Edição 337 - 26/09/2025

Não é magia, é computação

No campeonato de quem acerta mais previsões em Wall Street, os investidores estão usando tudo o que podem para alcançar a maior exatidão. Nesse cenário, a era da computação quântica saiu dos laboratórios e entrou de vez no mercado financeiro.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 China adota meta histórica de redução de carbono;

🟡 O casamento entre Gol e Azul não vai sair do papel;

🔴 Agora está tudo certo para o TikTok ganhar sotaque americano;

🔵 Se enganou quem pensava que os EUA não tinham mais nada para taxar;

🟣 Está aberta a era dos investimentos quânticos em Wall Street.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo - Henry Ford

China adota meta histórica de redução de carbono

| Mundo

(Inside Climate)

Hora de recompensar? O país que mais emite gases de efeito estufa no mundo decidiu que agora é hora de fazer um corte radical no volume desses lançamentos na atmosfera.

  • O governo de Pequim firmou um compromisso de reduzir as emissões de carbono de toda a economia chinesa em 7% a 10% até 2035.

♻️ A relevância: Esta é a primeira vez na história que o país asiático promete cortar a produção de CO₂ — em vez de apenas limitar o ritmo de crescimento.

Para se ter ideia, a China responde por cerca de 30% das emissões mundiais de gás carbônico todos os anos — liderando o ranking global de emissores.

🤔 Ok, mas o que muda na prática? Para Pequim, duas palavras resumem a estratégia prioritária para cumprir a meta: transição verde.

Nos próximos 10 anos, a China quer aumentar em mais de seis vezes a sua capacidade de produção de energia renovável.

A ideia é fazer com que os combustíveis não fósseis representem, pelo menos, mais de 30% do consumo energético doméstico do país.

🌎 O que está por trás disso? Em 2015, mais de 190 países assinaram o Acordo de Paris — que visa limitar o aquecimento do planeta a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Ou seja, para cumprir essa meta, é essencial que a China faça a sua parte.

🔜 Olhando para o futuro… Especialistas em clima acreditam que a meta chinesa ainda não será suficiente. Para a comunidade científica, o mundo precisa cortar as emissões pela metade até 2030.

O casamento entre Gol e Azul não vai sair pelos ares do papel

| Brasil

(Money Times)

✈️ Fim do voo conjunto: Depois de meses de negociações, Gol e Azul desistiram da fusão e até do acordo de compartilhamento de voos — o chamado codeshare.

  • Os motivos exatos não foram detalhados, mas é comum que esse tipo de negociação seja complexo, envolvendo valores, dívidas e o funcionamento da nova empresa.

🔎 Mas há suspeitas… Nos bastidores, a principal razão apontada foi a complexidade e a demora para conseguir a aprovação de reguladores, como o CADE — que funciona como um “juiz” da concorrência.

Esses órgãos analisam se a união de duas empresas grandes não criaria um monopólio, prejudicando a concorrência e, no fim das contas, os consumidores.

😯 O potencial do deal: Se a fusão tivesse de fato acontecido, a nova companhia aérea concentraria quase 60% de todos os assentos em voos domésticos no Brasil.

Em alguns casos, a nova empresa seria a única a operar em determinadas rotas entre cidades do país.

Além disso, a junção das concorrentes deixaria o Brasil com apenas duas grandes companhias aéreas — a “Gol Azul” e a Latam. Como comparação, nos EUA são pelo menos 15.

💭 Ficou na lembrança… Agora, Azul e Gol continuam rivais diretas em um setor já pressionado por custos altos, dólar caro e turbulências no preço do combustível.

Agora está tudo certo para o TikTok ganhar sotaque americano

| Tecnologia

(Sarah Grillo)

🇺🇸✍️ Fim da novela? Depois de meses de negociações numa disputa que extrapolou os limites da internet e chegou ao tabuleiro da geopolítica, Donald Trump assinou um decreto aprovando a venda do TikTok nos EUA.

Na prática, a ByteDance — empresa chinesa por trás do aplicativo — vai transferir o controle das operações na Terra do Tio Sam para um consórcio formado por investidores locais.

Além disso, o app precisará cumprir regras de segurança de dados e transparência, um dos pontos centrais que estavam no foco da briga com a Casa Branca.

  • 🤳 Dessa forma… O acordo, oficializado com a canetada de Trump, vai permitir que o TikTok continue funcionando para os mais de 180 milhões de usuários mensais do aplicativo nos EUA.

Caso você tenha se esquecido, o app corria sério risco de simplesmente desaparecer do seu segundo maior mercado consumidor.

Tudo começou quando Trump, em seu primeiro mandato, acusou a rede social de ser uma ameaça à segurança nacional.

  • A alegação era de que a ByteDance poderia usar os dados dos usuários americanos para espionagem em parceria com o governo chinês.

📵 Então o Congresso entrou em ação… Os parlamentares dos EUA aprovaram um projeto que bane o TikTok do país caso o aplicativo não seja vendido para uma empresa de fora da China.

🤝 Tá, mas quem vai controlar o “TikTok US”: Este é o nome da nova companhia, avaliada em cerca de US$ 14 bilhões.

Por trás dela estarão nomes americanos de peso, como a gigante da tecnologia Oracle e empresas de investimento como a Silver Lake e a Andreessen Horowitz — que devem ficar com 80% do negócio.

💰 O TikTok fica e a ByteDance fica rica: Mesmo controlando “apenas” 20% da nova companhia, a criadora chinesa do aplicativo deve ficar com metade dos lucros do app em território americano.

Hora do tour para você chegar no final de semana sabendo de tudo

Se enganou quem pensava que os EUA não tinham mais nada para taxar

| Negócios

(The Wall Street Journal)

✍️ A caneta presidencial não para… A partir de outubro, os EUA devem cobrar tarifas de 25% a 100% sobre a importação de produtos farmacêuticos, caminhões e móveis.

  • A iniciativa faz parte dos planos de Trump para proteger e incentivar as empresas americanas.

Na visão do POTUS, ao tornar os produtos estrangeiros mais caros, os consumidores americanos vão preferir comprar o que é feito localmente — aumentando as vendas e gerando empregos no país.

👁️👁️ Mas, na visão de outros… Em maio, a Câmara de Comércio dos EUA chegou a desaconselhar a Casa Branca quanto à imposição de tarifas sobre caminhões.

Isso porque diversas peças usadas na produção desses veículos vêm, em sua grande maioria, de países como México, Canadá, Finlândia e Japão. Ou seja, não é exatamente made in USA, entende? Um problema para The Donald.

  • 💊 Saindo das estradas: A parte mais polêmica das novas tarifas diz respeito aos medicamentos, já que eles terão de lidar com taxas de 100% — dobrando o preço no mercado interno americano.

A indústria farmacêutica europeia se surpreendeu com a medida e disse que, meses atrás, EUA e UE haviam concordado em reduzir as taxas de importação para 15%.

⚔️ O grande temor: As novas tarifas reacenderam o debate sobre os riscos de uma guerra comercial em larga escala.

Isso porque outros países e blocos econômicos — principalmente a China e a UE — podem retaliar e impor tarifas sobre produtos americanos.

Está aberta a era dos investimentos quânticos em Wall Street

| Economia

(Investing.com)

Computação 🤝 negociação: O banco HSBC afirmou que conseguiu superar seus maiores rivais ao melhorar em mais de 30% a previsão de uma recomendação de investimentos em títulos corporativos.

  • Tudo isso só foi possível graças à computação quântica desenvolvida pela IBM.

📊 O que eles fizeram de tão especial? Essa foi a primeira vez que um computador quântico foi usado para simular e prever o risco de uma operação financeira — algo que Wall Street encara como um divisor de águas.

Isso porque até mesmo as menores vantagens na hora de prever resultados de investimentos podem gerar ganhos significativos para os bancos.

Pense que, via de regra, quem prevê riscos e oportunidades primeiro toma decisões melhores e ganha mais dinheiro.

💪 Trabalhando em equipe: Além disso, os traders humanos se beneficiam da automação quântica em transações menores, porque isso lhes permite concentrar esforços em operações mais volumosas.

Tá, mas o que é essa tal de “computação quântica”? 👨‍💻

Até agora, essa tecnologia era mais teórica ou experimental, usada principalmente em laboratórios ou projetos de pesquisa.

🧠 A grande diferença: Diferentemente dos computadores convencionais, os que usam tecnologia quântica conseguem processar dados em uma velocidade nunca vista antes.

  • Enquanto todos os computadores que conhecemos processam informações em unidades binárias chamadas bits, os computadores quânticos operam com qubits — que não se limitam a dois valores.

🪙 Pra você sair daqui entendendo… Enquanto um bit é como uma moeda na mesa, que só pode mostrar cara ou coroa, um qubit é como uma moeda girando no ar, que pode estar em vários estados ao mesmo tempo.

Ok, a gente sabe que você quer ter o que fazer no final de semana 🫵

| What We’re Gonna Do

👀 Para ver. Nem Titanic, nem A Origem, na opinião de muitos críticos, este faroeste que estreou nos cinemas é o melhor filme da carreira de Leonardo DiCaprio. Não por acaso, o ator vem forte para o Oscar de 2026.

🎧 Para ouvir. Se alguém que você admira é considerada uma pessoa de sucesso, muito provavelmente ela já passou por este podcast que, apesar do nome, não entrevista apenas CEOs.

📖 Para ler. Numa viagem fascinante pela história da humanidade, este livro mistura história, biologia e filosofia para mostrar como a tecnologia moldou a nossa espécie.

☕ Para fazer. Que o café é uma tradição brasileira todo mundo já sabe, mas, o que você talvez nunca tenha imaginado é que dá para “gourmetizar” o seu bom e velho cafezinho de todo dia.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨