Edição 365 - 05/11/2025

Você ensina e ela te passa pra trás 🤖

Ironia, traição ou estratégia. Chame como quiser, mas fato é que, se um dia a inteligência artificial substituir, de fato, os seres humanos, a culpa pode ser… nossa.

Na edição de hoje, você entende como a IA chegou num ponto em que só o ensinamento de pessoas reais pode fazer com que ela chegue ao próximo nível. Eis a questão: ajudar ou não ajudar?

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 Nova York elege o seu primeiro prefeito socialista e muçulmano;

🟡 A temperatura na Amazônia já passou do limite;

🔴 A profissão do futuro pode acabar sendo treinar os robôs que vão te substituir;

🔵 A Shein mal chegou à França e já pode ser expulsa do país;

🟣 Basta uma martelada para as tarifas de Trump irem por água abaixo.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros - Gengis Khan

Nova York elege o seu primeiro prefeito socialista e muçulmano

| Mundo

(Angelina Katsanis)

🗳️ Socialista, imigrante e muçulmano. Essa está longe de ser a típica definição de um político que comanda a maior vitrine política dos EUA.

Mas, de agora em diante, é assim que os cidadãos de Nova York poderão descrever seu novo prefeito: Zohran Mamdani.

  • Durante a madrugada, o político democrata de 34 anos derrotou o ex-governador Andrew Cuomo e o candidato republicano Curtis Sliwa na eleição municipal nova-iorquina.

🤿 Aprofundando: Filho de imigrantes de Uganda, ele se tornou um fenômeno político a partir de vídeos nas redes sociais — mobilizando, principalmente, o eleitorado mais jovem.

Sua principal plataforma de campanha gira em torno do congelamento dos preços dos aluguéis para mais de 2 milhões de pessoas.

🗣️ “Uma cidade para todos, não só para milionários”: Com esse slogan, Zohran também defende creches universais, transporte público gratuito e mercearias estatais.

  • Para viabilizar a implementação de suas propostas, o novo prefeito pretende criar novos impostos sobre as chamadas big corps e começar a taxar uma porcentagem da renda de milionários.

👁️👁️ A repercussão: Com tanta mobilização em torno de Zohran, Donald Trump acabou apoiando um rival de longa data, que construiu sua carreira política no Partido Democrata — o ex-governador Andrew Cuomo.

O presidente americano ainda ameaçou cortar todos os fundos federais que Nova York recebe de Washington.

🤳 Zoom out: O novo prefeito dos nova-iorquinos é visto por muitos como a nova face dos democratas. Se antes o partido era dominado por figuras mais experientes, como Bill Clinton e Joe Biden, agora pode ser a vez dos mais jovens assumirem o protagonismo.

A temperatura na Amazônia já passou do limite

| Brasil

(CNN)

🌡️ Como se colocassem um bioma no forno: Um estudo mostrou que, já no ano passado, a Amazônia ficou 1,5°C mais quente que a média dos últimos 40 anos.

Se um grau e meio te parece pouca coisa, saiba que esse número é bem importante quando lembramos do Acordo de Paris, o principal tratado mundial sobre o clima.

  • No Pantanal, a situação foi ainda pior, com 1,8°C acima da média.

🌳 Por que isso importa? Cientistas classificaram 1,5°C de alta como um “ponto de virada”, já que, a partir dele, eventos como inundações, secas, incêndios e escassez de alimentos podem aumentar drasticamente.

Ou seja, a partir de agora, a região pode ser encarada como um “spoiler do futuro” caso o planeta não consiga conter o aquecimento global.

🥵 Por que tão quente? A Amazônia perdeu mais de 10% de suas florestas desde 1985, o que agrava o calor e reduz a chuva.

Não por acaso, no ano passado choveu 20% menos no bioma — tudo isso enquanto o fenômeno El Niño contribui para temperaturas cada vez mais altas.

(UOL)

⏩ O efeito dominó: Menos floresta gera menos chuva. Menos chuva causa secas mais intensas, que, por sua vez, levam a mais queimadas — deixando comunidades isoladas e provocando a morte de animais e plantações.

Com essa tendência de alta nas temperaturas atingindo o mundo todo, o impacto deve chegar ao seu bolso. 🫵

Isso porque o aquecimento do planeta deve fazer o PIB global diminuir em quase US$ 40 trilhões até 2050 — principalmente pelo impacto na agricultura.

🌍 Bottom-line: Pense que o setor representa cerca de 5% do PIB mundial, e com a crise climática gerando chuvas extremas ou calor excessivo, o impacto pode ser ainda maior na economia de países mais dependentes do setor — como o Brasil.

A profissão do futuro pode acabar sendo treinar os robôs que vão te substituir

| Tecnologia

(Kait Cunniff)

As empresas de tecnologia podem até estar demitindo muita gente por causa da IA, mas também estão contratando bastante para uma função bem específica: treinar a IA para assumir ainda mais tarefas.

Ou seja, por ironia do destino, o principal motivo pelo qual a IA poderá, um dia, substituir os trabalhadores humanos é que os próprios seres humanos já estão a preparando para isso.

✍️ Como isso funciona? Pessoas reais já estão passando horas organizando informações, corrigindo respostas e explicando processos passo a passo para que a tecnologia consiga tomar decisões.

Esse modelo já acontece entre motoristas de aplicativo, entregadores de grandes redes de e-commerce e até profissionais como médicos e advogados. No fim, é como se a máquina fosse um estagiário.

🤖 Por que as pessoas topam? Algumas acreditam que, se não fizerem nada, a IA vai substituí-las ainda mais rápido. Outras encaram isso como uma chance de aprender mais e se manterem relevantes no mercado.

O grande dilema é que, ao fazer esse trabalho, a raça humana pode estar, mesmo que sem querer, cavando sua própria cova profissional no longo prazo.

Chegou a hora do nosso tour por outras manchetes relevantes mundo afora

🌕🔭 Olhe para o céu daqui a pouco, hein… Maior e mais brilhante superlua do ano pode ser observada hoje

A Shein mal chegou à França e já pode ser expulsa do país

| Negócios

(Dimitar Dilkoff)

🚔 Uma loja com uma longa fila… de acusações: No mesmo dia em que a Shein inaugurou sua primeira unidade física na França, a Justiça do país já abriu uma investigação contra a varejista.

A grande polêmica está no fato de a marca chinesa ter sido flagrada vendendo bonecas sexuais com aparência infantil nas lojas.

  • Isso se somou às críticas e manifestações de franceses que protestaram contra as condições de trabalho e o impacto social do modelo de negócios **adotado pela Shein.

🔎 O que acontece agora? O governo francês suspendeu o funcionamento da marca no país por tempo indeterminado — até que a empresa comprove que os produtos vendidos seguem as leis locais.

Ao mesmo tempo, como resposta ao escândalo, a própria Shein decidiu encerrar temporariamente seu site na França.

🛍️ Ampliando a visão: Essa história acabou respingando em outras marcas que adotam o mesmo modelo de negócio, como AliExpress, Temu e Wish — que também estão sendo investigadas pela Justiça francesa.

Além da denúncia das bonecas, a discussão maior no país envolve o impacto da fast fashion ultrabarata no comércio local.

🛒 No fim das contas… Mesmo diante desse cenário de tensão, a Shein afirma que planeja abrir mais lojas físicas na França. Seja como for, a discussão sobre as varejistas chinesas já chegou ao noticiário do mundo todo.

Basta uma martelada para as tarifas de Trump irem por água abaixo

| Economia

(The White House)

👨‍⚖️ O “julgamento do ano”: É assim que a imprensa americana vem tratando o caso que começou a ser analisado hoje na Suprema Corte do país.

  • No centro de tudo está o tarifaço imposto por Donald Trump — já declarado ilegal em instâncias inferiores da Justiça.

Ou seja, o “STF dos EUA” é a última cartada que o presidente tem para preservar os vários impostos de importação que vêm sendo cobrados de diferentes países, incluindo o Brasil.

✍️ O que está em jogo: Trump impôs as tarifas com base em uma lei emergencial, alegando que o déficit comercial representava uma “crise nacional”.

  • Agora, os juízes vão decidir se essa brecha na Constituição realmente dá ao presidente o direito de criar tarifas — ou se isso é um papel exclusivo do Congresso.

💰 A grande questão: Se o “STF dos EUA” confirmar que as taxas são ilegais, o governo americano terá de reembolsar mais de US$ 200 bilhões que as empresas do país já tiveram de arcar por causa do tarifaço.

Devolver tanto dinheiro pode levar o governo a se endividar ainda mais — reacendendo a inflação por lá. É por isso que Trump diz que uma “devastação” pode acontecer.

🗓️ Looking forward: Os juízes da Suprema Corte vão ouvir os argumentos de ambos os lados, e a decisão final só deve sair em junho de 2026.

Ei, não precisa fazer da gente um segredo 🤫

| Programa de Indicação

🤝 Querido leitor, aqui a gente acredita que o que é bom precisa ser compartilhado.

  • Ainda mais quando você ajuda a deixar cada vez mais pessoas sabendo de tudo o que acontece no Brasil e no mundo de forma rápida, inteligente e leve.

👀 Ainda não te convenceu? Então saiba que quando você recomenda o Espresso, você passa a somar pontos para resgatar as nossas recompensas exclusivas de graça.

  • Simples assim: Quanto mais você indica → mais pontos você ganha → mais recompensas são enviadas. 🎁

Basta compartilhar o seu link de indicação com todo mundo que vier à mente para começar a somar pontos. Ah, e lembre que a turma indicada precisa confirmar a inscrição por aqui ;)

Ao participar, você automaticamente concorda com os Termos e Condições do nosso programa.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨