- 💨 espresso
- Posts
- Edição 269 - 24/06/2025
Edição 269 - 24/06/2025

Sai o terno, entra a farda
Os executivos do Vale do Silício estão montando a Brigada Nerd e se despedindo das reuniões monótonas para acompanharem briefings militares da maior potência do mundo. Hoje, você vai entender por que o Pentágono está indo atrás dos engravatados.
Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:
🟠 Afinal, a guerra entre Israel e Irã acabou ou não?;
🟡 Brasileiros estão mais dispostos a abrir mão da CLT por salários maiores;
🔴 As IAs estão invadindo as vagas de emprego;
🔵 Executivos estão trocando o Vale do Silício pelo exército dos EUA;
🟣 No Japão, se compra mais ração do que fraldas.
🥠 Seu biscoitinho da sorte
Um homem que tem como objetivo liderar a orquestra deve saber virar as costas para a multidão - Max Lucado
Afinal, a guerra entre Israel e Irã acabou ou não?
| Mundo

(g1)
🇮🇱🇺🇸🇮🇷 O mundo inteiro de olho num tweet: Depois de 12 dias de guerra, Donald Trump postou que Irã e Israel concordaram com um cessar-fogo.
Num primeiro momento, as principais autoridades globais respiraram aliviadas. Acontece que, pouco depois, o próprio presidente americano comentou que ambas as partes descumpriram a trégua.
🪖 O que aconteceu? Mesmo com o anúncio de cessar-fogo, houve relatos de bombardeios e mortes nos dois países.
No entanto, hoje pela manhã, Trump voltou a tranquilizar ao dizer que o governo de Israel cancelou novos ataques após uma ligação com ele.
🏳️ Então qual é a situação? Sim, um cessar-fogo está oficialmente em vigor. Israel e Irã, embora com visões distintas, reconheceram que as tropas estão voltando para suas bases.
O regime iraniano comemorou o fim da guerra como uma “grande vitória” e disse que o conflito foi “imposto” por Israel.
Já as autoridades israelenses afirmaram que, com o fim dos bombardeios, o foco volta a ser a guerra contra o Hamas em Gaza.
🔜 E agora? Se a trégua durar, a tensão no Oriente Médio vai diminuir consideravelmente. O problema é que, com históricos de desconfiança e novos ataques já no primeiro dia, ninguém sabe se o acordo vai segurar.
🛢️ Depois da guerra, a ressaca: Hoje, os preços do petróleo caíram de forma brusca com o início do cessar-fogo entre Israel e Irã.
A cotação voltou a ficar abaixo dos níveis observados antes do conflito, já que agora não há mais risco de fechamento do Estreito de Ormuz — rota de 30% do petróleo mundial.
Brasileiros estão mais dispostos a abrir mão da CLT por salários maiores
| Brasil

(Agência Brasil)
🫰 Renda >>> estabilidade: Mostrando uma nova tendência no país, quase 60% dos brasileiros preferem trabalhar por conta própria em vez de ter um emprego formal com carteira assinada.
Do outro lado, menos de 40% ainda preferem ser contratados por uma empresa.
A mesma pesquisa ainda mostrou que vem crescendo o número de pessoas que estão dispostas a abrir mão de um registro em carteira para ganhar mais.
Em 2022, 21% dos brasileiros aceitariam essa troca. Hoje, já são 31%.
Ao mesmo tempo, caiu a fatia dos que preferem a segurança da CLT mesmo com salário menor: eram 77% em 2022, agora são 67%.
🔄️ O outro lado: Ainda há muita gente que valoriza o trabalho formal — principalmente mulheres, pessoas mais velhas, com baixa renda e menor escolaridade.
Entre quem ganha até dois salários mínimos, por exemplo, 72% preferem o vínculo formal.
🤨 Tá, e o que explica tudo isso? Tudo indica que esse movimento está ligado à busca por mais flexibilidade, ao crescimento das oportunidades via aplicativos e a um mercado de trabalho mais aquecido.
Além dos impostos que podem fazer as empresas limitarem salários, muita gente quer decidir seus horários e ter a possibilidade de trabalhar de casa.
💼 Para fechar com os números: Cerca de 32,5M de brasileiros trabalham por conta própria ou são empregados sem carteira assinada. Isso representa 31,7% dos 102,5 milhões de empregados no país.
As IAs estão invadindo as vagas de emprego
| Tecnologia

(Forbes)
Se você se candidatou a uma vaga recentemente e ainda não recebeu resposta, fique tranquilo. Isso pode não ter nada a ver com você ou o seu currículo — e sim com a inteligência artificial.
🤖 O que está acontecendo? Cada vez mais pessoas estão usando os chatbots para turbinarem os CVs e pagando bots de IA que procuram e se candidatam automaticamente em centenas de empregos.
Como resultado, recrutadores e profissionais de RH estão vendo o número de candidaturas enviadas aumentarem num ritmo frenético.
Nesse tsunami de currículos, o número de aplicações enviadas pelo LinkedIn subiu mais de 45% em um ano e agora chega a 11 mil por minuto.
📃 O X da questão: Acontece que muitos desses currículos recebidos são quase idênticos, e os recrutadores têm que encarar o desafio de filtrar quem é real e quem não é.
Isso porque deepfakes e perfis falsos estão cada vez mais comuns. Pessoas estão usando IA para forjar rostos e vozes em entrevistas, além de criar do zero uma trajetória profissional convincente.
A previsão é que, até 2028, 1 em cada 4 candidatos seja fake.
😇 Não tem santo nessa história… Do outro lado, as próprias empresas também estão usando IA para tentar dar conta do volume gigante de candidaturas.
Algumas adotaram entrevistas por vídeo feitas por robôs, testes com jogos e triagens automáticas via chat. Ou seja, pode ser que tenha bastante IA entrevistando IA… 👀
O nosso tradicional tour das manchetes
😔🕊️ A notícia que ninguém queria dar: Brasileira Juliana Marins é encontrada sem vida em vulcão na Indonésia
🤳🗓️ Mais 90 dias para eles: TikTok recebe outra extensão no prazo para ser vendido a companhia americana
👨⚖️👀 Um de frente para o outro: Braga Netto chamou Cid de “mentiroso” em acareação sobre suposta trama golpista no STF
🇵🇹📄 Muito brasileiro impactado: Portugal impõe restrições para concessão de nacionalidade a estrangeiros
🇺🇸🤑 País com mais milionários do mundo: EUA ganharam, em média, mil milionários por dia no ano passado
Executivos estão trocando o Vale do Silício pelo exército dos EUA
| Negócios

(Business Insider)
🪖 Tirando o terno e gravata para colocar a farda: Chefões de grandes empresas de tecnologia, como Meta, OpenAI e Palantir, estão deixando os escritórios do Vale do Silício para se juntarem às forças armadas.
A ideia é usar a experiência deles em IA e tecnologia de ponta para ajudar o exército dos EUA a se modernizar — ou seja, ficar mais tecnológico, eficiente e preparado para guerras do futuro.
🤓 A Brigada Nerd chegou: Como já era de se esperar, eles não vão precisar ir para a guerra e nem fazer treinamento pesado. Os C-levels vão trabalhar cerca de duas semanas por ano — e remotamente.
Esse programa, batizado de Detachment 201, é um experimento criado pelo Pentágono para orientar os soldados a usar IA, lidar com dados e novas tecnologias em operações militares.
🗣️ Tá dando o que falar… Críticos dizem que os empresários estão ganhando um status hierárquico alto demais dentro do exército sem passar pelos mesmos desafios que outros militares enfrentam.
Também há questionamentos sobre conflitos de interesse, já que as empresas em que eles trabalham estão fechando contratos milionários com o governo americano.
🤖 Zoom out: Os exércitos e as guerras atuais estão mais tecnológicas — principalmente com o uso de drones e IA para identificar alvos, automatizar sistemas de defesa e atingir alvos com precisão milimétrica.
No Japão, se compra mais ração do que fraldas
| Economia

(The Japan Times)
🇯🇵 A capital dos animes e dos pais de pets: Pela primeira vez, o Japão tem, oficialmente, mais cães e gatos do que crianças.
Segundo os cálculos do governo, há entre 19 e 23 milhões de pets no país, enquanto o número de pessoas com menos de 16 anos gira em torno de 17 milhões.
🐕 O que explica? Esse fenômeno está ligado a mudanças sociais e econômicas. Jovens japoneses estão optando por não ter filhos por conta do alto custo de vida, da falta de tempo e do desinteresse por relacionamentos.
Com isso, os pets passaram a ser tratados como membros da família. Eles recebem cuidados que vão de comida especial e roupas até serviços de spa, hotéis, cafés e funerais.
Esse comportamento acaba impulsionando um mercado bilionário no Japão, que não para de crescer e, hoje, já movimenta mais de US$ 13 bi.
Além do aspecto financeiro, os pets também cumprem um papel emocional importante: ajudam a lidar com a solidão, especialmente em grandes cidades e entre idosos.
👶 Maassssss… Acontece que, enquanto as quatro patas aparecem cada vez mais, a taxa de natalidade de seres humanos no Japão está caindo ano após ano.
Isso faz com que a população economicamente ativa do país — a tal da PEA que você aprendeu nas aulas de Geografia — também venham diminuindo cada vez mais.
🎌 関連性 (A relevância): Uma população com menos gente em idade para trabalhar significa menos dinheiro girando, escassez de mão de obra e menos riqueza sendo gerada.
Sem falar que isso gera a bola de neve da previdência, pois, ao mesmo tempo que há menos gente contribuindo, é preciso lidar com cada vez mais idosos aposentados.
Pensando nisso, o governo japonês passou a investir US$ 25 bi para incentivar casais a terem filhos.
Ei, não precisa fazer da gente um segredo 🤫
| Programa de Indicação

🤝 Querido leitor, aqui a gente acredita que o que é bom precisa ser compartilhado.
Ainda mais quando você ajuda a deixar cada vez mais pessoas sabendo de tudo o que acontece no Brasil e no mundo de forma rápida, inteligente e leve.
👀 Ainda não te convenceu? Então saiba que quando você recomenda o Espresso, você passa a somar pontos para resgatar as nossas recompensas exclusivas de graça.
Simples assim: Quanto mais você indica → mais pontos você ganha → mais recompensas são enviadas. 🎁
Basta compartilhar o seu link de indicação com todo mundo que vier à mente para começar a somar pontos. Ah, e lembre que a turma indicada precisa confirmar a inscrição por aqui ;)
Ao participar, você automaticamente concorda com os Termos e Condições do nosso programa.
O que você achou da edição de hoje?Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Quer a história da sua marca contada do jeito Espresso de ser? Então clique aqui. 💨
