Edição 323 - 08/09/2025

Lá tudo acaba em baguete?

Enquanto o Dia da Independência foi marcado por manifestações de direita e de esquerda do nosso país, os franceses não precisaram nem de feriado para esquentar o cenário político. Na terra da baguete, a semana já começou com primeiro-ministro renunciando.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 A França acaba de mergulhar numa grande crise política;

🟡 O 7 de Setembro esquentou ainda mais a pauta da anistia;

🔴 A internet foi — literalmente — cortada debaixo d’água;

🔵 Quando o assunto é soja, a China virou as costas para os EUA e sorriu para o Brasil;

🟣 Trump quer dar “passes livres” para alguns produtos nos EUA.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso - Ariano Suassuna

A França acaba de mergulhar numa grande crise política

| Mundo

(Swissinfo)

👋Au revoir, premier!”: Enquanto você tomava o seu café da tarde, o primeiro-ministro francês, François Bayrou, foi forçado a renunciar depois de perder o voto de confiança do Parlamento.

  • A mobilização para derrubar o premiê veio depois que Bayrou não conseguiu aprovar o orçamento do governo para o ano que vem. Ao todo, 364 parlamentares votaram contra ele e 194 a favor.

🤔 “Ué, mas e o Macron?”: Por enquanto, ele continua no cargo. Essa notícia não é necessariamente sobre ele porque a França é semi-presidencialista.

Isso significa que, enquanto Macron é chefe de Estado e tem mandato até 2027, podendo dissolver o Parlamento, o premiê é o chefe de Governo e comanda a execução das leis.

😬 Um cargo no mínimo instável… Com a renúncia de Bayrou, essa é a quarta vez em menos de dois anos que um primeiro-ministro francês perde o apoio do Parlamento e é derrubado do cargo.

Com o país em crise fiscal, o então premiê tentou emplacar um plano de corte de gastos de € 44 bilhões, mas acabou criticado pela esquerda, pela direita e pelos partidos com menor representação.

  • Para uns, era austeridade demais; para outros, injusto. No fim, ele ficou sem base de apoio.

🗣️ Agora sim, hora de falar sobre Macron: O presidente francês enfrenta uma situação complicada. Ele pode indicar outro premiê, dissolver o Parlamento e convocar novas eleições ou, em último caso, renunciar.

A grande questão é que, caso Macron indique um novo primeiro-ministro, as chances de o indicado não conseguir apoio suficiente no Parlamento e formar um governo são grandes.

Por outro lado, a convocação de uma nova eleição pode mergulhar o país em ainda mais incerteza — especialmente por conta do crescimento do partido de ultradireita de Marine Le Pen nas pesquisas.

Ou seja, a crise é certa e restam poucas opções para o governo. Enquanto isso, decisões importantes — da economia ao orçamento militar — seguem paralisadas.

🇫🇷 Bottom-line: A França é a 2ª maior economia da Europa. Uma crise por lá mexe com a economia de todo o bloco — desviando a atenção de problemas como a guerra na Ucrânia e o orçamento do Velho Continente.

O 7 de Setembro esquentou ainda mais a pauta da anistia

| Brasil

(Diário do Nordeste)

🇧🇷 “Independência ou morte!”: Depois de 203 anos, o que Dom Pedro I gritou às margens do Ipiranga foi abafado por gritos de “anistia”tanto pró quanto contra.

  • Como já era de se esperar, o feriado do Dia da Independência foi palco de manifestações políticas de esquerda e de direita em mais de 20 capitais do nosso país.

🗣️ Dois lados e uma palavra em comum: Às vésperas da decisão do STF sobre o futuro de Bolsonaro, apoiadores do ex-presidente pressionam por um perdão aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.

Neste lado do espectro, o projeto defendido envolve uma anistia ampla — que incluiria não só o perdão de penas, mas também a volta da elegibilidade do líder de direita, mirando as eleições presidenciais do ano que vem.

Ou seja, nos atos pró-Bolsonaro, a principal bandeira tinha o pedido de “Anistia Já”.

🚩 Enquanto isso… Nas manifestações de movimentos de esquerda, o grito foi o oposto, com os presentes entoando “Sem Anistia”.

Para esse lado, os atos de 08/01 foram criminosos — fruto de uma tentativa de golpe de Estado — e não podem ser perdoados.

Onde tudo será decidido 👇

Embora as mobilizações aconteçam em peso nas ruas e nas redes sociais, é no Congresso Nacional, em Brasília, que o destino da anistia vai ser definido.

💡 Duas Casas, duas ideias: Enquanto a Câmara discute uma anistia ampla, o Senado tenta costurar um texto alternativo com um “perdão parcial” e redução de penas.

  • Depois das manifestações de ontem, é difícil de cruzar os corredores do Congresso sem ouvir a palavra “anistia” sendo o centro das discussões entre os parlamentares.

🧑‍⚖️ Do outro lado da Praça dos Três Poderes: Quem acompanha tudo é o STF, cujos ministros já sinalizaram que consideram a ideia de anistia para todos os envolvidos “inconstitucional”.

Partidos do Centrão pressionam pela anistia total, em parte para agradar Bolsonaro. Já o governo e o Supremo alertam para o risco de enfraquecimento da democracia caso a proposta avance.

👣 Os próximos passos: As discussões e articulações continuam — embora nenhuma votação esteja prevista para os próximos dias.

Se a Câmara insistir no projeto atual, o atrito entre os Poderes pode aumentar ainda mais. Por outro lado, um texto mais moderado pode reduzir tensões e abrir caminho para um acordo político.

A internet foi — literalmente — cortada debaixo d’água

| Tecnologia

(Tecnoblog)

🛜 O ataque que deu nó na rede: Enquanto você usava a internet tranquilamente durante o final de semana, o status da conexão foi bem diferente na Ásia e no Oriente Médio.

O motivo foi um ataque direcionado que cortou os cabos submarinos no Mar Vermelho, responsáveis por levar sinal de comunicação para milhões de pessoas em países como Índia, Paquistão e Emirados Árabes.

📖 Para ficarmos na mesma página: Talvez você não saiba, mas toda vez que se conecta online, deve agradecer aos mais de 1.000.000 de quilômetros de cabos espalhados pelos oceanos.

(Business Insider)

🌏 E quem cortou os cabos do outro lado do mundo? A principal suspeita envolve os Houthis — facção do Iêmen aliada do Hamas que tem feito ataques para pressionar Israel a encerrar a guerra em Gaza.

Eles já atacaram navios na mesma região e agora podem ter interrompido essas linhas de comunicação para chamar ainda mais atenção para a causa que defendem.

📸 The big picture: O ataque mostrou ao mundo como a rede de cabos submarinos segue vulnerável e como incidentes desse tipo podem gerar efeito dominó em escala global.

Pense que quando um cabo quebra, o tráfego desvia por outros caminhos. É como fechar a pista de uma rodovia — o trânsito fica mais lento e congestionado para todos que dependem daquela rota.

Um tour pelas manchetes para começar a semana

🙏🇻🇦 O santo que vestia calça jeans: Papa canoniza Carlo Acutis, conhecido como o “influencer de Deus”

🇻🇪🇺🇸 Para combater o tráfico de drogas: Venezuela ampliará tropas em cinco estados em meio a tensão com os EUA

Quando o assunto é soja, a China virou as costas para os EUA e sorriu para o Brasil

| Negócios

(Logcomex)

👌🏼 Zero quilos de soja. Foi essa a remessa de soja que os EUA venderam no início da safra 2025/26 para a China — que, por muito tempo, já foi seu maior cliente histórico.

  • A quebra de ritmo é inédita, já que, normalmente, os americanos chegam à largada da colheita com contratos firmados. Acontece que, agora, os chineses fecharam a carteira.

(CNN Brasil)

🇺🇸🇨🇳 Um pequeno grão e uma grande briga: Os EUA aumentaram os impostos sobre produtos chineses e, para revidar na mesma moeda, a China elevou as taxas sobre mercadorias americanas — incluindo a soja.

  • Esse movimento está deixando os agricultores dos EUA em pânico, afinal de contas, a colheita deles está começando agora, mas não têm para quem vender, já que seu maior cliente sumiu.

🇧🇷😅 Enquanto uns choram, outros vendem lenço… Com os americanos fora do jogo dos chineses, é o Brasil que está se dando bem — com o volume de vendas para a China crescendo cada vez mais.

Ao contrário do que aconteceu com os contratos com os EUA, os chineses já garantiram milhões de toneladas de soja brasileira para os próximos meses.

Mesmo com uma colheita recorde, os produtores estão vendendo os grãos por valores altos. Essa alta na demanda fez o preço da soja subir quase 20% desde o começo do ano no nosso país.

👨‍🌾 Zoom out: O Brasil é o maior exportador de soja do mundo e a China o maior importador da commodity. Ou seja, a guerra comercial entre chineses e americanos só reforçou esse match.

Trump quer dar “passes livres” para alguns produtos nos EUA

| Economia

(Poder360)

🏳️ Hora da trégua? Depois de taxar e sobretaxar inúmeros países e produtos, Donald Trump está dando sinais de que quer levantar a bandeira branca da paz — mas não para todo mundo.

O presidente americano decidiu retirar todas as tarifas de importação sobre materiais como grafite, tungstênio, urânio e barras de ouro — além de outros metais estratégicos.

  • A nova medida também abre uma porta para que outros produtos que os EUA não produzem — como especiarias e café — possam ter suas tarifas suspensas no futuro.

☕ A relevância: O café é uma das principais mercadorias exportadas pelo Brasil, movimentando quase US$ 15 bilhões por ano.

Ou seja, uma tarifa zero nos EUA poderia dar sobrevida às vendas brasileiras em meio ao embate da guerra comercial.

✍️ Algumas coisas não mudam… Enquanto retira tarifas de alguns setores, Trump mantém — e até amplia — em outros. Produtos de silicone, resina e hidróxido de alumínio, por exemplo, entraram na lista de taxações.

Tudo faz parte do plano de Trump de proteger as empresas americanas. A ideia dele é estimular a compra de mercadorias feitas nos EUA e usar as tarifas como moeda de troca.

🗣️ O recado foi dado: Para o resto do mundo, a nova ordem da Casa Branca mostra que os EUA podem estar abrindo uma brecha para negociar e evitar uma “guerra de tarifas” ainda maior.

Ei, não precisa fazer da gente um segredo 🤫

| Programa de Indicação

🤝 Querido leitor, aqui a gente acredita que o que é bom precisa ser compartilhado.

  • Ainda mais quando você ajuda a deixar cada vez mais pessoas sabendo de tudo o que acontece no Brasil e no mundo de forma rápida, inteligente e leve.

👀 Ainda não te convenceu? Então saiba que quando você recomenda o Espresso, você passa a somar pontos para resgatar as nossas recompensas exclusivas de graça.

  • Simples assim: Quanto mais você indica → mais pontos você ganha → mais recompensas são enviadas. 🎁

Basta compartilhar o seu link de indicação com todo mundo que vier à mente para começar a somar pontos. Ah, e lembre que a turma indicada precisa confirmar a inscrição por aqui ;)

Ao participar, você automaticamente concorda com os Termos e Condições do nosso programa.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨