Edição 282 - 11/07/2025

“Deixa que eu navego sozinho”

Daqui a pouco, em vez de clicar, digitar ou perder meia hora tentando lembrar a senha do seu e-mail, você vai poder só… conversar com a internet. Pois é, os tempos mudaram e agora o seu navegador também vai te escutar.

⚠️ Um rápido lembrete…

| Programa de indicação

Clique na imagem para participar. Ao fazer isso, você automaticamente concorda com os termos e condições do nosso programa. Lembrando: a pessoa indicada precisar confirmar a inscrição por e-mail.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 Os drones russos estão ganhando força com a China nos bastidores;

🟡 Está na hora do mercado de relógios de luxo voar por aqui;

🔴 O ChatGPT pode ganhar um navegador para chamar de seu;

🔵 O melhor estado para se fazer negócios nos EUA está longe de NY;

🟣 Chegou a hora dos millennials entrarem no mundo das criptomoedas.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

Sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia sim, e no outro também - Robert Collier

Os drones russos estão ganhando força com a China nos bastidores

| Mundo

(Reuters)

Putin 🤝 Xi: Nesta semana, te contamos por aqui sobre o maior ataque aéreo já feito desde o início da guerra da Ucrânia, quando centenas de drones russos atingiram cidades do país vizinho.

Acontece que, agora, o mundo descobriu como a China tem sido uma peça-chave para que o exército russo consiga produzir milhares desses drones usados nos conflitos — mesmo se declarando “neutra”.

  • 🇷🇺🇨🇳 O que está acontecendo? Tudo passa pela Aero-HIT, uma empresa pouco conhecida que surgiu em 2022, logo após o início da invasão da Rússia à Ucrânia.

A companhia tem sede perto da fronteira com a China e montou parcerias com empresas e engenheiros chineses para produzir drones em massa — mesmo com sanções do Ocidente.

Essas pequenas aeronaves são versões adaptadas de drones civis chineses que, depois de prontas, podem ser usadas em combate.

🪖 A relevância: A Aero-HIT consegue produzir até 10 mil drones por mês, e são justamente eles que estão sendo usados em regiões ocupadas da Ucrânia.

Para esconder essas conexões, a Rússia usa empresas de fachada — do setor de transportes — para fazer os pedidos e movimentar o dinheiro.

Está na hora do mercado de relógios de luxo voar por aqui

| Brasil

(Forbes)

🕰️ O tempo está a nosso favor: O Brasil pode estar prestes a viver uma revolução no mercado de relógios de luxo.

  • Tudo isso por causa de um novo acordo comercial entre o Mercosul e a EFTA — um bloco de países europeus liderado pela Suíça, onde estão sediadas as marcas mais famosas de relógios do mundo.

💸 O que isso significa? Esse tratado prevê o fim do imposto de importação para produtos como relógios suíços. Hoje, esse imposto é de 20% e dificulta a entrada dessas marcas no país.

A expectativa é que o acordo seja aprovado e entre em vigor entre 2029 e 2030, fazendo com que esse imposto seja zerado.

🗝️ A virada de chave: Com esse cenário, o mercado da alta relojoaria pode crescer até 10x por aqui. Marcas como TAG Heuer, Patek Philippe, Swatch e Tissot devem abrir escritórios e lojas no país.

Como consequência, o consumidor brasileiro vai poder comprar relógios de luxo aqui por preços mais próximos aos praticados no exterior.

🇧🇷 Por que isso é relevante? Hoje, muitas marcas evitam o Brasil por causa da carga tributária. Com isso, quem quer um relógio de luxo geralmente compra no exterior, levando dinheiro e empregos para fora do país.

O ChatGPT pode ganhar um navegador para chamar de seu

| Tecnologia

(Juliet Rylah)

🤖 Você pede e ele faz: A OpenAI está prestes a lançar o seu próprio navegador de internet que, como você pode imaginar, vai usar inteligência artificial nas mais diferentes funções.

A ideia é mudar a forma como navegamos na web. Em vez de digitarmos e clicarmos em sites, o usuário vai poder simplesmente “conversar” com o navegador e pedir que ele faça tarefas.

👨‍💻 O que está por trás disso? Pense que, com um navegador próprio, a OpenAI consegue ter acesso direto aos dados de navegação dos usuários — que são muito valiosos para as BIG TECHs.

  • Com essas informações, é possível entender o comportamento das pessoas na internet e tudo o que elas gostam de consumir.

🛜 O panorama atual: Para bater de frente com o Chrome, a OpenAI vai precisar comer muito arroz e feijão. Isso porque o navegador do Google domina o mercado com mais de 3,5 bilhões de usuários.

Para você ter ideia, o ChatGPT tem mais de 500 milhões de usuários semanais, dos quais três milhões são pagantes.

🔜 Bottom-line: A OpenAI não é a única nesse caminho. Outras startups, como a Perplexity, também estão apostando em navegadores com IA integrada.

O nosso tour pelas manchetes pra você chegar no fim de semana sabendo de tudo

🇨🇳⛏️ Cruciais para tecnologia: China descobre dezenas de novas reservas de minerais críticos

O melhor estado para se fazer negócios nos EUA está longe de NY

| Negócios

(The Business Journal)

Não se deixe enganar pelas luzes vibrantes da Times Square, nem pelos arranha-céus de Wall Street — o melhor estado para se fazer negócios na maior potência do mundo é a Carolina do Norte.

🧐 O que explica? Nos últimos anos, gigantes como Amazon e JetZero anunciaram investimentos bilionários no estado, criando milhares de empregos.

Outro ponto importante é que os políticos dos dois partidos — democratas e republicanos — concordam que atrair empresas deve ser uma prioridade para a região.

A força da Carolina do Norte está em três áreas principais 👇:

  • 📈 Economia sólida: Crescimento de 3,7% no PIB em 2024 — 5º maior do país — e mais de 60 mil novos empregos;

  • 💪🏼 Mão de obra qualificada: O estado tem uma das melhores forças de trabalho dos EUA, atraindo profissionais formados e técnicos;

  • 💼 Atração de grandes empresas: Um ambiente favorável foi criado com impostos baixos e pouca burocracia.

👀 Olhando pra frente: Mesmo com a liderança nos businesses, a Carolina do Norte foi duramente atingida pelo furacão Helene, acumulando prejuízos de US$ 60 bilhões.

Além disso, o estado ficou mal posicionado na categoria “qualidade de vida”, ocupando o 29º lugar entre os 50 estados americanos, por não oferecer muitas proteções aos trabalhadores.

Chegou a hora dos millennials entrarem no mundo das criptomoedas

| Economia

(Money)

🫰 A maior transferência de riqueza da história: Nos próximos 20 anos, os millennials — aqueles nascidos entre 1981 e 1996 — vão receber mais de US$ 45 trilhões dos baby boomers — a geração dos seus pais.

Esse público cresceu junto com a internet, viveu a crise de 2008 logo no início da vida adulta e tem uma cabeça diferente quando o assunto é dinheiro.

🪙 E é aí que entram as criptos: Os millennials agora estão preparados para levar os criptoativos para o centro das finanças globais.

Especialistas apontam que é essa a geração que vai tornar o que antes era visto como “investimento alternativo” em algo comum.

Isso porque, enquanto a Geração Z ainda é muito jovem e os boomers preferem os caminhos tradicionais, os millennials são quem melhor entendem os dois mundos — o antigo e o novo.

💰 By the numbers: 62% dos millennials que investem querem ter criptos na carteira. Para 12%, elas são o melhor investimento de longo prazo, contra apenas 5% dos boomers.

No panorama atual, 36% dos millennials já têm criptomoedas — quase o mesmo percentual que possui contas de aposentadoria (34%).

Essa é para os indecisos do final de semana

| What We’re Gonna Do

👀 Para ver. Extrapolando as fronteiras da ficção e os limites da telona, o novo filme do Superman tem dado o que falar e com certeza você vai acabar ouvindo falar dele em alguma conversa.

📖 Para ler. Já ouviu falar na third place theory? É a ideia de ter um lugar além de casa e trabalho — tipo o Central Perk de Friends. Esse artigo mostra por que isso faz tanta falta.

👨‍🍳 Para fazer. Esse tostex de banana com creme de avelã e chocolate era a receita preferida do Rei do Rock e ainda pode te fazer dançar de felicidade.

🎧 Para ouvir. Sábado, café e música boa. Essa playlist combina com manhãs sem pressa e aquela vontade de simplesmente estar.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨