Edição 400 - 24/12/2025

O varejo agradece o bom velhinho 🎁

Quando se trata do comércio brasileiro, o Papai Noel nunca foi tão generoso quanto neste ano. Ao que tudo indica, o movimento no nosso varejo deve atingir cifras históricas, e tudo graças aos bons e velhos presentes de Natal.

Na edição de hoje, vamos garantir que não falte assunto na ceia de mais tarde — afinal, você vai ficar sabendo de tudo o que é relevante no Brasil e no mundo.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 A mira dos EUA agora se volta aos cofres da Venezuela;

🟡 Ao que tudo indica, o Papai Noel vai precisar de um saco maior por aqui…;

🔴 A China quer uma IA inteligente, mas bem-comportada;

🔵 A revolução na perda de peso pode vir em versão de comprimido;

🟣 O próximo ano já vai começar com um alívio nas contas de luz.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

Exemplo não é a melhor maneira de influenciar as pessoas. É a única - Albert Schweitzer

A mira dos EUA agora se volta aos cofres da Venezuela

| Mundo

(DW)

🫰 Menos tanques e mais calculadoras: Depois de tanques, porta-aviões e soldados não terem sido suficientes para tirar Maduro do poder, Trump decidiu apostar em uma estratégia mais silenciosa.

  • A Casa Branca agora quer “asfixiar economicamente” a Venezuela — impondo sanções ao petróleo, restringindo o acesso a dólares e impedindo transações internacionais.

🤔 O que está por trás disso? Além de as ações militares não terem surtido o efeito desejado, cerca de 70% dos americanos reprovam qualquer ofensiva das forças armadas contra a Venezuela.

Sendo assim, o foco agora está no petróleo. Afinal de contas, o país latino tem as maiores reservas de óleo do mundo, e a commodity é responsável por quase 60% de toda a receita do governo.

🛢️ No oil, no money: A nova cartada de Trump é apertar o embargo a esse setor, mirando uma rede global que envolve navios clandestinos, empresas de fachada e países como China, Rússia e Irã.

Isso porque cerca de 80% do petróleo venezuelano vai para a China, usando uma rede de navios que também serve para a Rússia e o Irã burlarem sanções ocidentais.

🇻🇪 O efeito já começa a aparecer. A companhia russa PCL anunciou sua saída definitiva da Venezuela, citando as sanções internacionais como causa.

Para Maduro, o impacto é direto. Pense que menos dólares entrando significa mais inflação, escassez de produtos e maior pressão social.

Ao que tudo indica, o Papai Noel vai precisar de um saco maior por aqui…

| Brasil

(Valor Econômico)

Se você sentiu que os shoppings estão mais cheios e que as notificações do seu banco estão mais frequentes, isso não é impressão sua.

🛍️ O que está acontecendo? O Natal de 2025 promete ser histórico para o bolso dos brasileiros e bem generoso para o caixa dos lojistas.

🎁 Destrinchando os números: 76% dos brasileiros pretendem presentear alguém neste Natal. Os filhos continuam liderando a lista de presenteados, citados por 58% dos entrevistados.

Eles são seguidos pela mãe (46%), pelo cônjuge (40%) e por pai e irmãos (ambos com 23%). Em média, os consumidores planejam comprar quatro presentes.

💰 A relevância: O brasileiro voltou a comprar presente. Mesmo com juros ainda altos e orçamento apertado, o fim de ano segue sendo um momento emocionalmente blindado contra a crise.

Esse número acaba funcionando como um termômetro social e econômico, ainda mais quando percebemos que os setores tradicionalmente aquecidos no fim de ano devem puxar a fila dos presentes.

Aqui estamos falando de eletrônicos, eletrodomésticos, itens de moda e calçados. Vale lembrar que o comércio online também deve ter participação recorde nessa conta.

📸 The big picture: No macro, esse volume de vendas ajuda a aquecer a economia, gerar empregos temporários e dar um empurrãozinho no PIB do último trimestre.

A China quer uma IA inteligente, mas bem-comportada

| Tecnologia

(The Economist)

Depois de anos de investimentos, a China conseguiu o que tanto queria e se tornou uma potência em inteligência artificial.

🤔 Mas, com isso, também veio um problema: Ironicamente, agora o próprio governo chinês está preocupado com tamanha inovação — principalmente no que diz respeito a questionar e criar narrativas.

  • Diferente do Ocidente, onde o debate gira em torno de empregos e ética, na China a preocupação é com o controle político. Afinal, uma IA que responde tudo pode acabar respondendo coisas demais. 👀

Por isso, Pequim decidiu agir e colocou a IA sob vigilância. Agora, os chatbots são treinados com “dados limpos”, ou seja, conteúdos que não abordam temas politicamente sensíveis.

🤖 Colocando um freio no meio da corrida… Antes de irem ao ar, os modelos de linguagem passam por uma espécie de “prova ideológica” e, se não se comportarem do jeito esperado, são barrados.

Em apenas três meses, as autoridades dizem ter removido quase 1 milhão de conteúdos gerados por IA que consideraram ilegais ou nocivos.

🇨🇳 Eis o dilema: Acontece que controlar demais pode acabar matando a inovação, e o país asiático corre o risco de ficar para trás na corrida global da IA — principalmente em relação aos EUA.

Mesmo assim, os modelos chineses têm se saído bem em rankings internacionais, especialmente em tarefas técnicas, como programação.

Por outro lado, eles censuram automaticamente respostas sobre temas políticos delicados — o que a China não acredita que seja um impeditivo para avançar na corrida tecnológica.

Um tour pelas manchetes enquanto o Papai Noel não chega…

A revolução na perda de peso pode vir em versão de comprimido

| Negócios

(Shoshana Gordon)

💉 Injeção nunca mais? marco histórico para o mercado da saúde e para a indústria farmacêutica, os EUA aprovaram a primeira pílula oral para perda de peso.

Aqui estamos falando do Wegovy, versão comprimido da gigante dinamarquesa Novo Nordisk — que, assim como medicamentos como o Ozempic e o Mounjaro, usa a substância GLP-1.

  • Ela ajuda o corpo a controlar o açúcar no sangue, retardar a digestão e aumentar a sensação de saciedade — fazendo as pessoas comerem menos.

💊 Por que isso importa? Até agora, os medicamentos mais eficazes contra a obesidade eram injetáveis, caros e, para muita gente, desconfortáveis de usar.

Com uma versão em comprimido, a expectativa é que o acesso seja facilitado, ajudando a reduzir custos e a ampliar drasticamente o público potencial.

Para se ter ideia, o tratamento usando o Wegovy em pílula deve custar US$ 149 por mês — bem abaixo das versões injetáveis, que saem por cerca de mil dólares mensais.

🫰 Talking business: O impacto vai muito além da saúde, já que estamos falando de um mercado de mais de US$ 15 bilhões, disputado por gigantes farmacêuticas e observado de perto por investidores.

Só nos EUA, por exemplo, as estimativas apontam que mais de 40% da população adulta é obesa.

Não por acaso, restaurantes, indústrias de alimentos e até o mercado de bebidas acompanham a novidade com atenção — já que menos apetite pode significar mudanças no padrão de consumo.

O próximo ano já vai começar com um alívio nas contas de luz

| Economia

(EBC)

🟩 Bandeira verde. Essa é a classificação que a Aneel anunciou que será usada na conta de luz a partir de janeiro. Ou seja, não haverá nenhum tipo de cobrança extra.

Em outras palavras, isso significa que a energia está mais barata de produzir, principalmente por causa dos reservatórios cheios e das boas condições das hidrelétricas.

  • Na prática, a bandeira verde não reduz o valor base da tarifa, mas evita aquele adicional que pesa no fim do mês — e que estava em vigor em dezembro, com a bandeira amarela.

😅 Abrindo um sorriso: A energia elétrica é um dos itens que mais pesam na inflação. Para as famílias, isso ajuda no orçamento; já para as empresas, reduz custos operacionais, especialmente na indústria e no comércio.

Segundo a Aneel, apesar de as chuvas em novembro e dezembro estarem abaixo da média histórica, houve uma estabilização nos reservatórios.

💡 Hora do contexto: Esse sistema de bandeiras foi criado em 2015 para mostrar ao público o custo real da geração de energia.

Basicamente, quando chove pouco, os reservatórios baixam e é preciso acionar as usinas termelétricas para gerar energia — que funcionam com a queima de combustíveis e são bem mais caras para operar.

É claro que a situação pode mudar ao longo dos meses, dependendo das chuvas e do consumo, mas, por enquanto, muita gente vai respirar aliviada com uma economia logo no começo do ano.

Aqui todo dia é dia de ganhar prêmios 🎁

| Programa de Indicação

🤝 Querido leitor, aqui a gente acredita que o que é bom precisa ser compartilhado.

  • Ainda mais quando você ajuda a deixar cada vez mais pessoas sabendo de tudo o que acontece no Brasil e no mundo de forma rápida, inteligente e leve.

👀 Ainda não te convenceu? Então saiba que quando você recomenda o Espresso, você passa a somar pontos para resgatar as nossas recompensas exclusivas de graça.

  • Simples assim: Quanto mais você indica → mais pontos você ganha → mais recompensas são enviadas. 🎁

Basta compartilhar o seu link de indicação com todo mundo que vier à mente para começar a somar pontos. Ah, e lembre que a turma indicada precisa confirmar a inscrição por aqui ;)

Ao participar, você automaticamente concorda com os Termos e Condições do nosso programa.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨