Edição 382 - 28/11/2025

Sai amigo imaginário, entra amigo artificial 🤖

Quem diria que deixar crianças e adolescentes conversando o dia todo sobre como se sentem para uma inteligência artificial poderia ter consequências perigosas, não é mesmo?

Agora, milhares de menores de idade estão se despedindo das suas companhias artificiais para sempre — e muitos deles estão até chorando por isso.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 Se depender de Trump, o “Terceiro Mundo” não entra mais nos EUA;

🟡 O brasileiro tem ganhado alguns anos a mais de vida;

🔴 Tem muito adolescente chorando porque não vai mais ter um amigo de IA;

🔵 Os EUA já têm um novo “funcionário artificial”;

🟣 O desemprego cair já virou rotina entre os trimestres.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo - Henry Ford

Se depender de Trump, o “Terceiro Mundo” não entra mais nos EUA

| Mundo

(Folha de São Paulo)

🚪 Doors closed: O presidente dos EUA disse que vai suspender permanentemente a entrada de todos os imigrantes vindos de países que ele considera de “Terceiro Mundo”.

🗣️ O contexto da fala: O anúncio veio um dia depois de um ataque a tiros perto da Casa Branca que deixou dois membros da Guarda Nacional baleados — um deles faleceu no dia seguinte.

  • Mas a justificativa usada por Trump para endurecer as regras migratórias veio do fato de o atirador ter sido um imigrante afegão de 29 anos que chegou aos EUA em 2021.

Trump ainda disse que vai “cancelar todos os milhões de ingressos ilegais” concedidos no governo anterior e que vai expulsar quem, segundo ele, não for “um ativo líquido” para o país.

🤔 Tá, mas afinal quem é do “Terceiro Mundo”? O presidente americano não detalhou quais países seriam afetados, deixando o critério em aberto.

Mas, quando o Departamento de Segurança Interna dos EUA foi questionado, a resposta foi que os repórteres deveriam checar a lista de 19 nações cujos cidadãos têm a entrada vetada em solo americano.

  • São eles: Afeganistão, Mianmar, Chade, Guiné Equatorial, República do Congo, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão, Iêmen, Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela.

🌎 Ou seja… O “Terceiro Mundo de Trump” parece ser diferente do termo original — usado no pós-Guerra Fria e que tinha o Brasil como um dos principais expoentes.

Seja como for, o anúncio vindo da Casa Branca repercutiu no mundo da diplomacia — principalmente entre agências da ONU, que afirmaram que a medida violaria tratados de proteção a refugiados.

O brasileiro tem ganhado alguns anos a mais de vida

| Brasil

(IBGE)

👴 76,6 anos. Essa é a expectativa de vida de qualquer pessoa que tenha nascido no Brasil nos dias atuais —uma alta de quase 3 meses em relação a 2023.

  • Para os homens, o aumento foi de 73,1 para 73,3 anos;

  • Já as mulheres brasileiras vivem, em média, 79,9 anos — e não mais 79,7.

Isso acontece porque, historicamente, mulheres tendem a viver mais do que homens por conta dos chamados “fatores externos”, que atingem mais a população masculina.

🔙 Hora do retrospecto: A longevidade da população do Brasil aumentou mais de 30 anos nas últimas nove décadas — indo de uma expectativa de 45,5 anos em 1940 para 76,6 anos em 2024.

🤔 Por que isso importa? Essa melhora é um sinal de avanços em áreas como saúde pública, acesso a serviços básicos, vacinação, saneamento e uma certa recuperação das condições de vida.

  • O desafio agora é garantir que esses “anos” extras sejam vividos com qualidade, saúde e bem-estar, e não só com mais tempo de vida.

🇧🇷 O governo tá de olho: Quanto mais as pessoas vivem, mais tempo passam recebendo aposentadoria — o que pode gerar uma conta difícil de fechar num país com queda de nascimentos.

Para se ter ideia, nos anos 1980, o Brasil tinha 9 trabalhadores ativos para cada aposentado. Hoje, esse número caiu pela metade — 4,5 para 1.

🚰 Ou seja… A torneira está secando, com cada vez menos gente contribuindo para o sistema. Em 30 anos, os gastos do orçamento brasileiro com a Previdência passaram de 19% para +50%.

Por isso, não diga que nós não te avisamos se, nos próximos meses, discussões complexas sobre reformas na Previdência surgirem não só no Brasil, como no mundo inteiro.

Tem muito adolescente chorando porque não vai mais ter um amigo de IA

| Tecnologia

(The Conversation)

😢 “Adeus, amigão”: Não estranhe se, nos próximos dias, você se deparar com um adolescente olhando para a tela do computador ou do celular com os olhos cheios de lágrimas.

Pode ser que ele esteja, na verdade, se despedindo para sempre de um robô que ele se acostumou a tratar como melhor amigo e confidente para todas as horas.

👋 O que está acontecendo? Uma das maiores empresas de chatbots, a Character.AI, decidiu bloquear totalmente o acesso de usuários menores de 18 anos aos seus chamados “companheiros virtuais”.

Eles nada mais são do que robôs virtuais programados para conversar como se fossem pessoas reais — alguns românticos, outros simpáticos, conselheiros, heróis, enfim, o que o usuário quisesse.

  • Acabou que muita gente passou a usar esses bots para se distrair, desabafar e até criar vínculos — e os adolescentes eram uma parte enorme desse público.

📵 E por que eles vão embora? A decisão da empresa veio depois de pelo menos dois menores de idade terem tirado a própria vida após usarem chatbots da plataforma.

Depois de um estudo, a própria companhia descobriu que muitos adolescentes passavam horas e horas conversando com os robôs, colocando, em alguns casos, o software como único apoio emocional.

  • E, quanto mais tempo a conversa durava, mais o modelo de IA se afastava das regras de segurança — e mais fácil ficava criar vínculos profundos.

🤖 Zoom out: Um estudo com mais de mil jovens americanos mostrou que 72% deles já usaram esses chatbots programados para fazer companhia, e mais da metade os utiliza praticamente todos os dias.

Como se não bastasse, um terço dessas crianças e adolescentes acredita que as conversas com a IA são tão boas quanto — ou até melhores que — com pessoas reais.

O nosso tour de manchetes para você chegar bem informado no fim de semana

🇫🇷🤝 Mirando a África, Oriente Médio e Sudeste Asiático: Macron defende aliança com Brasil e alerta para dependência da China e EUA

Os EUA já têm um novo “funcionário artificial”

| Negócios

(Aida Amer)

💼 Está acontecendo: Um estudo do MIT mostrou que a inteligência artificial já é capaz de substituir quase 12% de todos os trabalhadores americanos.

  • Isso equivale a US$ 1,2 trilhão em salários, e essa “substituição” pode ocorrer principalmente em áreas como finanças, saúde, logística e RH.

🔎 Como descobriram isso? O levantamento usou uma ferramenta chamada Iceberg Index, que funciona como uma espécie de “gêmeo digital” do mercado de trabalho americano.

Basicamente, ela simula o comportamento de 151 milhões de trabalhadores e compara suas habilidades com o que as tecnologias de IA já conseguem fazer hoje.

🧊 A conclusão: O impacto visível — como as demissões em massa em empresas de tecnologia — é só a ponta do iceberg.

Em vez de afetar apenas os empregos de tecnologia nos principais centros urbanos, o levantamento mostrou que o impacto está espalhado por todos os 50 estados americanos, incluindo zonas rurais.

🏃‍♂️ Correndo contra o tempo: Governos estaduais estão usando o modelo para mapear as regiões e as profissões mais expostas e planejar programas de treinamento e requalificação antes que as mudanças cheguem de fato.

O desemprego cair já virou rotina entre os trimestres

| Economia

(CPG)

💪 Ainda menor do que as expectativas: O Brasil fechou o trimestre encerrado em outubro com uma taxa de desemprego de 5,4%.

  • Esse é o menor nível já registrado desde que o IBGE começou a medir esse dado, em 2012.

Na prática, isso mostra que, a cada 100 pessoas que querem trabalhar e estão disponíveis, cerca de 5 estão sem emprego.

Em números absolutos, são 5,9 milhões de pessoas desocupadas, um número que segue alto, mas está em trajetória de queda há meses.

  • Como referência, há um ano esse número era de mais de 8,5 milhões de pessoas sem trabalho no país.

(Folha de São Paulo)

💼 A relevância: Os números mostram que o mercado de trabalho segue forte, com mais vagas formais e salários melhores, o que impulsiona a economia.

  • Essa melhora é puxada principalmente pelos setores de construção e de serviços públicos essenciais.

Hoje, são mais de 108 milhões de pessoas ocupadas, um recorde histórico. Além disso, outro dado que confirma o aquecimento é o rendimento mensal médio — que subiu 5% em um ano, chegando a R$ 3.528.

👁️👁️ Olhando para o todo: Menos desemprego significa mais consumo e mais dinheiro girando na economia.

Para o mercado, esse cenário reforça a pressão sobre a inflação, já que renda maior costuma vir acompanhada de preços mais altos.

🏦 Ou seja… O Banco Central mantém os juros no maior patamar em quase duas décadas, com a Selic em 15% ao ano, para segurar a escalada de preços.

Se o mercado de trabalho continuar aquecido, é provável que essa estratégia seja mantida por mais tempo. 👀

E é assim que você aproveita o tempo do fim de semana da melhor forma 😉👇

| What We’re Gonna Do

(Reprodução)

👀 Para ver. O que sustenta a reputação de uma empresa que cresce, atravessa crises e ainda assim permanece entre as melhores para trabalhar? No terceiro episódio do RepCast, Luiza Trajano explica como propósito, cultura e decisões consistentes foram fundamentais para o desenvolvimento do Magazine Luiza — e para consolidar sua liderança como referência no Brasil.

📖 Para ler. Seguindo suas obras de autoficção, que encantam cada vez mais leitores, este livro do francês Édouard Louis mostra, em detalhes, a saga de como ele ajudou sua mãe, Monique, a se libertar de uma relação opressora.

🤝 Para fazer. Podem até nos chamar de ansiosos, mas por aqui já estamos pensando no Natal — ou pelo menos nas comidinhas de fim de ano. Com essa receita aqui, dá para você pegar o panettone que já está à venda no mercado e transformar em pavê.

🎧 Para ouvir. A cantora e compositora Olivia Dean decolou nos EUA este ano com sua voz aveludada. Com milhões de reproduções no Spotify, a britânica tem sido a “cantora sensação das redes sociais”, emplacando seus singles em várias trends virais.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨