- 💨 espresso
- Posts
- Edição 285 - 16/07/2025
Edição 285 - 16/07/2025

Não faça PIX para o Trump
Depois de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, agora o Tio Sam resolveu fazer uma “inspeção geral” no comércio do nosso país. Se você achou que essa polêmica já tinha acabado, hoje te contamos como o Brasil virou alvo mais uma vez.
Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:
🟠 Israel ataca Síria em nova escalada no Oriente Médio;
🟡 Embate com Trump pegou bem para a imagem de Lula;
🔴 O seu cérebro pode ficar desnutrido com tanta inteligência artificial;
🔵 Trump manda governo investigar tudo que envolve o comércio brasileiro;
🟣 O dia amanheceu mais verde em Wall Street .
🥠 Seu biscoitinho da sorte
Há dois tipos de pessoa que vão te dizer que você não pode fazer a diferença neste mundo: as que têm medo de tentar e as que têm medo de que você se dê bem - Ray Goforth
Israel ataca Síria em nova escalada no Oriente Médio
| Mundo

(WSJ)
🇮🇱🇸🇾 Nova guerra, velhos inimigos: Hoje, enquanto você almoçava, Israel lançou uma série de ataques contra Damasco, capital da Síria.
Na raiz de tudo isso estão os drusos, uma minoria étnico-religiosa que vive na Síria e em Israel.
A diferença é que, enquanto esse grupo árabe vive marginalizado em algumas regiões sírias, em terras israelenses eles são integrados ao Exército e têm cidadania.
🪖 Qual foi o estopim? Nos últimos dias, a cidade síria de Suwayda — onde vive a maioria dos drusos do país — virou palco de violentos confrontos entre essa comunidade e forças do governo local.
Logo depois do exército da Síria enviar tropas e tanques para controlar a tensão na região, Israel decidiu entrar na jogada — contrariando pedidos de trégua por parte dos EUA.
Os israelenses alegam que estão defendendo os drusos por laços históricos e porque muitos deles têm familiares em Israel.
💣 As imagens que rodaram o mundo: Os bombardeios mais violentos aconteceram hoje, quando forças de Tel Aviv atacaram prédios do governo sírio — inclusive o Ministério da Defesa.
Um desses ataques foi registrado em rede nacional durante a apresentação de um telejornal. Clique para ver.
🌏 Bottom-line: Mesmo com a ação gerando críticas da ONU e dos EUA, não há sinais de que as forças israelenses e sírias irão interromper os ataques — abrindo uma nova frente de tensão no Oriente Médio.
Embate com Trump pegou bem para a imagem de Lula
| Brasil

(O Globo)
📈 Alta na tarifa e também na popularidade: A impressão dos brasileiros sobre o governo Lula melhorou depois que o presidente dos EUA anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Duas pesquisas publicadas hoje mostram o mesmo cenário: uma alta na aprovação ao governo e queda na rejeição.
🔎 Onde importa para o governo: Esse crescimento na popularidade veio especialmente de grupos fora da base tradicional do presidente, como pessoas da classe média, com ensino superior e do Sudeste.
Além disso, a maioria dos brasileiros considera injusta a tarifa de Trump e apoia a resposta do governo brasileiro — que está cogitando usar a Lei da Reciprocidade para aplicar taxas semelhantes sobre os EUA.
🇧🇷 Ponto para ele. De acordo analistas, outro fator que pode ter ajudado Lula foi a proposta de taxar os super-ricos, que agrada parte da população.
O seu cérebro pode ficar desnutrido com tanta inteligência artificial
| Tecnologia

(Sarah Grillo)
⚠️ Cuidado para não terceirizar o pensamento: Um estudo do MIT concluiu que depender demais das tecnologias de IA generativa para escrever textos pode fazer mal ao cérebro, principalmente a longo prazo.
A pesquisa mostrou que o pensamento crítico fica menos ativo, a memória piora e a pessoa pode até esquecer o que acabou de escrever — ou o que o chat passou para ela.
✍️ Como foi o teste? Com a proposta de escrever uma redação, os participantes do estudo foram divididos em três grupos:
O dos que escreveram só com a ajuda do ChatGPT;
Os que usaram apenas o Google para fazer pesquisas;
Aqueles que fizeram a redação sem nenhuma ferramenta além do próprio raciocínio.
🧠 O resultado: Quem escreveu sozinho teve o cérebro bem mais ativo e engajado. Já quem usou IA teve o menor esforço mental, com conexões cerebrais mais fracas.
Além disso, essas pessoas tiveram mais dificuldade para lembrar ou explicar o que tinham acabado de escrever.
🫰 Uma “dívida cognitiva”: Foi assim que os pesquisadores chamaram o efeito que pode ser gerado a longo prazo com quem delega muitas tarefas para a tecnologia.
Embora, no curto prazo, possa se economizar esforço e tempo, a capacidade de pensar criticamente, lembrar informações e criar ideias novas acaba se perdendo naturalmente.
🔮 Olhando pra frente: O uso de IA só tende a crescer — inclusive em escolas, empresas e redações. No Brasil, 7 em cada 10 estudantes já usam inteligência artificial para estudar — muitos deles, todos os dias.
O nosso tradicional tour pelas manchetes
🇵🇹🇧🇷 Endurecendo as regras: Parlamento de Portugal aprova pacote anti-imigração que pode afetar brasileiros no país
🕵️♂️🇺🇸 Assassinato de JFK: Novos documentos revelam mais conexões da CIA com Lee Harvey Oswald
📈🇬🇧 Acima do esperado: Inflação no Reino Unido acelera para 3,6% em junho
🇯🇵🇪🇺 Musk não gostou: Japão e UE estudam se juntar em rede de satélites para diminuir dependência da SpaceX
🇷🇺🇺🇦 Mais de 80 mil no escuro: Rússia ataca infraestrutura energética ucraniana com 400 drones
👨⚖️💰 Depois de audiência: Governo e Congresso não chegam a acordo no STF sobre cobrança do lOF
Trump manda governo investigar tudo que envolve o comércio brasileiro
| Negócios

(CBN)
🔎 O Tio Sam tá fazendo um pente-fino: Depois da polêmica da semana passada envolvendo a sobretaxa de 50% que Trump impôs sobre os nossos produtos, o Brasil virou alvo de mais uma ofensiva americana.
Dessa vez, o POTUS mandou o Departamento de Comércio dos EUA investigar formalmente todas as práticas comerciais praticadas em solo brasileiro.
🇺🇸 A justificativa: Trump recorreu a uma lei americana que permite esse tipo de ação quando outro país é considerado um “obstáculo aos interesses comerciais” dos EUA.
O que está incomodando, americans? 👀
São seis áreas principais de preocupação citadas no documento, que vão desde o PIX até a pirataria:
🤳 Tudo on-line: Os EUA reclamam que o Brasil favorece o PIX em detrimento de empresas de pagamento americanas — como as bandeiras de cartões de crédito.
A investigação também criticou decisões do STF que estariam “pressionando e obrigando” plataformas a removerem conteúdo político.
📊 Desigualdade nas tarifas: O Brasil foi acusado de cobrar impostos mais baixos de países como Índia e México, enquanto mantém taxas mais altas para produtos dos EUA.
👮♂️ Corrupção: O documento cita supostas falhas no combate à corrupção e na garantia de transparência no nosso país — o que deixaria investidores inseguros e desanimados.
🛍️ Propriedade intelectual: Na visão do governo americano, o Brasil não combate bem a pirataria e a venda de produtos falsificados. Até a famosa rua 25 de Março, em SP, foi citada no relatório.
⛽️ Etanol: Os investigadores disseram que o governo brasileiro aumentou muito os impostos sobre o etanol vindo dos EUA — o que teria derrubado as exportações do produto.
🌳 Desmatamento: Para os EUA, o nosso país não fiscaliza bem a situação ambiental da Amazônia, dando vantagem a produtos agrícolas brasileiros no mercado internacional.
🔜 Tá, e agora? No fim das contas, o documento pode resultar em mais taxações — e até a sanções — sobre produtos brasileiros. Uma audiência pública com o governo do Brasil foi marcada para setembro.
Já teve resposta: Em resposta à investigação americana, o governo Lula disse que “o PIX é nosso, my friend”. Além disso, a associação que representa os lojistas da 25 de Março bateu na tecla de que a região gera empregos e arrecada impostos.
O dia amanheceu mais verde em Wall Street
| Economia

(Bankier)
💰 Big banks, big profits: Quem passou hoje pelo centro financeiro de NY e se deparou com funcionários dos maiores bancos americanos provavelmente viu essa turma sorrindo de orelha a orelha.
Isso porque os bancões dos EUA começaram a temporada de resultados com números fortes, mostrando que estão se saindo bem mesmo com tantas incertezas diante da guerra comercial.
E os highlights do trimestre vão para 🔥…
JPMorgan teve lucro de US$ 15 bilhões — um resultado acima do esperado — graças a um aumento em fusões e aquisições de empresas;
Citigroup surpreendeu com uma receita 16% maior que a do ano passado e um lucro de US$ 4 bi — registrando alta de 25%;
Wells Fargo também lucrou mais, mas suas ações caíram após reduzir a previsão de ganhos para o ano.
Apesar da inflação e das taxas de juros altas, os bancos dizem que os consumidores americanos continuam gastando bem e pagando suas dívidas — o que é um bom sinal para a economia.
🤷♂️ E as tarifas? Ainda não está claro como os impostos sobre importações vão afetar a economia por lá, mas alguns clientes dos big banks têm se mostrado mais cautelosos antes de fazer grandes investimentos.
Ei, não precisa fazer da gente um segredo 🤫
| Programa de Indicação

🤝 Querido leitor, aqui a gente acredita que o que é bom precisa ser compartilhado.
Ainda mais quando você ajuda a deixar cada vez mais pessoas sabendo de tudo o que acontece no Brasil e no mundo de forma rápida, inteligente e leve.
👀 Ainda não te convenceu? Então saiba que quando você recomenda o Espresso, você passa a somar pontos para resgatar as nossas recompensas exclusivas de graça.
Simples assim: Quanto mais você indica → mais pontos você ganha → mais recompensas são enviadas. 🎁
Basta compartilhar o seu link de indicação com todo mundo que vier à mente para começar a somar pontos. Ah, e lembre que a turma indicada precisa confirmar a inscrição por aqui ;)
Ao participar, você automaticamente concorda com os Termos e Condições do nosso programa.
O que você achou da edição de hoje?Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨
