Edição 327 - 12/09/2025

Um presente de grego chamado IA?

Foram muitas as análises e cálculos feitos para dizer que, num futuro próximo, a inteligência artificial vai substituir empregos e facilitar o nosso dia a dia. Mas chegou a hora de a realidade do escritório se impôr — e ela é bem diferente do que causava medo nas pessoas.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 Com a justificativa de acabar com o Hamas, Israel leva guerra para o Catar;

🟡 Bolsonaro foi condenado: o que acontece agora?;

🔴 OpenAI quer fazer novo acordo mirando na bolsa de valores;

🔵 Parece que a IA não está ajudando tanto quanto os funcionários esperavam…;

🟣 A tempestade perfeita está atingindo o Banco Central dos EUA.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras - William Shakespeare

Com a justificativa de acabar com o Hamas, Israel leva guerra para o Catar

| Mundo

(MSN)

🔥 O tom subiu ainda mais no Oriente Médio: No primeiro grande ataque fora da região da Faixa de Gaza, o exército de Israel realizou bombardeios em Doha, capital do Catar.

  • Segundo o governo israelense, os alvos faziam parte da liderança do Hamas — facção contra a qual o país está em guerra desde outubro de 2023.

🌏 O resultado: Apesar da morte de seis pessoas, os líderes do grupo terrorista sobreviveram. Mas, além do custo humano, o ataque mudou os rumos da geopolítica na região.

Isso porque o governo do Catar reagiu chamando o ataque de “terrorismo de Estado” por parte de Israel e afirmou estar “enfurecido” pela ação.

🇮🇱🇶🇦 “Se eles não o fizerem, nós o faremos”: Foi assim que o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, elevou o tom ao falar sobre o suposto asilo que o Catar daria à liderança do Hamas.

(SBS)

Seja como for, a situação gerou indignação não apenas no mundo árabe, mas também na comunidade internacional como um todo. A ONU, por exemplo, classificou a ação como uma “violação flagrante da soberania territorial”.

🔜 O que acontece agora? A grande questão era que o Catar vinha atuando como principal mediador entre as autoridades de Israel e líderes do Hamas — tentando levá-los a um acordo de cessar-fogo.

Com a escalada, o fim da guerra parece cada vez mais distante. Não à toa, o primeiro-ministro do Catar disse que Israel “matou qualquer esperança” de libertação dos reféns que ainda estão em Gaza.

Bolsonaro foi condenado: o que acontece agora?

| Brasil

(InfoMoney)

👨‍⚖️ 27 anos e 3 meses de prisão: Essa foi a pena que a Primeira Turma do STF impôs a Jair Bolsonaro ao condená-lo por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes.

  • Por 4 votos a 1, os ministros entenderam que o ex-presidente liderou a organização criminosa que tentou mantê-lo no poder e impedir a posse de Lula após as eleições de 2022.

Além da prisão, Bolsonaro terá de pagar, junto com os outros condenados, R$ 30 milhões em indenizações pelos danos causados aos prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023.

🇧🇷 Tem gente chamando de “o julgamento do século”: Essa é a primeira vez na história do Brasil que um ex-presidente é condenado por um crime desse tipo.

Você com certeza já ficou sabendo dessa notícia e, talvez, queira se aprofundar sobre como foram os votos de cada ministro — se esse for o seu caso, clique aqui.

🔜 E daqui pra frente? Agora, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o futuro de Bolsonaro, tanto político quanto pessoal.

Ele vai direto para a cadeia? 🚔

Dos 27 anos e 3 meses de prisão que Bolsonaro deverá cumprir, 24 anos e 9 meses serão em regime fechado e os 2 anos e 6 meses restantes em semiaberto.

(g1)

Mas não agora: Ninguém é detido imediatamente. A pena só começa a valer quando todos os recursos da defesa forem analisados e esgotados — o chamado trânsito em julgado.

  • Além disso, como ex-presidente e militar de alta patente, Bolsonaro não irá para uma cela comum quando iniciar o cumprimento da condenação em regime fechado.

🤔 Quando tudo isso acontece? Como não sabemos quanto tempo a análise dos recursos irá demorar, não há uma data definida para a prisão.

No entanto, o STF tem até 60 dias para publicar o acórdão — o documento oficial com os votos e a decisão final.

Outras consequências 👇:

Além da prisão e multa, a condenação traz outras medidas que impactam a vida de Bolsonaro:

  • Inelegível: O ex-presidente ficará inelegível — sem poder se candidatar a nenhum cargo político;

  • Perda de direitos políticos: Quando a condenação se tornar definitiva, ele perderá direitos como votar e ser votado.

Vale lembrar que o líder de direita já está em prisão domiciliar desde agosto, monitorado por tornozeleira eletrônica, por decisão anterior do STF.

OpenAI quer fazer novo acordo mirando na bolsa de valores

| Tecnologia

(Brendan Lynch)

👃 Cheirinho de ações no ar… A Microsoft está cada vez mais próxima de assinar um contrato que amplia a parceria da BIG TECH com a OpenAI.

  • O movimento reforça a aliança iniciada em 2019, que já levou a gigante dos softwares e gadgets a investir mais de US$ 13 bilhões na criadora do ChatGPT.

💸 A relevância: O acordo inclui a transição da OpenAI — originalmente uma organização de pesquisa sem fins lucrativos — para a estrutura de uma empresa que pode buscar lucros.

O grande ponto da jogada está no fato de que, virando uma empresa com fins lucrativos, a companhia que lidera o mercado de IA cumpriria um requisito essencial para poder negociar suas ações e fazer seu IPO.

🤔 Sabia dessa? Hoje, todos os investimentos feitos na dona do ChatGPT são considerados “doações”, já que ela é registrada oficialmente como uma organização de pesquisa não comercial desde 2015.

Com a mudança na estrutura e a criação de um novo conselho, algumas restrições iriam acabar, como a que limita os lucros que investidores da empresa podem receber.

Gerando polêmicas: A alteração levantou questões sobre se a OpenAI continuará comprometida com os objetivos de desenvolver uma IA segura para a humanidade — e não apenas para gerar dinheiro.

🤖 Zoom out: O número de usuários do ChatGPT mais que dobrou em um ano e, hoje, já são mais de 700 milhões de pessoas usando o chatbot toda semana ao redor do mundo.

Hora do tour pelas manchetes que você precisa saber para o final de semana

Parece que a IA não está ajudando tanto quanto os funcionários esperavam…

| Negócios

(Sarah Grillo)

👀 O lado B da tecnologia: Um estudo feito com empresas do mundo inteiro mostrou que a ideia de que a inteligência artificial vai tornar o trabalho mais fácil e rápido e, em alguns casos, até “roubar” empregos pode não ser tão real.

Isso porque a pesquisa descobriu que a maioria dos empregados (77%) afirma que a IA, na verdade, aumentou a carga de trabalho e, em diversas situações, dificultou a entrega de resultados.

💼 Eis o paradoxo: Enquanto as empresas correm para adotar IA em larga escala, os funcionários dizem que a rotina ficou mais caótica justamente por terem que agir como “babás” da tecnologia.

Para se ter ideia, metade dos profissionais relata passar mais tempo revisando as respostas das IAs do que ganhando eficiência com elas.

  • A pressão é tanta que o estudo também revelou que 1 em cada 3 funcionários está pensando em pedir demissão já nos próximos seis meses.

🦾 Muita calma nessa hora… No médio prazo, especialistas apontam que esse ruído faz parte da curva de adoção.

Assim como aconteceu com e-mails corporativos ou smartphones, há um período inicial em que as ferramentas parecem atrapalhar mais do que ajudar.

🔮 Olhando pra frente: O desafio agora é encontrar equilíbrio entre o uso estratégico da IA e a carga real que ela gera no dia a dia.

Para isso, o levantamento concluiu que as companhias devem apostar na contratação de especialistas freelancers nessa área e na revisão das metas tradicionais de produtividade.

Mas tem um lugar onde a IA chegou pra somar 🇦🇱

Com o objetivo de tornar o país “livre de corrupção”, o governo de Albânia foi o primeiro do mundo a nomear uma ministra de Estado gerada 100% por inteligência artificial.

🤖 “Que história é essa, Espresso?”: O primeiro-ministro do país decidiu incluir a assistente virtual “Diella” em seu gabinete, dizendo que ela vai tomar todas as decisões relativas a concursos públicos.

Obviamente, ela não terá uma presença física, mas vai ficar disponível 24 horas por dia para desmembrar e analisar cada centavo gasto com o serviço público albanês. Será que a moda pega?

A tempestade perfeita está atingindo o Banco Central dos EUA

| Economia

(Business Insider)

😥 Under pressure Com a divulgação dos dados mais recentes, ficou claro que o cenário econômico americano está próximo de um ponto de virada.

  • A inflação anual atingiu 2,9% no mês passado, registrando o avanço mais rápido desde janeiro;

  • Ao mesmo tempo, os pedidos de auxílio-desemprego aumentaram;

  • Para completar, a oferta de vagas diminuiu — confirmando um mercado de trabalho em desaceleração.

💰 Why it matters: Isso coloca o FED — o Banco Central dos EUA — numa posição difícil para a reunião da próxima semana, em que um possível corte na taxa de juros do país será discutido.

O que mais pesa por lá é mesmo a inflação, com algumas varejistas relatando que foram obrigadas a aumentar os preços por causa das tarifas de importação impostas pela Casa Branca.

💊 Qual é o melhor remédio? Normalmente, quando um BC vê uma inflação mais alta, ele aumenta as taxas de juros — ou as mantém estáveis — para esfriar a economia.

  • Mas, como o mercado de trabalho na terra do Tio Sam também está oscilando, a decisão do FED é mais complicada — já que mexe diretamente com o poder de compra dos americanos.

Vale lembrar que juros mais baixos facilitam empréstimos para empresas e pessoas, reacendendo a economia.

🇧🇷 Também respinga por aqui: Com a rentabilidade da renda fixa americana em queda e a de países emergentes em alta, a tendência é que investidores estrangeiros direcionem mais recursos para cá.

Não por acaso, o dólar vem caindo e a bolsa brasileira batendo recordes — consequência da expectativa pelo aumento da oferta da moeda estrangeira no nosso país.

Prazer, nós sómos a newsletter que te informa e que te tira do tédio 🤝

| What We’re Gonna Do

American Idol Reaction GIF by Idols Global

(Giphy)

📱 Para ler rápido. Descubra por que a beleza não é tudo — e como o verdadeiro charme das pessoas atraentes vai muito além da aparência.

📖 Para ler devagar. Todo mundo quer parecer mais rico do que é — e esse desejo molda comportamentos, modas e estilos de vida. Este livro revela os bastidores da ostentação no Brasil, onde ser rico é tabu, mas ostentar é regra.

🎧 Para ouvir. Eu sei que você vive se cobrando e querendo resolver tudo de uma vez... mas quer um conselho? Aqui está.

👀 Para ver. Nova York volta a ser palco de segredos. A nova temporada de Only Murders in the Building começa com a morte de um porteiro e mergulha em máfia, mistério e conspirações.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨