- 💨 espresso
- Posts
- Edição 347 - 10/10/2025
Edição 347 - 10/10/2025

Voando por aí sem nenhum piloto ✈️
Pode ser que a famosa frase do “bom dia, senhoras e senhoras, aqui é o seu comandante falando” esteja chegando ao fim.
Nos EUA, cada vez mais startups apostam na construção de aviões que pilotam sozinhos — sim, sem ninguém precisar estar na cabine de comando. Leia a edição para decidir se você embarcaria num desses…
Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:
🟠 No mesmo dia, a América Latina ganhou um Nobel e um impeachment;
🟡 O Brasil está comendo melhor, mas nem todos conseguem se alimentar;
🔴 A sua próxima viagem pode acontecer sem ninguém na cabine do avião;
🔵 O fígado de um porco foi transplantado para um humano vivo — e deu tudo certo;
🟣 China coloca o cadeado nas terras raras e deixa o mundo em alerta.
🥠 Seu biscoitinho da sorte
A verdadeira paz não é somente a ausência de tensão, é a presença de justiça - Martin Luther King Jr.
No mesmo dia, a América Latina ganhou um Nobel e um impeachment
| Mundo

(Reprodução)
🗓️ Um dia de contrastes: Por unanimidade, o Congresso do Peru decidiu destituir a presidente Dina Boluarte do cargo.
A justificativa foi “incapacidade moral” — algo que, no contexto político peruano, significa que os parlamentares já não acreditam na liderança ética e honesta de quem está à frente do Executivo.
🇵🇪 O estopim: Além de ver sua popularidade despencar, Boluarte foi alvo de acusações de corrupção, como no caso das joias de luxo que ela teria recebido sem declarar.
Agora, a vice-presidente já assumiu, mas é bom lembrar que a política do Peru é conhecida por sua rotatividade.
A própria Boluarte, por exemplo, era vice do ex-presidente Pedro Castillo — que também sofreu um impeachment em 2022.
A pomba branca também voou na região 🕊️…
No mesmo dia em que a agitação política marcou o Peru, foi anunciada a laureada do Prêmio Nobel da Paz de 2025.
🇻🇪 E ela veio da Venezuela: A principal líder da oposição ao governo de Nicolás Maduro, Maria Corina Machado, foi a vencedora por sua “luta não-violenta contra um regime autoritário”.
Com a crise humanitária e política que o povo venezuelano enfrenta há anos, o Nobel soou como um reconhecimento dos abusos e um recado forte contra o governo Maduro.
🇺🇸 Indo um pouco mais pra cima… Nos EUA, a Casa Branca e apoiadores de Donald Trump criticaram a decisão, dizendo que o ex-presidente americano deveria ter sido o ganhador por conta de sua mediação no acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas.
O Brasil está comendo melhor, mas nem todos conseguem se alimentar
| Brasil

(Folhapress)
Confirmando as estatísticas que tiraram o Brasil do Mapa da Fome, o IBGE chegou à conclusão de que a falta de alimentos no país está no menor patamar em 20 anos.
🍽️ Quais as descobertas? No ano passado, 6,4 milhões de brasileiros ainda viviam sem ter comida suficiente — uma melhora relevante, já que o número representa 2,2 milhões de pessoas a menos do que em 2023.
Apesar da melhora, a desigualdade ainda é grande: mulheres, negros e moradores do Norte e Nordeste continuam sendo os mais afetados.
👀 Ainda há o que melhorar: A pesquisa também mostrou que um em cada quatro lares brasileiros lida com algum tipo de insegurança alimentar.
Esse é o termo usado para descrever a situação de pessoas que não têm nenhuma garantia sobre se vão comer no futuro ou se a comida será de qualidade ou em quantidade suficiente.

(Estadão)
👍 O que tem ajudado: Segundo o IBGE, a melhora na situação da fome no Brasil está ligada ao aumento da renda e à queda do desemprego — além do reforço de programas sociais.
🌍 E no resto do mundo? A fome global diminuiu, mas a meta de acabar com ela até 2030 não deve ser cumprida.
Hoje, 8,2% da população mundial passa fome — com destaque para a África, onde o problema cresceu ainda mais nos últimos anos.
A sua próxima viagem pode acontecer sem ninguém na cabine do avião
| Tecnologia

(Reliable Robotics)
Se os carros autônomos já estão rodando mundo afora, por que é que os aviões não podem decolar, voar e pousar sozinhos?
💺 Avião cheio, cabine de comando vazia: É com essa pergunta em mente que algumas startups americanas estão desenvolvendo sistemas que permitem que aeronaves voem sem a presença de pilotos.
Por enquanto, os testes são feitos com aviões pequenos e com um piloto de segurança a bordo apenas para garantir. Mas, num futuro próximo, a ideia é que nem isso seja necessário.
✈️ O plano de voo: O foco inicial são os voos de carga e militares, mas a ambição é levar essa tecnologia também para voos comerciais.
A Reliable Robotics, por exemplo, assinou um contrato de US$ 17 milhões com a Força Aérea dos EUA para testar voos de carga sem piloto.
Outras gigantes do setor, como Boeing e Airbus, também estão investindo pesado na automação total das aeronaves.
👨✈️ O que está por trás disso: Essas empresas acreditam que os aviões que pilotam sozinhos vão aumentar a segurança dos voos e reduzir os riscos de erros humanos.
Hoje em dia, os modelos mais modernos de aviões já contam com sistemas automáticos que fazem boa parte do trabalho — do voo ao pouso —, mas ainda precisam da presença de pilotos para monitorar tudo.
O grande desafio é provar para os órgãos reguladores — e convencer os passageiros — de que voos sem pilotos podem ser tão seguros quanto os tradicionais, aos quais já estamos acostumados.
🛫 Hora da decolagem: Ou seja, ao mesmo tempo em que podemos estar diante do início de uma revolução nos céus, ainda deve levar alguns anos até embarcarmos em um avião que voe totalmente sozinho.
Um tour pelas manchetes para você sextar sabendo de tudo
👨⚖️👋 Depois de 12 anos: Luís Roberto Barroso decide se aposentar antecipadamente do STF
🇮🇱🇵🇸 Guerra chegando ao fim: Governo de Israel aprova acordo de cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns
🇵🇭🚨 Magnitude 7.4: Terremoto nas Filipinas causa ameaça de tsunami e governo prepara evacuação
🇺🇸🇦🇷 “Help me, hermano!”: EUA compram US$ 20 bilhões em pesos para socorrer Argentina
🇺🇦🇷🇺 Kiev já sem luz: Ucrânia diz que ataque russo mirando infraestrutura do país está a caminho
🌊🌪️ Pode gerar furacões… Fenômeno La Niña volta e pode durar até fevereiro de 2026
O fígado de um porco foi transplantado para um humano vivo — e deu tudo certo
| Saúde

(Xianfu Lu)
🩺 Uma revolução na medicina: Pela primeira vez na história, médicos conseguiram transplantar um fígado de porco geneticamente modificado em um ser humano vivo.
O órgão funcionou no paciente por mais de cinco meses — tempo suficiente para o procedimento feito na China ser considerado um marco científico.
🩻 Aprofundando: O paciente era um homem de 71 anos, com cirrose e câncer no fígado, que não tinha condições de receber um órgão humano.
Por isso, os médicos chineses tentaram uma cirurgia experimental. Eles mantiveram parte do fígado dele e implantaram o órgão de um porco como apoio para o corpo continuar funcionando.
🐽 O doador: O porco usado foi criado em laboratório e teve dez modificações genéticas — algumas para reduzir o risco de rejeição e outras para fazer o órgão funcionar melhor no corpo humano.
Um passo histórico para os xenotransplantes 🏥
Esse é o nome dado ao uso de órgãos de animais em pessoas — um procedimento que tem avançado cada vez mais nos últimos anos.
Além do fígado de porco, partes como rins, corações e pulmões também vêm sendo testadas em humanos, principalmente em pacientes em estado terminal.
👀 Vai ser algo comum? Apesar dos avanços, o xenotransplante ainda está longe de virar rotina no mundo da medicina.
Há riscos de infecção, dilemas éticos e desafios científicos para garantir que o corpo humano aceite bem o órgão animal.
👨⚕️ O potencial: Mesmo assim, especialistas veem o caso como um sinal de esperança para quem está nas longas filas de transplante. Só no Brasil, por exemplo, são mais de 30 mil pessoas esperando por um rim.
Quem sabe, no futuro, a solução para a falta de órgãos venha do chiqueiro — salvando milhares de vidas.
China coloca o cadeado nas terras raras e deixa o mundo em alerta
| Economia

(Allie Carl)
O governo chinês fez como aquele menino que é dono da bola e decide ir pra casa, acabando com a diversão do jogo na rua.
🤷♂️ O que está acontecendo? O país asiático aumentou ainda mais as restrições à exportação de minerais raros para o resto do mundo.
Agora, Pequim está obrigando empresas estrangeiras a pedir autorização para exportar qualquer produto que contenha até mesmo uma pequena quantidade dessas terras raras.
Com a justificativa de “proteger a segurança nacional”, o governo da China também proibiu empresas e cidadãos de ajudar outros países a minerar ou processar esses minerais.
📲 A relevância: Se ainda não está claro o quanto esse movimento é importante, esses materiais são indispensáveis para a produção de praticamente toda a tecnologia moderna.
Aqui estamos falando de computadores, celulares, chips de IA, drones, robôs, equipamentos médicos, armamentos e até do dispositivo por onde você está lendo esta edição.
Além disso, esses minerais são essenciais para a transição energética, e o mundo ocidental tenta de todas as formas reduzir a dependência do país asiático.
🇨🇳 O peso da China: Acontece que o nome “terras raras” não é por acaso — hoje, a China domina 90% desse mercado. Ou seja, o mundo todo está vulnerável às novas restrições chinesas.
Nas entrelinhas, a medida é vista como uma resposta direta aos EUA, que também impõem restrições ao país asiático — especialmente no setor de chips e IA.
👁️👁️ Clima tenso na sala: A decisão vem às vésperas de uma possível reunião entre Xi Jinping e Donald Trump, na Coreia do Sul, e deve ser usada como uma carta na manga nas negociações comerciais.
Não é porque está nublado que não tem coisa pra fazer 🤷…
| What We’re Gonna Do

(Giphy)
👀 Para assistir. Combinando com o clima de chuva e trovões, essa série nacional de terror mistura romance com um suspense psicológico que com certeza vai te fisgar durante o final de semana.
👂 Para ouvir. Não é só porque ele é casado com uma brasileira, mas sempre vale a pena escutarmos os insights de Matthew McConaughey. Dessa vez, ele foi o convidado de um podcast com um dos cenários mais legais de todos.
📚 Para ler. O escritor de suspense mais celebrado do mundo está de volta com o livro mais arrebatador que já escreveu. Com tantas reviravoltas, vai ficar difícil de você adivinhar o que vai acontecer.
👨🍳 Para fazer. Em clima de despedida da modinha, aqui a gente te ensina como fazer o delicioso morango do amor — pode cair bem num dia de doces e chuva.
O que você achou da edição de hoje?Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨
