Edição 410 - 07/01/2026

O caldeirão de diversidade que nos faz viver mais 🇧🇷 

Uma pesquisa da USP mostrou que o nosso país ostenta o título de ter a maior diversidade genética do mundo. Acontece que essa já tradicional mistura entre povos que acontece por aqui tem tudo para ser a responsável por fazer o povo brasileiro dar aula quando o assunto é longevidade. Isso e tudo o que é relevante ao redor do mundo você fica sabendo na edição de hoje.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 A Ucrânia já tem proteção garantida para o pós-guerra;

🟡 O mundo tem muito a aprender com os brasileiros quando o assunto é longevidade;

🔴 O medo que o Google tinha do ChatGPT acabou virando combustível para a inovação;

🔵 Este arroz chinês se clona sozinho e pode revolucionar a alimentação no planeta;

🟣 O famoso VR está no centro de uma disputa bilionária este ano.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz - Ralph Waldo Emerson

A Ucrânia já tem proteção garantida para o pós-guerra

| Mundo

(Tom Nicholson)

🤝 Seguranças internacionais contratados: Pensando no day after da guerra, a Ucrânia fechou um acordo para criar uma força multinacional logo depois do conflito com a Rússia acabar.

  • Quem vai fazer parte dessa equipe são as forças da França e do Reino Unido, que se comprometeram a enviar tropas terrestres, navais e aéreas para reforçar a proteção do território ucraniano.

🪖 O que está por trás disso? A ideia é garantir que um cessar-fogo não seja quebrado e impedir que a Rússia lance um novo ataque no futuro, já que a Ucrânia deve sair da guerra bem fragilizada.

Além da presença de forças francesas e britânicas, líderes de 35 países concordaram em desenhar um plano de “garantias de segurança” para a Ucrânia no pós-guerra.

A diferença é que, em vez do envio direto de tropas, essas outras nações vão dar apoio logístico e também “ficar de guarda” caso algo aconteça com os ucranianos.

Chegou quem faltava 🇺🇸

A grande novidade é que, pela primeira vez, os EUA apoiaram uma iniciativa de coalizão e de garantias de segurança para a Ucrânia. O país se ofereceu até para atuar como uma espécie de “vigilante do cessar-fogo”.

👋 “Welcome, Uncle Sam”: Até então, a Casa Branca, sob Trump, tentava “não tomar lado”. Mas agora esse ceticismo e distanciamento parecem ter sido deixados de lado — pelo menos num possível pós-guerra.

Quem está torcendo o nariz a essas horas é a Rússia, que sempre foi contra qualquer tipo de plano que envolva tropas da OTAN em solo ucraniano.

Muita calma nessa história: Isso pode significar novos atritos nas negociações de paz, até porque, como te explicamos aqui, tudo isso que estamos falando só pode ser colocado em vigor com o fim da guerra.

“E a Venezuela, tudo em ordem por lá?” 🇻🇪

🫠 Muito pelo contrário… O ponto de tensão mais recente sobre esse assunto foi a apreensão, por parte dos EUA, de um petroleiro da Venezuela que estava sendo escoltado por um submarino russo.

  • Clique aqui para ver o momento da operação.

Forças americanas estavam perseguindo a embarcação desde o fim do ano passado. Durante esse tempo, ela passou a navegar sob a bandeira da Rússia, indicando proteção do país governado por Putin.

🤔 Tá, mas e agora? Mesmo que não tenha havido um confronto direto entre forças militares dos EUA e da Rússia, a ação tem tudo para escalar ainda mais as tensões entre a Casa Branca e o Kremlin.

O mundo tem muito a aprender com os brasileiros quando o assunto é longevidade

| Brasil

(O Globo)

🧬 Um país bom de genética: Embora a expectativa de vida dos brasileiros seja menor que a de países desenvolvidos, quando falamos de causas naturais, o nosso país é referência em longevidade.

  • Com quase 40 mil pessoas com 100+ anos, o Brasil virou destaque nesses rankings, especialmente pela presença de um grupo ainda mais seleto: o de supercentenários — aqueles com mais de 110 anos.

O homem mais velho do mundo, inclusive, é brasileiro. Aqui estamos falando do cearense João Marinho Neto, de 113 anos. Antes dele, quem ocupava esse posto era a gaúcha Irmã Inah, que viveu 116 anos.

🔬 Pensando nisso… Pesquisadores da USP estão estudando por que tantos brasileiros vivem por tanto tempo e, o mais importante, com saúde e lucidez.

O DNA e as condições de vida de 160 idosos com mais de 95 anos — entre eles 20 supercentenários — estão sendo analisados pela universidade, e parte dos resultados já foi publicada.

Miscigenação: a grande vantagem verde e amarela 🇧🇷

A pesquisa mostrou que o Brasil tem a maior diversidade genética do mundo, e esse grande “caldeirão” pode ser a peça chave para a longevidade.

🤿 Aprofundando: A mistura entre povos europeus, africanos e indígenas formou um enorme mosaico genético por aqui — com cerca de 70% da população apresentando essa combinação.

  • Com toda essa diversidade, certas combinações de genes ajudam o corpo a se recuperar de doenças com mais eficiência e a resistir a problemas que normalmente aparecem com o envelhecimento.

Isso ajuda a explicar por que muitos supercentenários brasileiros não seguiram dietas específicas, não tiveram rotina de exercícios nem acesso a médicos e, mesmo assim, chegaram aos 100 anos ou mais com boa saúde.

🔜 Looking forward: Segundo os cientistas, entender esses “super genes” pode, um dia, permitir o desenvolvimento de medicamentos ou terapias que ajudem outras pessoas ao redor do mundo a viverem mais e com qualidade.

O medo que o Google tinha do ChatGPT acabou virando combustível para a inovação

| Tecnologia

(Brendan Lynch)

🤖 Final de 2022. Foi nessa época que o buscador mais famoso da internet tomou um grande susto com a chegada do ChatGPT e das duas letras mais conhecidas do momento: IA.

Se antes era quase unânime que as pessoas pesquisariam coisas no Google, em pouco tempo essas buscas foram direcionadas para a inteligência artificial.

🦾 Back in the game: Depois de ter sido passado pra trás, o Google agora não só alcançou, como, em alguns aspectos, ultrapassou a OpenAI — e muito disso graças ao Gemini.

Depois da resposta fracassada do Bard, o atual chatbot da companhia decolou em 2024, com ferramentas de geração de imagem e integração com os mecanismos de busca tradicionais.

Para se ter ideia, só entre julho e outubro, a quantidade de usuários ativos do chatbot do Google subiu de 450 milhões para 650 milhões.

Sem contar que a big tech americana dá lucro — principalmente por conta da sua divisão de anúncios.

🫰 Já do outro lado… A OpenAI precisa levantar dinheiro o tempo todo, já que ainda não sabe o que é lucrar e, mesmo assim, investe bilhões em data centers para treinar seus modelos.

Embora o ChatGPT ainda lidere no uso geral, todo esse movimento mostra que a disputa pelo domínio da inteligência artificial está mais acirrada do que nunca.

Hora do nosso tradicional tour por outras manchetes mundo afora

🇺🇸🇻🇪 Estabilização, recuperação e transição: Plano dos EUA para a Venezuela tem três fases, mas sem tempo definido

🚔🚨 Durante operação em Minneapolis: Agentes de imigração do governo matam mulher a tiros nos EUA

Este arroz chinês se clona sozinho e pode revolucionar a alimentação no planeta

| Negócios

(South China Morning Post)

👨‍💻 Como se fosse um Ctrl C + Ctrl V: Numa descoberta que pode transformar a agricultura no mundo, pesquisadores chineses conseguiram desenvolver o primeiro arroz híbrido clonado do mundo.

  • Para ficarmos na mesma página, o arroz híbrido — que vem do cruzamento de duas linhagens — já existe e, inclusive, é bem popular.

A produção dele chega a render até 4x mais, só que isso vem acompanhado de custos exorbitantes. E, além de as sementes serem caras, elas perdem suas melhores características quando replantadas.

🇨🇳 E é aqui que entra a revolução chinesa: A nova técnica chinesa permite a clonagem do arroz híbrido por meio da chamada apomixia — quando a semente se forma sem fertilização.

Na prática, é como se o grão passasse a produzir cópias fiéis de si mesmo a cada safra — como se fosse um clone. Se implantado em larga escala, esse modelo pode duplicar a produção global.

Por que estamos te contando isso? 🍚

O arroz é considerado um “alimento básico” para cerca de 2,5 bilhões de pessoas.

No Brasil, nem precisamos falar que ele é praticamente um patrimônio nacional, consumido por mais de 170 milhões em ao menos uma refeição por semana.

🌎 Ao mesmo tempo… Quase 30% da população mundial convive com a insegurança alimentar, o que dá cerca de 2,3 bilhões de pessoas.

Sim, é quase a mesma quantidade de gente que considera o arroz um alimento básico.

Ou seja, esse boom na produção que pode vir com a aprovação definitiva do arroz híbrido clonado pode ter um impacto enorme no combate à fome no mundo.

O famoso VR está no centro de uma disputa bilionária este ano

| Economia

(Insigne)

O governo federal publicou mudanças nas regras de uso do vale-refeição e do vale-alimentação no Brasil — benefícios usados por mais de 22 milhões de trabalhadores.

💳 O que mudou? O decreto presidencial limitou as taxas cobradas pelas empresas operadoras e reduziu o tempo para que restaurantes e mercados recebam o dinheiro das vendas feitas com vales.

  • Além disso, aos poucos, todos os cartões de VA e VR terão que funcionar em qualquer maquininha — e não apenas nas redes exclusivas de cada operadora.

🍽️ A relevância: Com isso, empresas menores e plataformas digitais estão entrando na disputa, já que o mercado de vales — que movimenta cerca de R$ 150 bilhões por ano — ficou mais aberto à competição.

Tudo isso deve gerar uma corrida para renegociar cerca de 170 mil contratos entre operadoras e empresas que oferecem os benefícios.

Fornecedores tradicionais já criticaram as regras, dizendo que elas podem reduzir a margem de lucro e dificultar investimentos futuros no setor.

Do outro lado, o governo acredita que a comida deve ficar mais barata nos estabelecimentos — já que, em tese, os custos dos restaurantes tendem a diminuir.

Ei, não precisa fazer da gente um segredo 🤫

| Programa de Indicação

🤝 Querido leitor, aqui a gente acredita que o que é bom precisa ser compartilhado.

  • Ainda mais quando você ajuda a deixar cada vez mais pessoas sabendo de tudo o que acontece no Brasil e no mundo de forma rápida, inteligente e leve.

👀 Ainda não te convenceu? Então saiba que quando você recomenda o Espresso, você passa a somar pontos para resgatar as nossas recompensas exclusivas de graça.

  • Simples assim: Quanto mais você indica → mais pontos você ganha → mais recompensas são enviadas. 🎁

Basta compartilhar o seu link de indicação com todo mundo que vier à mente para começar a somar pontos. Ah, e lembre que a turma indicada precisa confirmar a inscrição por aqui ;)

Ao participar, você automaticamente concorda com os Termos e Condições do nosso programa.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨