• 💨 espresso
  • Posts
  • Edição 403 - 29/12/2025 - Retrospectiva #1 (Janeiro e Fevereiro)

Edição 403 - 29/12/2025 - Retrospectiva #1 (Janeiro e Fevereiro)

O ano que começou antes do relógio virar

Sejam bem-vindos à nossa retrospectiva. Para não nos perdermos no turbilhão de informações de 2025, o Espresso vai dedicar esta última semana do ano a um remember especial de tudo o que foi mais relevante no Brasil e no mundo.

Para esta segunda-feira, começamos revisitando o primeiro bimestre, quando Trump voltava à Casa Branca, o Brasil costurava sua entrada na OPEP+ e Brasília definia os nomes que ditariam o ritmo do Congresso. Pegue o seu café, porque a viagem no tempo começa agora.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 Trump volta à Casa Branca como 47º presidente dos EUA;

🟡 O Congresso brasileiro conheceu os seus novos comandantes;

🔴 O universo da tecnologia foi chacoalhado pela IA chinesa;

🔵 O Brasil entrou no fórum do maior grupo petrolífero do mundo;

🟣 O que os principais líderes da economia global decidiram no começo do ano.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

Acho que ‘impossível’ é uma palavra que as pessoas usam para se sentirem melhor quando desistem - Misty Copeland

Trump volta à Casa Branca como 47º presidente dos EUA

| Mundo

(Arte/Espresso | AP)

🇺🇸 He is back. Depois de vencer as eleições presidenciais americanas contra Kamala Harris em novembro, Donald Trump voltou a ocupar o cargo mais importante do planeta no dia 20 de janeiro.

A volta de Trump marcou um momento único na política americana. Se, em 2017, ele era uma novidade que dividia opiniões, neste ano voltou como um nome consolidado dentro do Partido Republicano.

  • Com o Congresso ao seu lado, Trump retornou com um plano focado em consolidar sua marca: menos imigração, menos impostos e “America First”.

🎈 Como foi a cerimônia? Bolsonaro não conseguiu permissão do ministro do STF Alexandre de Moraes para usar seu passaporte; já o governo brasileiro foi representado pela embaixadora do país.

  • Enquanto isso, personalidades como Musk, Zuckerberg, Bernard Arnault, Bezos, Dana White, Logan e Jake Paul estiveram presentes.

✍️ A caneta foi usada logo de cara: Depois de seu discurso, Trump assinou uma chuva de medidas, sendo boa parte delas promessas que ele já vinha mencionando durante a campanha.

Entre elas estavam a retirada dos EUA do Acordo de Paris e da OMS, a concessão de perdão aos réus do 6 de janeiro, a inclusão de Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo e a declaração de emergência na fronteira americana com o México.

O Congresso brasileiro conheceu os seus novos comandantes

| Brasil

(Arte/Espresso | Pedro Ladeira)

Logo no primeiro dia de fevereiro, deputados e senadores votaram, de forma secreta, em quem gostariam que ocupasse os cargos de presidentes da Câmara e do Senado pelos próximos dois anos.

Eis que os vencedores foram anunciados 🗳️…

  • Para a Câmara, o deputado apoiado por Arthur Lira, Hugo Motta, foi eleito com quase o dobro dos votos necessários, tornando-se o mais jovem a assumir o cargo — aos 35 anos.

No seu primeiro discurso, ele defendeu a democracia e afirmou ter ódio e nojo da ditadura”.

  • Já no Senado, Davi Alcolumbre também foi escolhido pela maioria da Casa e recebeu ligações de Lula e Bolsonaro logo após ser eleito.

Com votos de 73 dos 81 senadores, o parlamentar do Amapá voltou ao cargo que ocupou entre 2019 e 2021.

🇧🇷 A relevância: São os presidentes das Casas que definem a pauta de votações, ou seja, quais projetos de lei serão discutidos e votados, influenciando diretamente as novas leis do país.

Além disso, eles também podem abrir processos de impeachment e criar Comissões Parlamentares de Inquérito — as famosas CPIs — para investigar questões de interesse nacional.

🗣️ Falando de política: Os dois escolhidos são membros tradicionais do chamado “Centrão”, o bloco político que articula tanto com a esquerda quanto com a direita, e foram eleitos com votos de parlamentares do PT e do PL.

O universo da tecnologia foi chacoalhado pela IA chinesa

| Tecnologia

(Arte/Espresso | Anthony Gerace)

O ano mal tinha começado quando a empresa chinesa DeepSeek lançou um modelo de inteligência artificial que tirou o sono da OpenAI e de todas as outras companhias americanas do setor.

😨 O motivo foi este aqui: Além de ser gratuito, o modelo DeepSeek R1 superou o GPT-4 da OpenAI e o Llama 3.1 da Meta em tarefas como codificação e matemática.

  • Mas o fator mais surpreendente foi a quantidade de dinheiro usada para desenvolver cada um dos chatbots.

🫰 Isso que é economia… Enquanto os principais modelos americanos foram produzidos por mais de US$ 60 milhões cada um, o DeepSeek R1 teve um custo de menos de US$ 6 milhões.

Com as restrições de envio dos chips de última geração da Nvidia para a China, a empresa asiática usou equipamentos menos potentes — como chips simples, usados em videogames — para construir sua IA.

🤖 Uma revolução no setor: Antes do lançamento do DeepSeek R1, era consenso que o desenvolvimento de uma IA dependia de custos altíssimos — principalmente por causa dos chips.

Como se não bastasse, o modelo chinês chegou com código aberto, diferente do ChatGPT. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode inspecionar, modificar e usar o modelo de acordo com suas necessidades.

📊 Do Vale do Silício até Wall Street: Depois do lançamento do DeepSeek, as ações das 7 maiores empresas de tecnologia dos EUA tiveram quedas relevantes — de -5% a -17%.

O Brasil entrou no fórum do maior grupo petrolífero do mundo

| Negócios

(Arte/Espresso | Ricardo Stuckert)

🛢️ Um novo aliado na área: Depois de muitas expectativas e debates, o governo Lula confirmou, em fevereiro, a entrada do Brasil no fórum de discussões da Opep+.

Enquanto a Opep foi criada em 1960 e conta com 13 dos maiores produtores de petróleo do mundo — como Arábia Saudita, Irã e Venezuela —, a Opep+ inclui também os chamados “países aliados”.

  • 🤔 Por que importa? Os grupos têm um poder enorme sobre o preço do petróleo, já que tomam decisões em conjunto sobre o aumento ou a redução da produção.

Lembrando da boa e velha lei da oferta e da demanda, isso acaba afetando diretamente o preço do barril e toda a cadeia de produção da economia.

⛽ O que mudou na prática? O nosso país passou a participar das discussões da Opep e da Opep+ e a ter voz nas decisões das entidades.

Lembra que também deu polêmica? 💬

A decisão de aceitar o convite da Opep+ gerou críticas de ambientalistas, que batiam na tecla de que o Brasil deveria focar na transição para energias limpas — e não se juntar a grandes produtores de petróleo.

Em resposta, o ministro de Minas e Energia disse que o país não deveria se envergonhar de produzir petróleo, e que os recursos obtidos com o produto ajudariam a acelerar a transição energética no mundo todo.

📊 Zoom out: O Brasil é o nono maior produtor de petróleo do mundo. Enquanto isso, os países da Opep e da Opep+ são responsáveis por cerca de 40% da produção mundial.

O que os principais líderes da economia global decidiram no começo do ano

| Economia

(Arte/Espresso | Reuters)

🇨🇭 Tradição é tradição… Como manda o figurino, as principais autoridades, investidores, especialistas e players do mundo da economia se reuniram em Davos, na Suíça, na segunda metade de janeiro.

  • A ideia não era fechar contratos na hora, mas colocar os assuntos urgentes na mesa de discussão global. E, neste ano, as mudanças climáticas foram o foco.

🤝 O que ficou decidido? Um grupo composto por 24 das maiores mineradoras do planeta prometeu evitar a destruição da biodiversidade nas áreas onde atuam até 2030.

Já o Brasil foi representado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que propôs a criação de uma agência global para impulsionar os biocombustíveis.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também destacou o papel do Brasil em pressionar países ricos a assumirem compromissos mais firmes com o clima e ajudarem financeiramente a preservar florestas.

🎻 Resumo da ópera: Como Davos é mais sobre diagnóstico e sinalização do que sobre criação de regras, poucos planos concretos além desses saíram de lá.

No entanto, só o fato de o clima ter sido o assunto central — mesmo com o boom da IA e os conflitos pelo mundo — já foi um grande sinal.

Ei, não precisa fazer da gente um segredo 🤫

| Programa de Indicação

🤝 Querido leitor, aqui a gente acredita que o que é bom precisa ser compartilhado.

  • Ainda mais quando você ajuda a deixar cada vez mais pessoas sabendo de tudo o que acontece no Brasil e no mundo de forma rápida, inteligente e leve.

👀 Ainda não te convenceu? Então saiba que quando você recomenda o Espresso, você passa a somar pontos para resgatar as nossas recompensas exclusivas de graça.

  • Simples assim: Quanto mais você indica → mais pontos você ganha → mais recompensas são enviadas. 🎁

Basta compartilhar o seu link de indicação com todo mundo que vier à mente para começar a somar pontos. Ah, e lembre que a turma indicada precisa confirmar a inscrição por aqui ;)

Ao participar, você automaticamente concorda com os Termos e Condições do nosso programa.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨