Edição 352 - 17/10/2025

Um “advogado artificial” nos tribunais 🧑‍⚖️

Esqueça o terno alinhado, a maleta e o diploma da faculdade, nos EUA, um número crescente — e preocupante — de pessoas está colocando a IA de frente para o juiz. No tribunal do futuro, o banco dos réus vai ter que ter um espaço para o carregador de celular.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 O calor da Terra está fazendo a África — literalmente — se abrir;

🟡 O crime organizado já faz parte da vizinhança dos brasileiros;

🔴 Os americanos estão levando a IA para dentro dos tribunais;

🔵 Brasil e EUA dão o primeiro passo para um acordo;

🟣 MANGO: a nova sigla queridinha de Wall Street que veio pra ficar.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida - Leonardo da Vinci

O calor da Terra está fazendo a África — literalmente — se abrir

| Mundo

(ESA)

👁️👁️ Um novo oceano à vista: Cientistas descobriram que o continente africano está, mesmo que bem devagarinho, se dividindo em duas partes.

O motivo disso é o calor vindo diretamente do centro da Terra, que acaba empurrando as placas tectônicas e abrindo rachaduras gigantes no solo — principalmente numa região da Etiópia.

  • Esses movimentos lentos e invisíveis são os mesmos que formam vulcões e provocam terremotos.

🌍 Cada um pra um lado: No fim das contas, as rachaduras fazem parte de um processo natural que pode, daqui a milhões de anos, criar um novo oceano e separar o leste da África do resto do continente.

Apesar de o processo ser, de fato, lento, as fissuras já podem ser vistas do espaço e novas fendas aparecem no nordeste da Etiópia a cada ano.

🔙 Lembra da Pangeia? Esse fenômeno tem ajudado geólogos do mundo todo a entender como outros oceanos, como o Atlântico, surgiram no passado.

  • A teoria mais aceita é a de que a Terra está sempre “pulsando”.

🤔 “Como assim, Espresso?” Os cientistas acreditam que o calor do interior da Terra não sobe de forma constante, mas, sim, em pulsos — como se o planeta tivesse um batimento cardíaco.

Sendo assim, cada pulsação empurra as rochas da crosta e causa pequenas aberturas que, ao longo do tempo, vão dividindo os continentes.

O crime organizado já faz parte da vizinhança dos brasileiros

| Brasil

(O Globo)

🏠 O perigo mora ao lado: Quase 30 milhões de brasileiros — o equivalente a 19% da população do país — vivem em bairros dominados por facções criminosas ou milícias.

Esse número representa um aumento de cinco pontos percentuais num único ano. Em 2024, eram 14% os que diziam conviver com o crime na vizinhança, cerca de 23 milhões de pessoas.

(Folha de S. Paulo)

🗺️ Onde o problema é mais grave: A presença de facções e milícias acaba sendo mais forte nas capitais, nas grandes cidades e na região Nordeste.

  • Além disso, a criminalidade por perto atinge, de forma parecida, os mais ricos e os mais pobres do país.

Isso porque 19% dos que ganham até 2 salários mínimos disseram morar em áreas com crime organizado, enquanto entre os que ganham entre 5 e 10 salários mínimos o número é praticamente igual — 18%.

  • Já entre os grupos raciais, a desigualdade fica evidente: 23% das pessoas negras afirmaram conviver com facções, contra 13% das pessoas brancas.

⚠️ O que tudo isso significa? Os dados mostram que as facções estão ampliando seu poder de controle sobre territórios e mercados — um fenômeno que vem crescendo ano a ano.

Como prova disso, é só lembrar das inúmeras manchetes que relataram, há pouco tempo, a presença do crime organizado no controle de postos de gasolina, motéis e fintechs.

🚔 Então o que fazer? Na visão do Fórum Brasileiro de Segurança Pública — que encomendou a pesquisa —, o desafio é a coordenação entre os órgãos de segurança e a criação de políticas de combate ao crime organizado que sejam duradouras.

Os americanos estão levando a IA para dentro dos tribunais

| Tecnologia

(Forbes)

🤝 “Podem me chamar de Dr. GPT”: Americanos que não têm dinheiro para pagar por um advogado humano estão recorrendo à IA para brigar na Justiça — e, acredite ou não, alguns estão até ganhando.

Aqui estamos falando de pessoas que, normalmente, estão diante de disputas consideradas pequenas — como dívidas, aluguel, multas, ordens de despejo e até brigas com vizinhos.

👨‍⚖️ Existe OAB para IA? Os apps ajudam a revisar documentos, encontrar possíveis erros dos juízes, pesquisar leis, escrever repostas para o tribunal e até petições — tudo em termos jurídicos.

O lado perigoso dessa história 👀

Como você com certeza já imaginou ao começar a ler esta matéria, levar uma IA para os tribunais pode gerar sérios problemas.

  • Muitos chatbots acabam inventando informações — a famosa alucinação — e criando leis imaginárias, citando decisões que nunca existiram ou até distorcendo trechos de casos reais.

✌️ Pra ficarmos em dois exemplos: Um empresário da Flórida quase foi preso por entregar um documento com 11 citações falsas criadas por IA. Já outro homem descobriu que usou frases inventadas de juízes na sua defesa.

Especialistas alertam que, mesmo que a IA ajude a democratizar o conhecimento jurídico, ela deve sempre ser uma auxiliar, e não substituta do cérebro humano e dos profissionais.

🤖 Zoom out: Sete em cada 10 advogados veem a IA como uma força positiva na profissão, enquanto 30% dos escritórios de advocacia no mundo inteiro já aderiram alguma ferramenta generativa no dia a dia.

Um tour pelas manchetes para você chegar no fim de semana sabendo de tudo

👨‍⚖️🇧🇷 Em tom de despedida do Supremo: Barroso pede sessão extraordinária para julgar descriminalização do aborto

🇺🇸🇻🇪 Depois de autorizar operações da CIA: Trump diz que Maduro “ofereceu tudo” para continuar no poder

🤝🔋 Holding vai assumir garantias de empréstimos: Eletrobras vende participação total na Eletronuclear para J&F por R$ 535 milhões

Brasil e EUA dão o primeiro passo para um acordo

| Negócios

(Reprodução)

Depois de meses de crise entre Brasil e Estados Unidos, os ministros das Relações Exteriores dos dois países — o brasileiro Mauro Vieira e o americano Marco Rubiose reuniram em Washington.

🗣️ O que estava em pauta: O assunto foi o aumento de 50% nos impostos de importação que o governo dos EUA impôs à maioria dos produtos brasileiros em julho.

  • Trump impôs essa tarifa e outras sanções em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, seu aliado político. A Casa Branca ainda critica o Judiciário brasileiro, especialmente o ministro Alexandre de Moraes.

  • Já o governo brasileiro deixa claro que acredita que as decisões judiciais são uma coisa, e as relações comerciais são outra que não devem ser prejudicadas por política.

🤝 E agora? Nesse primeiro contato, os dois países decidiram que vão começar a negociar sobre comércio nos próximos dias.

Na prática, esse foi um primeiro passo importante para destravar a situação delicada entre duas nações que historicamente sempre tiveram boas relações.

A reunião mais importante será mesmo entre os dois presidentes: Lula e Trump. A data mais cogitada para um encontro presencial é 26 de outubro, na Malásia.

🇧🇷🇺🇸 As demandas de cada lado: Do lado brasileiro, o governo quer a retirada das tarifas. Já do american side, o objetivo é uma abertura maior do mercado BR para produtos americanos como o etanol e a exploração de minerais raros.

Mas, mesmo com esse clima mais positivo, as sanções e tarifas da Casa Branca continuam valendo sem previsão de se encerrarem.

MANGO: a nova sigla queridinha de Wall Street que veio pra ficar

| Economia

(Kate Walker)

Os investidores da principal economia do mundo só querem saber de MANGO — e não, isso não tem nada a ver com frutas.

🥭 O que está acontecendo? Essa foi a sigla que Wall Street escolheu para batizar as gigantes de tecnologia que estão liderando a corrida da inteligência artificial.

Então, caso você esteja curioso para saber o que cada letra significa, aqui vai:

  • Microsoft

  • Anthropic

  • Nvidia

  • Google

  • OpenAI

📊 OBS: Dependendo de para quem você pergunta, Microsoft e Anthropic podem ser trocadas por Meta e Apple, mas, no fim, a ideia é a mesma — são as empresas moldando o futuro da IA.

Todas elas estão investindo bilhões em chips, sistemas, data centers, assistentes e modelos generativos virando, assim, o centro das atenções de consumidores e investidores.

🔙 Hora de um #TBT em plena sexta-feira: Antes, o grupo mais visado de Wall Street era o FAANG — Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google.

Ou seja, enquanto que no passado cada gigante tinha o seu próprio império — Facebook nas redes sociais, Netflix no streaming e assim por diante —, agora todas estão brigando pela mesma coisa: dominar a IA.

Mesmo em tempos de incerteza na economia, os resultados financeiros e investimentos em pesquisa das BIG TECHs do MANGO estão puxando o crescimento do mercado de ações.

😬 Só tem um porém: Mesmo sendo as mais cobiçadas pelos recém-formados em áreas ligadas à tecnologia, essas empresas estão contratando cada vez menos — o que pode impactar o mercado de trabalho dos EUA no médio prazo.

Do que seria a sua sexta-feira sem as nossas dicas? 🤝

| What We’re Gonna Do

🎧 Para ouvir. Uma das revistas mais conceituadas da história listou os 100 melhores podcasts de todos os tempos. Na seleção tem de tudo, inovação, informação, curiosidades e também muito papo cabeça.

📖 Para ler. “As Perfeições” é um retrato afiado da geração digital. Entre Milão e Berlim, o livro acompanha um casal aparentemente perfeito, mas que se vê preso à estética e às narrativas editadas das redes sociais.

📺 Para ver. Vinagre de Maçã conta a história de Belle Gibson, influenciadora que, de fraude em fraude, criou um império alegando ter vencido um câncer terminal com dieta natural.

🧑‍🍳 Para fazer. Essa receita vai gastar 15 minutos do seu tempo! Fácil, deliciosa, e ótima para variar no fim de semana.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨