Edição 375 - 19/11/2025

Como que é a voz de um robô? 🎤

Se você leu essa pergunta e já pensou em algo parecido com o jeito que o Wall-E fala, saiba que você está muito enganado. Mas fique tranquilo porque a resposta está mais difícil de ser encontrada a cada dia que se passa.

A cada dia que se passa, as vozes robóticas de inteligência artificial estão ganhando cada vez mais espaço no topo das paradas, chegando a um ponto em que já nem dá para saber o que é real e o que é tecnologia.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 Os EUA decidiram que é hora de abrir a caixa de Pandora do caso Epstein;

🟡 Depois do vai e vem, Câmara aprova PL Antifacção;

🔴 Os artistas mais ouvidos do country nem sequer são humanos;

🔵 A Natura está levando mais biodiversidade para o seu nécessaire;

🟣 O apetite chinês pela soja americana está de volta.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

O maior elogio que ouvi em toda minha vida de inventor foi: nunca vai funcionar - Albert Einstein

Os EUA decidiram que é hora de abrir a caixa de Pandora do caso Epstein

| Mundo

(CNN)

🤫 Chega de sigilo: O Congresso dos EUA deu um passo decisivo que pode, finalmente, liberar ao público milhares de páginas de documentos secretos envolvendo o magnata Jeffrey Epstein.

Há anos o caso assombra as elites globais da política, dos negócios e do entretenimento e, agora, deve reacender debates sobre poder, impunidade e justiça.

✍️ “A lista de Epstein”: O bilionário americano, que foi preso em 2019 e morreu na cadeia, era acusado de abusar de menores e de manter uma rede de exploração sexual envolvendo pessoas poderosas.

  • Durante anos, teorias circularam sugerindo que Epstein tinha uma lista de políticos e celebridades envolvidos em crimes sexuais — e que ele teria sido morto para manter o silêncio.

🇺🇸 A parte política da história: Documentos obtidos por veículos americanos dão a entender que Donald Trump sabia dos crimes sexuais de Epstein e, mesmo assim, mantinha uma relação próxima com ele.

Até o começo desta semana, Trump se posicionava contra a liberação dos arquivos pelo Congresso, mas, numa mudança de postura, passou a defender que os republicanos apoiassem a divulgação.

  • 🔜 O que acontece agora? Se Trump sancionar a medida, o Departamento de Justiça terá 30 dias para liberar os documentos.

A única observação é que a lei permite que certos registros sejam mantidos em sigilo caso possam prejudicar investigações federais em curso.

👁️👁️ O X da questão: A confirmação de uma ligação entre Epstein e Trump pode gerar uma crise política sem precedentes para o atual presidente americano — inclusive com aliados deixando de apoiá-lo.

O presidente segue negando qualquer tipo de relação indevida com Epstein, enquanto os democratas veem no caso uma oportunidade de mudar os rumos da política dos EUA.

Depois do vai e vem, Câmara aprova PL Antifacção

| Brasil

(O Globo)

🗳️ Dessa vez não adiaram: Com 370 votos favoráveis, os deputados aprovaram um projeto de lei que pretende endurecer o combate ao crime organizado.

A matéria trata de medidas na área de segurança, como a criação do tipo penal “organização criminosa qualificada”, penas mais longas e fortalecimento da cooperação entre as polícias civis, federal e o MP.

👀 O que está por trás disso? Hoje, a segurança pública é o tema que mais preocupa os brasileiros — impactando 30% da população e ficando à frente de problemas sociais, economia, corrupção e saúde.

  • O tema também foi alvo de muitas discussões no Congresso e, para se ter ideia, o relator apresentou seis versões do texto ao longo de duas semanas.

As mudanças acabaram atendendo aos pedidos do governo Lula, mas, mesmo assim, governistas continuaram críticos e tentaram adiar a votação.

🚓 Onde estava a polêmica: A primeira versão do texto limitava a atuação da PF, dando mais poder às polícias estaduais — gerando revolta no governo e dentro da própria PF.

Depois da pressão, o relator recuou e apresentou uma nova versão do projeto, mantendo as funções da PF e retirando a ideia de equiparar facções criminosas a grupos terroristas.

👣 Os próximos passos: O texto ainda precisa passar pelo Senado, e a negociação política deve continuar intensa — até porque os próprios senadores já disseram que devem fazer mudanças no projeto.

Lula volta ao jogo e a COP30 acelera rumo ao “agora ou nunca”

| Boletim da COP30 com a Beon

(Poder360)

No décimo dia da COP30, o foco foi olhar para a vida real das pessoas.

🤔 O que mudou? Em vez de falar só de gases poluentes, os debates se voltaram para algo mais direto, como comida, agricultura, desigualdade e proteção das comunidades mais vulneráveis.

  • Durante esses debates, a conferência lançou a RAIZ Initiative, um programa que busca recuperar áreas degradadas e ajudar comunidades rurais pobres.

A ideia é unir produção agrícola, preservação ambiental e inclusão de grupos marginalizados para criar soluções mais completas.

🤝 Lula is back: O presidente brasileiro voltou a Belém para tentar destravar os acordos finais e acelerar a construção de um texto comum entre todos os países.

O governo brasileiro trabalha em uma proposta com quatro pontos: financiamento climático, regras de comércio ligadas ao clima, transparência ambiental e transição equilibrada para reduzir emissões.

Os artistas mais ouvidos do country nem sequer são humanos

| Tecnologia

(Cain Walker)

🎶 São novos tempos para a música: Pela primeira vez na história, as paradas número 1 e 3 entre as mais baixadas do gênero country nos EUA foram 100% escritas e cantadas por inteligência artificial.

Juntos, os robôs responsáveis pelas canções têm quase 4 milhões de ouvintes mensais no Spotify — números comparáveis aos de alguns dos maiores astros da música country dos dias de hoje.

  • 🤖 Eles não estão sozinhos: Pelo menos seis artistas de IA, ou que contaram com a ajuda de IA, entraram no topo das paradas nos últimos meses.

Mas, segundo a própria Billboard, o número real de artistas que usam IAs nas músicas deve ser muito maior. Isso porque está cada vez mais difícil identificar o uso dessa tecnologia nas canções.

Uma pesquisa feita em oito países, por exemplo, mostrou que 97% dos adultos não conseguem distinguir uma música “real” de uma feita 100% por inteligência artificial.

🗣️ Obviamente deu polêmica: Enquanto uns defendem que o uso da tecnologia democratiza a indústria fonográfica, outros acusam as IAs de deixarem as músicas sem alma e originalidade.

Isso sem falar nas questões legais e éticas que envolvem direitos autorais, distribuição de royalties e até mesmo a transparência sobre a “real identidade” por trás da voz da canção.

Hora do nosso bom e velho tour por outras manchetes relevantes

👨‍⚖️🤳 Não vai precisar pagar nada… Meta vence caso antitruste nos EUA envolvendo WhatsApp e Instagram

A Natura está levando mais biodiversidade para o seu nécessaire

| Negócios

(Exame)

🌳 Uma beleza amazônica: A Natura sempre usou ingredientes da Amazônia em seus produtos, mas agora quer aproveitar o embalo da COP30 para ir ainda mais longe.

  • Hoje, metade de tudo o que a empresa utiliza vem da região — e aqui estamos falando de ingredientes como açaí, tucumã e castanha-do-pará.

🔜 O futuro que vem da floresta: No total, são 46 ingredientes diferentes retirados da floresta, e a nova meta é aumentar esse número para 55 ingredientes amazônicos.

A ideia da empresa é transformar a Amazônia em um grande “laboratório natural de inovação”, não só no Brasil, mas também no Peru, Equador e Colômbia.

🫰 O nome é “bioeconomia”: O objetivo da Natura é fazer negócios lucrativos enquanto protege a Amazônia e melhora a vida das pessoas que vivem nela.

A companhia está há 25 anos na região, trabalhando com 45 comunidades, beneficiando mais de 10 mil famílias e ajudando a preservar mais de 2 milhões de hectares de floresta.

Entre os projetos estão as ecobarreiras em Belém — que impedem a chegada do plástico aos rios — e o Rios Vivos, que mobiliza a coleta de lixo entre as comunidades ribeirinhas, proporcionando renda a elas.

😉 Bottom-line: No fim, não é só mais uma aposta ESG, mas uma parte central do modelo de negócio que une sustentabilidade, lucro e impacto social.

O apetite chinês pela soja americana está de volta

| Economia

(CNN)

A maior importadora mundial de soja fechou um contrato volumoso para a compra do grão dos EUA: quase um milhão de toneladas.

Essa transação é uma das maiores dos últimos tempos e mostra que as relações comerciais entre Washington e Pequim caminham para uma certa estabilidade.

🇺🇸🇨🇳 O efeito tarifaço: No ano passado, os chineses compraram 26,5 milhões de toneladas de soja americana. Já neste ano, o número havia despencado para apenas 5,8 milhões de toneladas.

  • A soja é um dos produtos mais importantes que os EUA vendem para a China, disputando, cabeça a cabeça, o posto de maior exportador para o mercado chinês.

Sem as compras chinesas, os agricultores americanos basicamente não tinham para quem vender.

🇧🇷 Uma notícia que respinga por aqui: Durante o congelamento das compras da soja americana, os chineses olharam para o Brasil como principal alternativa.

Agora, com a retomada das relações entre as duas maiores potências do mundo, a competição deve fazer com que o ritmo de exportações do grão por aqui caia.

🧑‍🌾 Ainda tem jogo: Mas, enquanto a colheita da soja nos EUA está praticamente encerrada, a do Brasil vai ganhar força a partir de janeiro — e o fluxo de compras chinesas deve migrar de volta para os portos brasileiros no ano que vem.

Ei, não precisa fazer da gente um segredo 🤫

| Programa de Indicação

🤝 Querido leitor, aqui a gente acredita que o que é bom precisa ser compartilhado.

  • Ainda mais quando você ajuda a deixar cada vez mais pessoas sabendo de tudo o que acontece no Brasil e no mundo de forma rápida, inteligente e leve.

👀 Ainda não te convenceu? Então saiba que quando você recomenda o Espresso, você passa a somar pontos para resgatar as nossas recompensas exclusivas de graça.

  • Simples assim: Quanto mais você indica → mais pontos você ganha → mais recompensas são enviadas. 🎁

Basta compartilhar o seu link de indicação com todo mundo que vier à mente para começar a somar pontos. Ah, e lembre que a turma indicada precisa confirmar a inscrição por aqui ;)

Ao participar, você automaticamente concorda com os Termos e Condições do nosso programa.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨