Edição 270 - 25/06/2025

Os famosos estão te dando um sinal

Um número cada vez maior de celebridades quer que você disque o número delas — literalmente. Agora, os famosos querem sair das telas do cinema e da TV para aparecerem no seu pacote de dados direto pelo nome da operadora.

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

🟠 A OTAN concordou em abrir a carteira para se proteger das guerras;

🟡 PCC se torna uma “franquia do crime” e se espalha pelo planeta;

🔴 O Google vai fazer um robô dobrar as suas roupas sem precisar de Wi-Fi;

🔵 Por que tanto famoso quer ter uma operadora de celular?;

🟣 Cada vez mais americanos são poligâmicos quando o assunto é trabalho.

🥠 Seu biscoitinho da sorte

Seu trabalho vai preencher grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho - Steve Jobs

A OTAN concordou em abrir a carteira para se proteger das guerras

| Mundo

(InfoMoney)

🪖 “Quem não investe, não se defende”: Foi-se o tempo em que Donald Trump falava em tirar os EUA da principal aliança militar entre países ocidentais. Agora, o clima é de consenso — pelo menos por enquanto.

Isso porque, durante um encontro histórico na Holanda, os países da OTAN concordaram em aumentar consideravelmente os seus investimentos em defesa.

🤑 O que vai mudar? O plano é que, até 2035, cada país gaste 5% do seu PIB com segurança, poder militar e tecnologia bélica — mais que o dobro da meta atual de 2%.

  • 3,5% do PIB será para gastos militares diretos, como armas e tropas;

  • 1,5% será usado em áreas ligadas à segurança, como infraestrutura e cibersegurança.

A ideia é reforçar a estrutura de defesa do Ocidente diante de várias ameaças atuais, como a Rússia, China, as guerras no Oriente Médio e grupos terroristas.

👀 Nem todo mundo gostou… Embora a ideia principal da OTAN seja “se atacar um, atacou todos”, a Espanha se recusou a adotar a meta de gastos, alegando que um aumento tão alto exigiria cortar programas sociais.

Outros países como Bélgica e Eslováquia também demonstraram preocupação, mas acabaram assinando o acordo com ressalvas.

🏅 O grande vencedor do dia: Com esse acordo, podemos dizer que a vontade de Trump foi feita, já que o presidente americano sempre se queixou da falta de investimentos militares dos demais países da aliança.

PCC se torna uma “franquia do crime” e se espalha pelo planeta

| Brasil

(Veja)

Primeiro Comando da Capital, uma facção criminosa que nasceu nas prisões de São Paulo nos anos 1990, hoje age como uma organização global, com membros em pelo menos 28 países.

Um relatório do Ministério Público de SP mostrou que essa relação inclui lugares em todos os cantos do planeta, como Turquia e até Japão.

  • Ao todo, somando com os que estão no Brasil, o grupo tem cerca de 40 mil integrantes.

(g1)

🌎 O modus operandi do crime: O foco principal do PCC é o tráfico internacional de cocaína. Os bandidos enviam a droga para países da Europa, África, Ásia e Oceania — fazendo parcerias com máfias internacionais.

Em alguns países, os criminosos praticam lavagem de dinheiro e corrupção de autoridades. Em Portugal, por exemplo, a facção já se infiltrou em presídios, recrutou locais e subornou funcionários de portos.

Segundo o Ministério Público, o grande risco do PCC é a sua estrutura organizada, baseada em regras rígidas e na presença nas cadeias — um modelo que eles estão exportando para o planeta.

Agora, o relatório está sendo usado para alertar embaixadas e pedir ajuda no combate à facção.

🚨 Zoom out: Com o tráfico de drogas, estima-se que as facções criminosas brasileiras estejam movimentando o equivalente a 3% do PIB do Brasil todos os anos.

O Google vai fazer um robô dobrar as suas roupas sem precisar de Wi-Fi

| Tecnologia

(Ar Technica)

🤖 No internet, no problem: A divisão de inteligência artificial do Google lançou um novo modelo de tecnologia que roda diretamente em robôs humanoides sem precisar de internet.

Para ficarmos na mesma página, é importante que você saiba que, normalmente, robôs com IA dependem de servidores na nuvem — ou seja, precisam de internet.

Agora, com esse novo modelo, o sistema funciona offline, permitindo que os robôs realizem tarefas complexas em qualquer lugar. Basicamente, eles pensam e agem por conta própria.

Tá, mas o que esses robôs fazem? 🤔

  • Dobram roupas;

  • Abrem zíper de mochilas e malas;

  • Montam objetos básicos com poucas peças;

  • Aprendem novas tarefas com 50 a 100 demonstrações.

Se bateu a curiosidade, clique aqui para ver um vídeo de um humanoide em ação.

🫵 Por que você precisa saber disso? Esse é o ponto de partida para que, num futuro próximo, robôs que se parecem humanos tenham autonomia para fazer tarefas do dia a dia a qualquer momento e em qualquer lugar.

A novidade do Google ainda está em fase de testes com desenvolvedores selecionados. Enquanto isso, outras BIG TECHs avançam na criação de seus próprios modelos de IA para robôs.

Então vamos de tour das manchetes

👨‍🎓👀 O Tio Sam vai dar uma olhada nas redes sociais: EUA anunciam novas regras para visto de estudante

Por que tanto famoso quer ter uma operadora de celular?

| Negócios

(Mates Brands)

Num movimento visto principalmente nos EUA, nunca tanta celebridade colocou seu nome numa operadora de celular como agora — até o presidente entrou na moda.

É como um “plano de celular com nome de celebridade”. Aqui no Brasil, por exemplo, a LariCel — de Larissa Manoela — foi precursora desse movimento de operadoras digitais.

☎️ Tá, e por que isso virou moda? Além de ser algo relativamente barato — basta fechar com uma operadora e investir em marketing —, a presença nesse setor gera conexão e novas oportunidades de negócios.

Caso você esteja se perguntando se essas iniciativas têm retorno, a operadora do Ryan Reynolds — Mint Mobile — foi comprada por mais de US$ 1,3 bilhão.

📵 Maaaasssss… Mesmo com o hype, a verdade é que a maioria dessas operadoras fracassa. Muitas tentam competir com planos baratos, mas enfrentam desafios como atendimento ao cliente e concorrência acirrada.

Num futuro próximo, a ideia é que as operadoras de famosos também ofereçam aos fãs acesso sem precedentes às próprias celebridades — confundindo a linha entre o público e o privado.

Cada vez mais americanos são poligâmicos quando o assunto é trabalho

| Economia

(Reprodução)

👨‍💻 Quando a exceção vira regra… Acumular dois — ou até mais — empregos já não é uma novidade para os trabalhadores americanos.

  • Segundo o governo dos EUA, quase 9 milhões de pessoas no país têm “múltiplos trabalhos”. Cerca de 5,4% da força de trabalho americana está nessa situação.

🫰 Why it matters: Na grande maioria dos casos, a popularização do side hustle não acontece por paixão ou vontade de empreender, mas sim por necessidade.

Geralmente, o americano que tem mais de um emprego tem ensino superior e um emprego formal, mas ainda assim o salário não cobre todos os gastos.

📊 O contexto atual: Com o custo de vida subindo e deixando os preços do aluguel, comida e energia mais caros, as remunerações não estão crescendo na mesma medida.

Mesmo com o desemprego em baixa nos EUA, o medo de uma nova recessão e a sensação de que “um salário só não dá conta” estão fazendo muitos correrem atrás de uma renda extra.

Com isso, a solução acaba sendo os famosos “bicos” — trabalhos como freelancer ou através de aplicativos. Por lá, essa tendência já até ganhou nome e foi batizada de “polyworking” .

Ei, não precisa fazer da gente um segredo 🤫

| Programa de Indicação

🤝 Querido leitor, aqui a gente acredita que o que é bom precisa ser compartilhado.

  • Ainda mais quando você ajuda a deixar cada vez mais pessoas sabendo de tudo o que acontece no Brasil e no mundo de forma rápida, inteligente e leve.

👀 Ainda não te convenceu? Então saiba que quando você recomenda o Espresso, você passa a somar pontos para resgatar as nossas recompensas exclusivas de graça.

  • Simples assim: Quanto mais você indica → mais pontos você ganha → mais recompensas são enviadas. 🎁

Basta compartilhar o seu link de indicação com todo mundo que vier à mente para começar a somar pontos. Ah, e lembre que a turma indicada precisa confirmar a inscrição por aqui ;)

Ao participar, você automaticamente concorda com os Termos e Condições do nosso programa.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨