Edição 306 - 14/08/2025

Que tal fazer um bebê sob medida?

Cada vez mais endinheirados do Vale do Silício querem que os seus filhos nasçam com um diploma de Harvard que lhes foi dado dentro do útero. Na nova era da tecnologia, os pais querem personalizar o bebê antes mesmo dele nascer. Será que vai dar certo?

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 A primeira cirurgia da história contra a depressão foi um sucesso;

🟡 Além dos ministros do STF: Trump fecha as portas para mais servidores brasileiros;

🔴 O Vale do Silício está obcecado em melhorar o QI de bebês que nem nasceram;

🔵 EUA levam fora e Brasil vira o queridinho da China quando o assunto é soja;

🟣 Quem disse que a revolução da inteligência artificial sairia barato?.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade - Winston Churchill

A primeira cirurgia da história contra a depressão foi um sucesso

| Mundo

(Willam Contreras)

🧠 Como se o cérebro ganhasse um “upgrade”: Uma colombiana de 34 anos entrou para a história como a primeira pessoa no mundo a passar por uma cirurgia cerebral contra a depressão crônica.

  • Em linhas gerais, o procedimento implantou quatro eletrodos em áreas profundas do cérebro da paciente para “regular” os circuitos responsáveis pela tristeza, ansiedade e falta de motivação.

“Voltei a ver a luz”: Foi assim que Lorena Rodríguez descreveu o pós-cirúrgico. Ela conta que, há pelo menos 20 anos, vivia a vida no “piloto automático”.

A colombiana tentou de tudo — remédios, terapias, meditação, até mudança de país —, mas nada trazia alívio duradouro e, por isso, ela aceitou participar dessa cirurgia experimental.

  • ⚠️ OBS: Casos assim, em que a doença não responde aos tratamentos convencionais, são chamados de depressão crônica e resistente. É para essas condições que a nova cirurgia traz esperança.

🤔 Então “a cura” foi encontrada? Antes de tudo, é importante entender que esse procedimento de Estimulação Cerebral Profunda não é uma cura definitiva, mas pode, sim, trazer uma grande melhora.

Os estudos mais avançados sobre a cirurgia indicam que entre 40% a 60% dos pacientes apresentam alguma evolução, enquanto de 20% a 30% ficam livres dos sintomas da doença por longos períodos.

🔜 O que vem por aí: O procedimento feito na Colômbia ainda está em fase experimental e não foi aprovado por grandes agências reguladoras — como a FDA, nos EUA.

Mesmo assim, a estimulação cerebral já é usada para outras doenças, como o Parkinson. Seja como for, o caso da colombiana Lorena é considerado um marco para a medicina.

Além dos ministros do STF: Trump fecha as portas para mais servidores brasileiros

| Brasil

(EBC)

🎯 Continuamos na mira da Casa Branca… Numa nova rodada de cancelamento de vistos, Donald Trump revogou as permissões de entrada de mais dois servidores públicos brasileiros.

Dessa vez, estamos falando de Mozart Sales e Alberto Kleiman, dois técnicos do Ministério da Saúde que participaram da criação do Mais Médicos.

🔙 Hora do #TBT: Criado em 2013, durante o governo Dilma, o programa levou médicos — em sua maioria cubanos — para regiões carentes do Brasil.

  • E foi justamente por conta dessa parceria com Cuba que a Casa Branca decidiu aplicar a punição contra os dois servidores brasileiros.

🇺🇸 A visão de Trump: Segundo a atual administração americana, o Mais Médicos configurava uma prática de “trabalho forçado”, já que parte dos salários era repassada diretamente ao governo de Cuba.

A relevância: A suspensão eleva ainda mais a tensão diplomática entre EUA e Brasil — que vêm trocando farpas comerciais e políticas nos últimos meses.

Na prática, a restrição de visto impede viagens oficiais, participação em eventos e contatos diretos com autoridades americanas.

Mas, nas entrelinhas, a decisão é um sinal claro de que o governo Trump não vai deixar de criticar o Brasil sobre direitos humanos e relações com regimes considerados inimigos por Washington.

🇧🇷 A resposta: O ministro da Saúde disse que o Mais Médicos "sobreviverá a ataques”. Além disso, tanto o governo quanto os servidores bateram na tecla de que o programa salva vidas e é aprovado pela população.

O Vale do Silício está obcecado em melhorar o QI de bebês que nem nasceram

| Tecnologia

(NPR)

🧪 Uma seleção nem tão natural assim… Alguns dos maiores endinheirados do ramo da tecnologia estão gastando milhares de dólares em tentativas de ter filhos superdotados.

No coração do Vale do Silício, a nova moda é realizar testes genéticos em embriões para tentar selecionar apenas aqueles com maior probabilidade de apresentar traços de inteligência.

O que os clientes buscam com essa “otimização genética” é que os seus filhos tenham menos riscos de doença, sejam altos e fortes e, principalmente, que apresentem um QI elevado.

🧠 As duas letrinhas do momento: O que está por trás disso é uma crença no mundo do Vale do Silício que trata o Quociente de Inteligência como a chave do sucesso.

Não por acaso, alguns serviços “casamenteiros” operam como um “Tinder de luxo”, voltado a formar casais de pessoas superinteligentes que passaram pelas melhores universidades do mundo.

🤔 Virou polêmica… Além das acusações de “eugenia” e de tentativa de criação de uma “superclasse genética”, críticos dizem que os testes conseguem prever apenas de 5% a 10% da variação de inteligência.

Isso significa que a criança ganharia, no máximo, de 3 a 4 pontos de QI a mais.

Enquanto alguns veem isso como “evolução” e outros temem um futuro distópico, a febre por “bebês otimizados” só cresce.

PS: Ficou encucado com essa história e está procurando por um bom filme para assistir hoje à noite? Esse aqui vai te cair bem…

Foi aqui que pediram um tour pelas manchetes do mundo todo?

🇺🇸🗣️ Também criticou processo contra Bolsonaro: Trump diz que Brasil tem sido um parceiro comercial “horrível”

📞📵 Depois de muitas chamadas recusadas… Anatel tira obrigatoriedade do prefixo 0303 em ligações de telemarketing

🇷🇺☢️ Às vésperas de encontro entre Putin e Trump: Rússia prepara teste de míssil nuclear misterioso

EUA levam fora e Brasil vira o queridinho da China quando o assunto é soja

| Negócios

(O Globo)

👋🇺🇸Bye bye, Uncle Sam!”: A China, maior compradora de soja do mundo, está fechando grandes negócios com o Brasil e deixando os Estados Unidos cada vez mais escanteados.

Essa mudança de estratégia tem feito o mercado brasileiro bater recordes de exportações para os chineses neste ano:

  • Até julho, já foram mais de 77 milhões de toneladas de soja exportadas para o gigante asiático;

  • Atualmente, a China compra 70% da soja brasileira.

💰 O que está por trás disso: Com a guerra comercial entre EUA e China, Pequim está cobrando uma taxa de 23% sobre a soja americana — fazendo com que o produto brasileiro fique mais barato e competitivo.

Como nem todo mundo sai sorrindo nessa história, os americanos devem perder bilhões em venda com esse movimento.

  • 🇨🇳 Por que isso importa? Esse cenário mostra uma tendência dos chineses em fugir dos americanos e diversificar suas importações — principalmente quando falamos de commodities.

Vale lembrar que o Brasil é o maior exportador de soja do mundo e a China o maior importador da commodity. Ou seja, a guerra comercial só fez esse match ficar ainda mais forte.

O timing não poderia ser melhor: A safra brasileira de soja para este ano deve bater recorde com 172 milhões de toneladas, deixando o nosso mercado ainda mais atraente para os chineses.

👀 Só tem um porém… Tudo isso está deixando o Brasil muito dependente dos chineses. O alerta que fica é que, se a China reduzir compras no futuro, isso pode afetar os produtores do nosso país.

Quem disse que a revolução da inteligência artificial sairia barato?

| Economia

(Forbes)

🤑 O preço da inovação: Você sabe que, a cada dia que passa, o mundo fala com mais intensidade sobre inteligência artificial e surgem novos chatbots para as mais diversas finalidades.

  • O que você talvez não saiba é que, enquanto você pode conversar com o seu GPT de graça, desenvolver toda essa tecnologia e fazê-la funcionar custa bem caro.

👇 O ponto principal é esse aqui: Assim como a “nuvem” onde você guarda os seus arquivos, todos os dados na internet precisam, na verdade, de um espaço físico.

No caso das IAs — que usam muitos dados —, essas informações são guardadas em supercomputadores que ficam dentro dos chamados “data centers”, que são como enormes usinas de energia digital.

🤖 Não existe almoço grátis: As maiores BIG TECHs do planeta — de Google a OpenAI — estão gastando cifras absurdas, na casa dos trilhões de dólares, para construir e manter esses centros de armazenamento de dados.

  • Só até 2029, estima-se que o mundo gaste quase US$ 3 trilhões nisso.

“Help me!”: Até pouco tempo atrás, essas empresas bancavam as suas construções com dinheiro próprio. Acontece que a corrida da IA está tão cara que ficou inevitável recorrer a empréstimos volumosos.

É aí que entram os fundos e investidores externos, que devem financiar mais da metade de todo o valor necessário para a IA continuar sendo desenvolvida.

🔥 O mercado está fervendo: O setor de private equity está disputando terrenos, contratos e até chips poderosos para abastecer os data centers. Alguns projetos e financiamentos passam dos US$ 100 bi.

O problema é que, se a demanda por IA não crescer como o esperado, muita gente que entrou nessa aposta bilionária pode acabar com prédios caríssimos que ninguém quer — e com dívidas enormes também.

Você ainda tem mais de 24 horas 🫵

| Agosto do Espresso

👀 Oportunidade assim a gente não deixa passar… O Agosto do Espresso está chegando ao fim e, nessse clima de fim da campanha, vamos te dar um spoiler:

  • A disputa está acirradíssima 🏃‍♂️‍➡️.

Cada indicação conta, e cada indicação está fazendo a diferença no ranking do novo iPhone.

🤳 Sim, você já sabe… A sua newsletter favorita, além de te deixar informado, quer te presentear com um iPhone 16.

O leitor que mais converter indicações para o Espresso até 15/08 (amanhã), às 23h59 fica com um celular da maçã novinho.

  • Sim, é simples e fácil: quem trouxer mais leitores, ganha!

Tá, e como eu faço isso? 🤔 

  1. Clique no botão abaixo para acessar o portal de indicações;

  2. Copie o seu link de indicação único que aparece na parte de cima da página;

  3. Compartilhe com toda a sua galera. Vale postar nos stories, encher o saco do pessoal no WhatsApp e até sair convidando gente na rua.

Cada nova inscrição feita pelo seu link único (lembrando que precisa ser confirmada por e-mail, como mostra esse gif), vira uma chance a mais de levar esse presentinho.

Pronto, agora é só clicar aqui embaixo para coletar o seu link 👇:

Se o botão não aparecer para você, clique aqui p

*Ao participar, você aceita automaticamente os termos da campanha. Para ver as regras completas e todos os detalhes, é só clicar aqui.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨