Edição 377 - 21/11/2025

“Uma dose de festa deve te curar” ✍️

Nomes complicados de remédios acompanhados de uma caligrafia misteriosa não são mais as únicas coisas presentes em uma receita médica. Na edição de hoje, você vai entender como festas e atividades sociais estão sendo usadas para enfrentar as altas taxas de solidão e os problemas de saúde mental.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 A Ucrânia passou a considerar a possibilidade de negociar um plano de paz pró-Rússia — mesmo que com várias resistências;

🟡 Trump coloca um ponto final em tarifas para mais de 200 produtos brasileiros;

🟢 Os médicos estão prescrevendo algumas horinhas de festa e diversão;

🟤 Harvard está dando A’s demais aos alunos;

🔵 Os alemães estão de olho na maior companhia aérea portuguesa.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

Tudo o que você sempre quis está do outro lado do medo - George Addair

A Ucrânia passou a considerar a possibilidade de negociar um plano de paz pró-Rússia — mesmo que com várias resistências

| Mundo

(Reuters)

♟️ O xadrez de Trump: Depois de costurar um acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, o presidente americano agora está olhando para o Leste Europeu.

Dessa vez, Trump conseguiu convencer o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a considerar um tratado que cede parte significativa do território ucraniano à Rússia.

  • 🇺🇦🇷🇺 Não para por aí… O plano também prevê a redução das forças armadas lideradas por Kiev, de aproximadamente 880 mil para 600 mil soldados.

Por fim, caso esse acordo de paz seja assinado, tropas estrangeiras não serão permitidas no território ucraniano, e o país vai abrir mão definitivamente de integrar a Otan no futuro.

🗣️ Qual foi a reação? Embora tenha aceitado participar das negociações, Zelensky demonstrou resistência. Na visão de Kiev, a proposta é um retrocesso e reduz ainda mais a soberania da Ucrânia.

A diplomacia europeia também tem demonstrado cautela, com líderes temendo que legitimar essas concessões possa acabar incentivando novas invasões russas.

👀 Cenas para os próximos capítulos: As negociações deixam o tabuleiro ainda mais incerto. No entanto, Trump nunca esteve tão empenhado em chegar a um consenso quanto agora.

Em vigor há mais de três anos, a guerra da Ucrânia já matou mais de 12 mil civis — incluindo 650 crianças — em terras ucranianas.

Trump coloca um ponto final em tarifas para mais de 200 produtos brasileiros

| Brasil

(Ricardo Stuckert)

🙌 Nova fase: Depois de meses de tensões comerciais, os EUA anunciaram a retirada da tarifa de 40% para mais de 200 produtos brasileiros, como café, carne, açaí e cacau.

  • A medida foi formalizada por meio de uma ordem executiva em que Trump citou as boas conversas com Lula e passa a valer a partir de 13 de novembro.

💰 A relevância: A decisão encerra um período desafiador para os exportadores brasileiros que, desde agosto, tentavam encontrar alternativas para driblar as barreiras sobre suas produções no mercado americano.

Para se ter ideia do impacto do tarifaço de Trump, só no caso do café, por exemplo, os EUA compram cerca de 16% de tudo o que o nosso país exporta. ☕️

🇧🇷🇺🇸 By the numbers: Nos últimos 15 anos, os EUA registraram superávits em bens e serviços com o Brasil. Neste ano, o nosso país fechou o 1° tri com saldo negativo de US$ 650M na balança comercial com os americanos.

No curto prazo, exportadores brasileiros estão otimistas, já que a redução do custo tributário nos EUA deve tornar seus produtos mais competitivos, impulsionando vendas principalmente no setor agrícola.

😬 Mas a cautela mora ao lado: Parte do setor aponta que as incertezas diplomáticas ainda são altas — e que manter esse clima amistoso vai depender tanto do andamento das negociações quanto da manutenção dos interesses políticos dos dois países.

Os médicos estão prescrevendo algumas horinhas de festa e diversão

| Saúde

(Harvard Public Health Magazine)

✍️ Aqui está a sua receita: sair de casa. Médicos ao redor do mundo estão aderindo à “prescrição social” para tratar questões cada vez mais frequentes de saúde mental.

A ideia é prescrever atividades sociais e divertidas, como ir a festas, correr em grupo, participar de clubes de leitura, fazer um churrasco ou simplesmente se reunir com amigos e familiares.

  • Essa abordagem parte da premissa de que o isolamento social não é só um sintoma, mas pode ser parte da raiz de doenças como depressão e ansiedade.

🧠 Por que isso importa? Embora os problemas de saúde mental tenham se tornado mais aceitos socialmente como preocupações legítimas, eles têm sido tratados, em sua grande maioria, com terapia e medicação.

Ambos são essenciais para o cuidado, mas acabam deixando de lado um ingrediente cada vez mais necessário no mundo fragmentado de hoje: o efeito curativo de fazer parte de uma comunidade.

🤔 “Dá certo mesmo?” Pesquisas feitas no Canadá e no Reino Unido mostraram que os investimentos em programas de prescrição social geraram retornos significativos.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde também constatou resultados positivos dessa prática em estudos controlados.

🩺 O futuro do cuidado: A tendência mostra uma mudança de paradigma, em que a socialização se torna fundamental em tempos de redes sociais, inteligência artificial e algoritmos que dividem as pessoas.

Chegou a hora do nosso tour por outras manchetes relevantes mundo afora

🇺🇸🇻🇪 Militares americanos seguem no Caribe: Trump diz que falará com Maduro em breve e dirá "algo muito específico"

Harvard está dando A’s demais aos alunos

| Educação

(NBC News)

Ser aprovado e estudar em Harvard sempre foi encarado como algo muito difícil, mas a fama da universidade mais conhecida do mundo está mudando graças aos boletins recheados de A’s dos estudantes.

👨‍🎓 O que está acontecendo? No ano passado, cerca de 60% de todas as notas na instituição foram A’s — uma disparada em relação aos 25% de notas máximas dadas no ano letivo de 2005.

  • E não, isso não é porque os alunos estão com a cara enfiada nos livros e se dedicando muito mais.

O tempo médio que os estudantes passaram estudando fora das salas de aula no último ano foi de 6,3 horas — quase o mesmo das 6,08 horas de 20 anos atrás.

📝 Ganhou até nome: Alguns professores dizem contribuir para a grade inflation, ou “inflação das notas”, porque são forçados a dar notas altas para reter alunos competitivos e não afastar estudantes talentosos.

Entre as propostas para reverter a tendência estão a introdução de notas A+ e a exibição da mediana de notas de cada disciplina nos históricos, para dar mais contexto às notas dos alunos.

✍️ O impacto fora de Harvard: Empresas e instituições de pós-graduação que dependem do histórico de notas para selecionar candidatos podem enfrentar dificuldades se a maioria dos alunos estiver recebendo as notas máximas.

Ou seja, no fim das contas, Harvard pode estar à frente de um movimento mais amplo para restaurar padrões ou reinventar o sistema de avaliação nas faculdades.

Os alemães estão de olho na maior companhia aérea portuguesa

| Negócios

(Lusa)

✈️ A dança nos ares: No tabuleiro da aviação europeia, a Lufthansa 🇩🇪 formalizou o interesse em comprar uma participação minoritária na TAP 🇵🇹 — tudo isso enquanto a companhia portuguesa está se privatizando.

Depois de a Air France-KLM ter manifestado sua intenção de participar da disputa, a gigante alemã avisou ao governo português também está de olho na empresa, elevando assim o patamar do leilão.

  • Os analistas avaliam que o negócio pode movimentar cerca de 700 milhões de euros, o equivalente a mais de 4 bilhões de reais.

🤔 Por que a TAP é tão cobiçada? Ora pois, a resposta está no mapa. A companhia conta com uma posição geográfica estratégica na porta de entrada da Europa a partir da América do Sul, com um hub em Lisboa que é difícil de ser replicado.

Além disso, seus slots — horários de pouso e decolagem — em aeroportos congestionados, como Londres-Heathrow e Nova York-JFK, são ativos valiosíssimos. Isso sem falar na forte ligação emocional e de mercado com o Brasil.

Ou seja, para a Lufthansa, é mais inteligente e barato comprar a TAP do que tentar construir uma operação do zero para se consolidar no Atlântico Sul.

👀 Para onde estão olhando: Depois de ser socorrida pelo governo português na pandemia, a TAP voltou a dar lucro em 2022 e, no ano passado, transportou 16M de passageiros — uma alta de 1,6%.

Já neste ano, a companhia fechou o primeiro semestre em prejuízo, mas voltou a lucrar no terceiro trimestre.

Quem faz o PIB  

| What We’re Gonna Do

(Reprodução)

👀 Para assistir. No segundo episódio do RepCast, Leandro Conti, sócio-diretor da FSB Holding, convida Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, para falar sobre o futuro das plataformas e do conteúdo, e como a reputação segue sendo o principal ativo do maior ecossistema de mídia da América Latina.

📺 Para maratonar. Quer assistir algo bacana, mas acha que está sem tempo? Calma, nós temos a solução. Clique para descobrir sete séries curtinhas que você com certeza vai conseguir maratonar neste fim de semana.

📖 Para ler. Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no mundo, este é o livro de educação financeira mais comentado dos últimos anos, mostrando que as decisões mais importantes que tomamos sobre o dinheiro são, na verdade, tomadas quando menos esperamos.

🎧 Para ouvir. Se você está em um momento de tomada de decisão, escuta este podcast que pode te ajudar a clarear algumas coisas.

👨‍🍳 Para fazer. Aqui nós sempre valorizamos o básico bem feito. Por isso, queremos que os seus ovos mexidos passem mais tempo no prato do que na panela. Ficou interessado? Veja esta receita para comer um café da manhã digno de hotel todos os dias.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨