Foi isso que descobriram os norte-coreanos que foram ao cinema nesta semana e se depararam com um admirável — ou não — mundo novo. Na edição de hoje, você entende como o que é comum para você pode deixar muita gente de boca aberta, principalmente em um dos regimes mais fechados do planeta.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 Depois da Venezuela, Cuba vira o novo alvo da Casa Branca;

🟡 O dinheiro estrangeiro escolheu a bolsa brasileira como destino;

🔴 Os americanos vão continuar com as dancinhas e as trends;

🔵 A Coreia do Norte conheceu o cinema à la Hollywood — e deixou os coreanos chocados;

🟣 Parece que o mundo está dependendo mais da IA do que imaginávamos.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

Não busque a perfeição, busque o progresso. A perfeição vai te atrasar. - Michele Meyer-Shipp

Depois da Venezuela, Cuba vira o novo alvo da Casa Branca

| Mundo

(Yamil Lage)

🎯 A nova meta do Tio Sam: A nova meta do Tio Sam: Segundo relatos do governo americano, Donald Trump deu até o fim do ano como prazo para os EUA conseguirem trocar o comando de Cuba.

  • Pelo que mostram os relatórios do Pentágono, a economia cubana está perto do colapso, já que não conta mais com a Venezuela como grande aliada — que costumava enviar dinheiro e petróleo para a ilha.

🔎 Já estão mexendo os pauzinhos: Por meio de conversas com exilados, autoridades americanas estão procurando pessoas de dentro do governo cubano que estariam dispostas a colaborar com negociações.

Além disso, o plano inclui pressão econômica e diplomática — como novas sanções e isolamento internacional. Como o próprio Trump já insinuou, uma operação militar em Cuba não está descartada.

🪖 Ganharam moral: Essa ideia ganhou força depois da operação que tirou Nicolás Maduro da presidência na Venezuela e o levou preso aos EUA. Depois disso, o país ficou encorajado a agir contra outros desafetos.

O país é governado por um regime de partido único há quase 70 anos e é considerado mais fechado e controlado que a Venezuela.

🔜 O caminho até o final do ano: Uma mudança de regime em Cuba tem tudo para ser mais perigosa do que na Venezuela.

Isso porque a ilha tem uma sociedade civil mais organizada, instituições históricas mais robustas — como o próprio Partido Comunista — e conta com aliados estratégicos, como a Rússia e a China.

O dinheiro estrangeiro escolheu a bolsa brasileira como destino

| Brasil

(Bloomberg)

👋 “Hello, gringos!”: Mostrando que o Brasil está bem presente no radar global do mercado financeiro, os investidores estrangeiros movimentaram quase R$ 3 trilhões em compra e venda de ações na B3.

Para se ter ideia da dimensão disso, esse valor representa 62% de todo o volume negociado na bolsa brasileira. Ou seja, o sobe e desce do mercado BR teve forte influência do humor fora do país.

📊 A estratégia: Os estrangeiros concentraram seus investimentos em ações específicas, principalmente papéis de bancos e empresas de commodities.

  • No fim das contas, o dinheiro vindo de fora foi o grande motor da alta histórica da bolsa no ano passado.

Ibovespa, que é o “termômetro” do mercado, subiu 34% no ano — registrando a maior alta em quase uma década.

🫰 O que está por trás disso? Com o dólar mais fraco e diversas incertezas — inclusive políticas — rondando os EUA, investir em países emergentes, como o Brasil, ficou mais atraente.

Isso fez com que, mesmo com os juros altos, que normalmente desanimam investimentos em ações, os estrangeiros continuassem comprando por aqui.

⚠️ Um alerta pra fechar: Essa dependência de capital externo acaba sendo uma faca de dois gumes. Se o gringo muda de estratégia ou se os juros americanos sobem demais, eles tendem a tirar o dinheiro daqui rapidamente — o que faz a nossa bolsa sentir o baque.

Os americanos vão continuar com as dancinhas e as trends

| Tecnologia

(NBC News)

😮‍💨 Conseguiram escapar: Depois de meses de negociações numa disputa que extrapolou os limites da internet e chegou ao tabuleiro da geopolítica, o TikTok vendeu a sua operação nos EUA.

ByteDance — empresa chinesa por trás do aplicativo no mundo todo — transferiu oficialmente o controle do app na Terra do Tio Sam para um consórcio formado por investidores locais.

💰 Quem manda agora? Três investidores principais lideram o negócio americano — a empresa de tecnologia Oracle e os fundos de investimento Silver Lake e MGX.

  • São eles que estão à frente da TikTok US, a nova empresa responsável por tudo o que envolve o aplicativo das dancinhas em solo americano.

✍️ O asterisco no contrato: 19,9% da nova operação vai continuar com a ByteDance e investidores ligados à empresa chinesa.

  • Ou seja, China não vai embora por completo, mas perde o controle da operação americana.

🤳 O que muda para os users: Os dados dos mais de 170M de americanos que usam o TikTok agora vão ficar armazenados nos EUA — de onde também serão feitas a moderação de conteúdo e a gestão do algoritmo.

Na prática, esse movimento cumpre a condição colocada pelos parlamentares americanos para evitar que o aplicativo deixasse o país.

🧠 Pra refrescar sua memória: Sob alegações de espionagem e violação de privacidade, o Congresso dos EUA aprovou um projeto que previa o banimento do TikTok caso ele não fosse vendido para uma empresa de fora da China.

O nosso tour pelas manchetes para você chegar no final de semana sabendo de tudo

A Coreia do Norte conheceu o cinema à la Hollywood — e deixou os coreanos chocados

| Sociedade

(CNN)

Na Coreia do Norte, o cinema sempre foi mais propaganda do que arte. Afinal, o governo controla tudo o que entra e sai da tela.

Aqui estamos falando do longa “Dias e Noites de Confronto”, um thriller político que envolve uma conspiração para assassinar o ex-líder Kim Jong Il — pai do atual, Kim Jong Un.

🎥 Por que ele é tão diferente? O filme chegou aos cinemas do país quebrando tabus, já que traz cenas de agressões, tentativas de assassinato, casos extraconjugais e até um pouco de nudez.

Em outras palavras, a produção não passa de um filme comum para nós, do mundo ocidental — bem parecido com tudo o que vem de Hollywood.

  • 🤔 Então o filme é contra o governo? Muito pelo contrário. Apesar de ousado, ele continua seguindo a ideologia oficial.

Prova disso é que, ao longo da trama, quem trai o regime norte-coreano acaba tendo os piores destinos, e a lealdade ao Estado se mostra o único caminho seguro — e correto — para os personagens.

👁️👁️ O que dá pra gente tirar dessa história: Nem mesmo a Coreia do Norte, um dos países mais misteriosos e fechados do mundo, conseguiu resistir às novas formas de comunicação.

Agora, o governo está usando um estilo mais moderno para prender a atenção — principalmente dos jovens, que estão mais expostos a conteúdos estrangeiros contrabandeados.

Com smartphones e serviços de streaming ficando mais comuns, só a censura não basta. No fim das contas, o regime quer que as pessoas queiram assistir ao conteúdo oficial. 😉

Parece que o mundo está dependendo mais da IA do que imaginávamos…

| Economia

(Allie Carl)

👀 A conta está à espreita: O Fundo Monetário Internacional emitiu um alerta dizendo que a economia global pode desacelerar se a aposta em inteligência artificial falhar em atender às expectativas.

Segundo o FMI, a economia mundial está indo melhor do que muita gente esperava, mas boa parte desse crescimento vem de um único motor — os investimentos em tecnologia, principalmente nos EUA.

  • 🤖 Se a IA não entregar o retorno esperado — ou seja, se não aumentar tanto a produtividade e os lucros quanto o mercado imagina — pode haver uma “correção”.

Isso aconteceria em um efeito cascata, com empresas de tecnologia perdendo valor na bolsa, os investimentos caindo e, consequentemente, a economia no mundo todo desacelerando.

O FMI calcula que, se esse cenário se concretizar, o crescimento global pode cair cerca de 0,4 ponto percentual já neste ano.

💰 O panorama atual: Hoje, as companhias de tech valem muito mais do que na época da bolha da internet, há 25 anos.

Além disso, elas também estão se endividando bastante para investir no avanço da IA. Isso significa que mesmo uma “quedinha” nas ações pode causar um impacto relevante na riqueza desse setor.

🦾 Por outro lado… Olhando pelo copo meio cheio, se a IA realmente começar a aumentar a produtividade mais rápido do que o esperado, o crescimento global pode acelerar.

O FMI também fez as contas para esse cenário e chegou ao resultado de um crescimento de 0,3 ponto percentual neste ano — ficando mais forte nos anos seguintes.

Não sabe o que fazer nos próximos dois dias? Vem que a gente te conta 😉

| What We’re Gonna Do

(Reprodução)

👀 Para ver. Como uma empresa centenária se reinventa para ter a agilidade de uma startup, transforma sucata em aço e coloca a voz do cliente no centro de sua estratégia? Esse episódio do RepCast com Gustavo Wenerck, CEO da Gerdau, responde a essa e outras dúvidas que você nem imaginava ter.

🖼️ Para fazer. Uma boa forma de aproveitar o tempo livre é fazendo arte e, por isso, essa ideia, muito fácil de fazer vai dar um toque de cor à sua casa e te ajudar a ficar livre do tédio.

📖 Para ler. “As Perfeições” é um retrato afiado da geração digital. Entre Milão e Berlim, o livro acompanha um casal aparentemente perfeito, mas que se vê preso à estética e às narrativas editadas das redes sociais.

🎧 Para ouvir. Um síndico de condomínio que é querido por todo mundo já pode ser considerado suspeito o suficiente, mas, nessa história aqui, as coisas passaram um pouco do limite.

🧑‍🍳 Por falar em cozinha... Essa receita vai gastar 15 minutos do seu tempo! Fácil, deliciosa e ótima para variar no fim de semana.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨