Edição 387 - 05/12/2025

Vem aí o novo colosso de Hollywood 🎬

Há quase 30 anos, dois amigos se cansaram de ir à locadora todo final de semana para alugar filmes e decidiram criar um sistema de aluguel de DVDs a domicílio.

Corta pra dezembro de 2025 e essa ideia se transformou no embrião do possível maior conglomerado de mídia de Hollywood. Na edição de hoje, você fica sabendo do acordo multibilionário entre Netflix e Warner.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 A nova estratégia militar dos EUA tem foco total na América Latina;

🟡 Flávio Bolsonaro diz que vai concorrer à Presidência no lugar do pai;

🔴 A China ganhou um braço direito para monitorar cada passo de seus cidadãos;

🔵 Em Hollywood, só se escuta uma coisa: “tudum”;

🟣 Com as oportunidades secando, agora é preciso cavar mais fundo na Bolsa.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

Há um gosto de vitória e encanto na condição de ser simples. Não é preciso muito para ser muito - Lina Bo Bardi

A nova estratégia militar dos EUA tem foco total na América Latina

| Mundo

(The Straits Times)

🇺🇸 O Tio Sam quer o “quintal” de volta: O governo americano divulgou um documento que explica tudo o que o país vai fazer nos próximos anos quando o assunto são as forças armadas.

  • Desde as primeiras páginas, o relatório deixa bem claro que os EUA estão, de fato, com os olhos em nós, da América Latina. A ideia é voltar a ser os “líderes absolutos do Hemisfério Ocidental”.

☝️ “It's our top priority”: Para conseguir isso, as tropas americanas vão aumentar a presença militar na região, reforçando operações contra o narcotráfico e a imigração ilegal.

Na prática, os EUA vão deslocar mais tropas, navios, aviões e recursos para a América Latina e o Caribe — em vez de focar no Oriente Médio ou em outras regiões.

👀 Nada é por acaso… Há meses, as forças americanas vêm realizando ataques contra navios venezuelanos no Caribe. Além disso, a Casa Branca está trabalhando em um plano de segurança em parceria com o Brasil.

Bem-vindos à “Doutrina Monroe 2.0” 🫡

Pra quem já se esqueceu das aulas de História, esse foi o nome dado à política externa dos EUA no século XIX.

Pra resumir em uma frase, essa doutrina se concentrava em “América para os americanos” — ou seja, o continente deveria permanecer sob a influência de Washington, e não de outras potências.

🤔 “Tá, e o que isso tem a ver com a notícia?” É assim que governos latinos e analistas internacionais estão classificando as ofensivas de Trump na região.

Por trás disso está o medo dos americanos em relação ao aumento da influência da Rússia e da China — que já investiu US$ 280 bi em projetos de infraestrutura latino-americanos nos últimos 15 anos.

🔄 O outro lado dessa história: Autoridades latinas estão relembrando algumas polêmicas do passado — como a invasão do Panamá em 1989 e até o apoio aos governos militares no Brasil.

Flávio Bolsonaro diz que vai concorrer à Presidência no lugar do pai

| Brasil

(O Globo)

🤝 “O escolhido”: Dizendo que seu próprio pai lhe deu essa missão, Flávio Bolsonaro anunciou que é pré-candidato à Presidência em 2026.

🔜 O que esperar? A ideia é que, agora, Flávio comece a viajar pelo país em busca de maior exposição nacional para enfrentar diretamente o presidente Lula — que deve tentar a reeleição no ano que vem — e outros possíveis candidatos que venham a aparecer.

Enquanto esse clima de campanha é uma certeza, o que resta saber é como a direita brasileira irá reagir ao anúncio feito nesta tarde.

  • 🗳️ Isso porque… Até então, Flávio não figurava entre os mais cotados para representar Bolsonaro no palanque eleitoral do ano que vem.

O contexto: A escolha de Flávio vem logo depois de um racha entre a ex-primeira-dama Michelle e os filhos de Jair — Flávio, Eduardo e Carlos — sobre alianças políticas no Ceará.

👀 Mais detalhes pra fechar a matéria: Dentro do PL, algumas figuras importantes do partido não acreditam que Flávio seja um candidato viável para vencer uma eleição nacional.

Seja como for, a decisão já passou a reorganizar todo o tabuleiro não só da direita, mas de todo o cenário político do Brasil. Cenas para os próximos capítulos 👀

A China ganhou um braço direito para monitorar cada passo de seus cidadãos

| Tecnologia

(Ng Han Guan)

Já faz alguns anos que o governo chinês conta com um dos sistemas de vigilância e censura mais avançados do mundo, com milhões de câmeras nas ruas e um controle rígido da internet.

🦾 Levaram o “Big Brother” para o próximo nível: Um relatório mostrou que a China está usando IA para prever protestos, vigiar cidadãos, monitorar emoções de presos e controlar o que aparece online.

  • Pense que é humanamente impossível fiscalizar tudo o que mais de 1 bilhão de pessoas postam na internet, mas a inteligência artificial consegue fazer isso em segundos.

Há meses, a tecnologia vem varrendo redes sociais, mensagens, fotos e vídeos para identificar e apagar automaticamente qualquer crítica contundente ao governo ou conteúdo considerado sensível.

👁️👁️ Ficando um passo à frente: Agora, com IA, as câmeras espalhadas pelas ruas chinesas não só identificam rostos, mas também preveem comportamentos.

Elas podem alertar a polícia se detectarem uma aglomeração que possa virar um protesto e, em algumas prisões, monitoram as expressões dos presos e sinalizam aqueles que parecem irritados ou agitados.

  • 👨‍⚖️ E por falar em cadeia… A adoção da tecnologia está tão acelerada que os tribunais chineses estão usando IA para analisar processos e até sugerir sentenças.

No meio disso tudo, o mesmo relatório alertou que o sistema costuma ser mais rigoroso com minorias étnicas — como uigures e tibetanos.

😳 Será que não estão indo longe demais? Enquanto na China essas medidas são tratadas como avanço, organizações internacionais chamam atenção para a censura, supressão de direitos e controle político.

Isso pode ficar ainda mais preocupante quando lembramos que empresas chinesas estão vendendo essas tecnologias de vigilância para outros países — principalmente aqueles com regimes autoritários.

Hora do nosso tour para você chegar no final de semana sabendo de tudo

🏘️🇧🇷 IBGE mapeou a infraestrutura das comunidades: 6 em cada 10 moradores de favelas no Brasil vivem em ruas sem arborização

🇻🇪🗣️ Usou até um “portunhol”: Maduro pede apoio do povo brasileiro pela soberania da Venezuela

Em Hollywood, só se escuta uma coisa: “tudum”

| Negócios

(Reprodução)

🤔 O Batman vai parar no Mundo Invertido e o Pernalonga no Round 6? Depois de uma das disputas mais caras da história da indústria audiovisual, a corrida para ver quem vai ficar com a Warner chegou ao fim.

🌎 Por que isso importa? O negócio faz a Netflix deixar de ser “apenas” a maior plataforma de streaming de todas e se transformar em um dos maiores conglomerados de mídia do planeta.

Caso você não esteja lembrado, a Warner Bros. possui conteúdos e franquias que valem ouro, fazendo dela a dona de um dos acervos mais cobiçados e valiosos de toda Hollywood.

🎥 Do que estamos falando? Você com certeza já assistiu a filmes e séries com o selo WB — como a saga Harry Potter, tudo que envolve os heróis da DC, Game of Thrones, Friends, O Mágico de Oz e por aí vai.

Além disso, a empresa também controla canais tradicionais da televisão americana, como CNN, TNT e HBO.

📺 Reconheceu esse último? Sim, a HBO Max é da Warner. A plataforma de streaming é uma das que mais cresce no setor, somando quase 130 milhões de assinantes no mundo todo.

Pintando Hollywood de vermelho 🎬

Em menos de 20 anos, a Netflix deixou de ser a pioneira do streaming — que antes entregava DVDs a domicílio — para comprar um dos estúdios mais tradicionais da indústria, com mais de 100 anos de história.

🔜 E o que acontece agora? O catálogo da plataforma, com toda certeza, vai aumentar bastante, isso sem falar nas produções próprias para TV e cinema.

Se o acordo for aprovado, a chance de uma fusão entre Netflix e HBO Max — ou pelo menos o oferecimento de um combo com as duas assinaturas — também é enorme.

⏯️ Por que “se…”? Além de ser analisado pelos órgãos antitruste dos EUA, o negócio só deve ser assinado no 3º trimestre do ano que vem, já que a Warner Bros. precisa se separar da Discovery antes da compra.

Com as oportunidades secando, agora é preciso cavar mais fundo na Bolsa

| Economia

(O Globo)

Nos últimos meses, muita gente começou a olhar com empolgação para a bolsa de valores brasileira; afinal, as ações não paravam de subir — e os ganhos também.

🥳 Atrasaram pra festa? Mas quem está chegando agora se depara com um cenário bem diferente, com as oportunidades diminuindo e o potencial de lucro caindo para 15%, o menor nível em um ano.

  • Analistas explicam que isso é um reflexo de as ações terem subido bastante no passado recente.

🤿 Aprofundando: Quando o preço de um papel é considerado abaixo do seu valor justo, sobra mais espaço para que ele suba dentro de um período mais curto — o famoso upside.

Normalmente, esse cenário apresenta a melhor oportunidade para que investidores comprem na baixa e vendam na alta.

🫰 Aqui é onde o jogo vira: Depois de um período de alta generalizada, esse “desconto” praticamente sumiu e, agora, sobra cada vez menos espaço para os preços voltarem a subir.

Além do potencial de valorização das ações, as recomendações de compra também caíram na bolsa brasileira, indo de 600 para 544 ativos de um mês para o outro. Está mais difícil achar uma “pechincha”…

🤔 Então o que fazer? Esse momento não significa necessariamente que a bolsa está num ponto ruim, mas, sim, que é hora de ser mais seletivo e ter mais cautela nos investimentos.

Olhando para o futuro, dois fatores podem voltar a “encher o prato” daqui a pouco: a expectativa de queda da taxa de juros e as oportunidades que podem surgir com as eleições do ano que vem.

Calma que a nossa curadoria não fica só nas notícias 😉…

| What We’re Gonna Do

(Reprodução)

👀 Para ver. Tem forma melhor de construir reputação do que gerar bem-estar? Neste episódio do RepCast, você vai entender como a “nova riqueza” diz bem mais sobre qualidade de vida, felicidade e tempo do que “dinheiro a qualquer custo” — tudo isso em um papo com Ricardo Guerra, líder do Wellhub no Brasil.

📖 Para ler. Você com certeza já estudou sobre Dom Pedro II na escola, mas já parou para se perguntar como ele mesmo contaria sua história? Com um acervo raro de diários, cartas e anotações do próprio imperador, este livro, organizado por João de Orleans e Bragança (trineto do imperador) em parceria com a pesquisadora Chiara Ciodarot, pode responder a essa pergunta.

🎧 Para ouvir. Nós já sabemos que seu Instagram ficou lotado de gente mostrando o que escutou durante o ano na retrospectiva do Spotify. Nesse mesmo embalo, nada como passar o final de semana ouvindo o campeão de streams na plataforma.

🤝 Para fazer. Todo mundo já passou pela fase de ter “uma AirFryer e um sonho”, mas o que poucos sabem é que a fritadeira elétrica é capaz de fazer receitas dignas de alta gastronomia — como, por exemplo, este suflê de chocolate.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨