Edição 412 - 09/01/2026

Eles entendem muito mais que “au-au” 🐶

Se você já teve a impressão de que seu cachorro estava entendendo tudo o que você dizia, um estudo mostrou que você não é tão maluco assim. Na edição de hoje, você descobre que, sim, os cães podem entender uma conversa entre humanos — mas, calma, nem todos os doguinhos são superdotados.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 Desligar a internet não foi o suficiente para acabar com a onda de protestos no Irã;

🟡 A inflação do nosso país voltou a ficar dentro da meta;

🔴 Seu cachorro pode estar ouvindo as suas conversas — e aprendendo palavras com elas;

🔵 Depois de duas décadas, o mundo vai ter a sua maior zona de livre comércio;

🟣 Wall Street saiu da bolha para escolher suas novas queridinhas.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

O sucesso é melhor quando é compartilhado - Howard Schultz

Desligar a internet não foi o suficiente para acabar com a onda de protestos no Irã

| Mundo

(Vocal Media)

🔥 12 dias seguidos. O Irã vive uma das maiores ondas de protestos de toda a sua história, com manifestações acontecendo em mais de 200 cidades nas 31 províncias do país.

  • O que começou como um protesto de comerciantes na capital, Teerã, tomou proporções gigantescas e agora conta com a adesão de praticamente todos os setores da sociedade— de estudantes a aposentados.

🪧 Qual é o motivo de tudo isso? O estopim foi a forte desvalorização da moeda iraniana, o rial, que fez os preços de alimentos e remédios dispararem até 70% em um curto período de tempo.

Como se não bastasse, a inflação subiu 40% e o governo fez cortes no benefício social da gasolina subsidiada — que fazia o Irã ter um dos combustíveis mais baratos do mundo.

🇮🇷 E tem mais: Conforme os dias de protestos foram se somando, as reivindicações também cresceram. Agora, incluem críticas diretas ao regime islâmico, com pedidos pela saída do líder Ali Khamenei.

Uma reação violenta 🪖

O governo iraniano decidiu responder com força. Ao menos 45 manifestantes foram mortos, incluindo crianças, além de centenas de feridos e mais de 2 mil pessoas presas.

📵 Apostaram num blackout: Para tentar impedir a organização de novas manifestações, o regime do Irã decidiu bloquear quase que totalmente o acesso à internet em todo o país.

  • Dados mostram que o tráfego em dispositivos móveis — como os celulares — caiu mais de 98% durante a noite de ontem.

🤷‍♂️ Mas não adiantou… Mesmo assim, os protestos continuam crescendo, numa rara demonstração de força da população contra o regime iraniano.

No meio disso tudo, quem acompanha a situação é Donald Trump, que chegou a dizer que os EUA podem fazer uma operação militar no Irã caso o governo continue reprimindo as manifestações. 👀

A inflação do nosso país voltou a ficar dentro da meta

| Brasil

😚 Alívio nas prateleiras: Com a confirmação de que os preços no Brasil subiram 0,33% em dezembro, a inflação acumulada de todo o ano passado ficou em 4,26%.

  • Além dos juros mais altos, o que ajudou a segurar a inflação no ano passado foi a queda nos preços dos alimentos — com destaque para o arroz (-26,5%) e o leite longa vida (-12,87%).

🤔 Por que isso importa? Além de ser o menor valor anual desde 2018, o destaque ficou para o fato de a inflação ter ficado dentro do teto da meta estabelecida pelo Banco Central.

(Poder360)

⏸️ Uma pausa para o contexto: Todo ano, o BC define uma meta para controlar o aumento dos preços no país — e é com base nela que os diretores tomam decisões sobre a taxa de juros.

Basicamente, o Banco Central faz tudo pensando em “perseguir a meta”. Se a inflação fica muito acima do que foi estipulado, por exemplo, a tendência é que o órgão aumente os juros — desestimulando o consumo.

▶️ Voltando para os dias atuais: Para este ano, a famosa meta do BC era de 3%, mas existe também uma margem de tolerância que permite que ela cresça até 1,5% a mais do valor estabelecido.

  • Ou seja, os 4,26% ficaram abaixo do teto da meta — um feito que, nos últimos 5 anos, só tinha acontecido em 2023.

🫰 A relevância: Quando o país deixa a inflação passar da meta, o mercado financeiro e investidores do mundo todo passam a olhar com mais desconfiança para a possibilidade de colocar dinheiro por aqui.

Mesmo com o alívio na alta dos preços, o BC deve manter a taxa de juros no patamar de 15% ao ano — considerado alto pelos economistas.

Seu cachorro pode estar ouvindo as suas conversas — e aprendendo palavras com elas

| Ciência

(The Independent)

👂 De orelhas em pé: Se você costuma falar sozinho ou contar seus segredos na presença de um cachorro, saiba que o melhor amigo do homem pode estar entendendo muito mais do que você imagina.

Uma pesquisa descobriu que certos cães “superdotados” conseguem memorizar nomes de objetos — como brinquedos — e até aprender novas palavras apenas ao escutar conversas entre humanos.

  • 🐶 Como se fossem um de nós… Esse tipo de aprendizado por “escuta passiva” é algo que, entre humanos, costuma surgir em crianças com cerca de 18 meses de idade.

Já no mundo canino, essa é uma habilidade rara, e nem todo cão é um Einstein da vida. O estudo diz que ela só aparece em cachorros com aptidões especiais — grande parte deles da raça border collie.

🐕 Como descobriram tudo isso? Os pesquisadores pediram que duas pessoas conversassem entre si sobre um brinquedo novo, usando o nome dele várias vezes, mas sem olhar ou falar com o cachorro.

Dias depois, por meio de um comando de voz, os cães que ouviram a conversa conseguiram encontrar o brinquedo novo no meio de vários outros itens em uma sala.

🔎 A conclusão: Alguns cachorros não apenas respondem a um tom de voz ou a uma recompensa, mas também deduzem o significado das coisas a partir do contexto — prestando atenção na nossa comunicação.

Isso transforma o dia a dia dos donos em uma sessão contínua de aprendizagem para os cães que, na visão dos cientistas, evoluíram para ser extremamente sintonizados com os humanos.

Hora do nosso tour pelas manchetes para você chegar no final de semana sabendo de tudo

🚘🔄 Pra quem não levou multa no ano: Renovação automática da CNH para o bom condutor começa hoje

🇷🇺🇺🇦 E o cessar-fogo nada… Rússia ataca a Ucrânia com míssil de capacidade nuclear

Depois de duas décadas, o mundo vai ter a sua maior zona de livre comércio

| Negócios

(Reuters)

🙌 Demorou, mas saiu: 26 anos de negociações depois, os países da União Europeia deram o “ok” para que um tratado comercial com o Mercosul seja assinado.

A ideia é criar uma área de livre comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e os 27 países da UE, reduzindo ou zerando impostos de pelo menos 91% das mercadorias trocadas.

  • Os sul-americanos devem aumentar as exportações de produtos agrícolas — como carne, suco de laranja e soja.

  • Ao mesmo tempo, os europeus devem vender mais produtos industrializados — como carros e itens tecnológicos — para a América do Sul.

💰 O tamanho do deal: O tratado abrange um mercado gigantesco, envolvendo mais de 720 milhões de habitantes e um PIB somado de US$ 22 trilhões — cerca de 20% da economia mundial.

Não por acaso, o presidente Lula e líderes europeus estão tratando o tratado UE–Mercosul como o “maior acordo comercial do mundo”.

👀 Mas isso não deixa ele livre de polêmicas: A principal oposição veio da França, acompanhada por países como Polônia, Áustria, Hungria e Irlanda.

  • A Itália, que era contra o acordo, mudou de posição depois de algumas concessões feitas aos agricultores nos últimos dias.

🚜 O motivo de tanta polêmica: Há, entre esses países, o temor de que um tratado de livre comércio inunde o mercado interno com proteínas da América do Sul.

A possível entrada desses produtos faria os preços caírem e a concorrência aumentar consideravelmente — tanto que agricultores franceses estavam protestando nas ruas hoje à tarde.

🔜 E o que acontece agora? A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deve assinar o tratado já na segunda-feira, no Paraguai. Mesmo assim, o acordo ainda não deve entrar em vigor.

Isso porque a maioria simples dos eurodeputados do Parlamento Europeu também deve dar o aval ao texto — o que pode levar semanas para acontecer. Mas, no geral, tudo já está mais encaminhado do que nunca.

Wall Street saiu da bolha para escolher suas novas queridinhas

| Economia

(KFOR)

Já faz anos que Wall Street vive obcecada pelas big techs, como Apple, Microsoft, Google e Amazon — já que foram elas, na maioria das vezes, que puxaram os índices das bolsas para cima.

🍰 O bolo vai ser mais fatiado: Este ano já marcou uma mudança importante no mercado de ações dos EUA, principalmente quando falamos do famoso rali, período em que há um movimento de alta dos preços.

  • Agora, as empresas de tecnologia não são mais as únicas protagonistas. A bolsa americana convidou novas companhias para a festa dos papéis em alta.

Esse movimento é o que investidores chamam de “rotação de ações” — quando o dinheiro sai de um lugar e vai para outro.

😁 Quem passou a sorrir? Empresas de energia, que se beneficiam dos preços do petróleo, começaram a subir. Além delas, companhias de defesa dispararam depois que Trump sugeriu um aumento no orçamento militar.

Ações de empresas ligadas à indústria e ao varejo — que dependem de uma economia mais aquecida e com maior consumo — também ganharam força.

  • ✌️ O clima melhorou: Muito disso se deve ao fato dos investidores acreditarem que a economia americana vai acelerar em 2026.

Pense que, quando isso acontece, setores mais “tradicionais” e ligados ao dia a dia dos consumidores costumam ficar mais movimentados.

💰 Já do outro lado… As big techs ficaram grandes demais, e crescer no mesmo ritmo de antes ficou mais desafiador — fazendo com que qualquer tropeço nos resultados provoque quedas bruscas.

Analistas acreditam que, enquanto a IA vai continuar sendo o motor principal das bolsas, os ganhos tendem a se espalhar para empresas de outros setores que usam a tecnologia para ficarem mais eficientes.

A primeira “sexta útil” do ano merece boas dicas para os próximos dias 🤝

| What We’re Gonna Do

Jimmy Fallon Yes GIF by The Tonight Show Starring Jimmy Fallon

(Giphy)

👀 Para ver. Não tem jeito, é o filme do momento. Seja nas redes sociais ou nas rodas de conversa dos escritórios, “A Empregada” está dando o que falar com os seus plot twists e atuações intensas. Na trama, uma jovem começa a trabalhar na casa de um casal muito rico, mas os dois lados escondem segredos sombrios.

🎧 Para ouvir. Neste podcast, a autora do best-seller “Nação Dopamina” explica como o vício está sequestrando o seu cérebro e por que a dependência de dopamina está crescendo mais rápido do que nunca com as redes sociais. E se você escutar até o final, vai ver como retomar o controle rapidamente.

🤝 Para fazer. Às vezes, o segredo para ser mais produtivo é relaxar primeiro. Pensando nisso, essa meditação guiada vai te ajudar a recarregar o cérebro durante o final de semana para que você esteja bem consigo mesmo quando a rotina voltar.

📖 Para ler. Por mais que esse tema ainda seja um tabu, este livro vai te mostrar como o que deveria nos assustar não é a morte em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la e de não usarmos nosso tempo da maneira que gostaríamos.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨