Edição 156

Um passo atrás

Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:

  1. Na contramão das expectativas do mundo, Netanyahu ainda não vai aprovar o cessar-fogo;

  2. Goodbye, Mr. President;

  3. Para se defender dos estrangeiros, Espanha quer aumentar impostos sobre seus lares;

  4. O Australian Open não tem seus próprios direitos de transmissão?

Tour das manchetes

🎵 Não vai descer pra Washington no comecin do ano. O ministro Alexandre de Moraes rejeitou o pedido de Jair Bolsonaro para ir à posse de Donald Trump na próxima segunda. Ele seguiu a recomendação da Procuradoria-Geral da República, que argumentou que a solicitação envolvia apenas um "interesse privado".

💰 Taxar ou não taxar, eis a questão. Lula sancionou nesta quinta, com vetos, o principal projeto de regulamentação da Reforma Tributária. A PEC que estabeleceu o novo sistema de impostos foi aprovada e promulgada pelo Congresso em 2023.

✈️ Pouso autorizado. O governo projeta fazer leilões de 50 aeroportos e/ou aeródromos regionais na Amazônia Legal e no Nordeste na primeira fase do projeto AmpliAR. A informação foi divulgada pelo ministro de Portos e Aeroportos nesta quinta.

🗣️ Leve desvio de rota. O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que está confiante de que o cessar-fogo entre Israel e o Hamas começará no domingo, conforme esperado. Blinken destacou que, apesar de uma falha de última hora, o acordo será cumprido.

🪙 Na surdina. Hackers ligados à Coreia do Norte roubaram cerca de US$ 659 milhões em criptomoedas em 2024 para financiar o programa militar do país. A informação foi divulgada em um comunicado conjunto pela Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.

🕊️ RIP. David Lynch, diretor lendário de filmes como "Cidade dos sonhos" e da série "Twin Peaks", morreu aos 78 anos. Conhecido por histórias surrealistas e sombrias, o cineasta recebeu quatro indicações ao Oscar ao longo da carreira.

Na contramão das expectativas do mundo, Netanyahu ainda não vai aprovar o cessar-fogo

| Headline

(NYT)

Banho de água fria. A tão esperada trégua entre Israel e Hamas, anunciada como um passo importante para acabar com o conflito que já dura mais de um ano, deu problema antes mesmo de começar.

  • O motivo? Netanyahu, primeiro-ministro do Estado judaico, acusou o grupo terrorista de mudar os termos do acordo, criando uma crise de última hora.

Por conta disso, ele decidiu adiar a reunião com seu gabinete em que autorizaria a retirada das tropas e o cessar das armas.

🙅‍♂️ O outro lado da história. O Hamas nega ter mudado qualquer vírgula do combinado e diz estar cumprindo tudo o que foi acertado.

Analistas avaliam que as declarações de Netanyahu podem ser uma cortina de fumaça para encobrir a resistência de membros linha-dura de seu gabinete, contrários à suspensão das hostilidades.

Aliás, falando em oposição ao acordo, vale mencionar que, em Israel, alguns protestos contra a trégua aconteceram nesta manhã. Famílias de soldados israelenses mortos na guerra espalharam caixões simbólicos cobertos com bandeiras do país pelas ruas, em sinal de desaprovação.

💣 Enquanto isso, o drama continua. Ontem, poucas horas após o anúncio da trégua mediada por Catar e EUA, ataques aéreos de Israel mataram 77 pessoas e deixaram quase 100 feridos. Entre os alvos, segundo o Hamas, está uma refém israelense, que não teve o estado de saúde revelado. 

  • Com isso, o número de mortos palestinos na guerra chegou a 46.788.

Agora, resta esperar para ver o que acontece até domingo, dia previsto para o cessar-fogo entrar em vigor.

Goodbye, Mr. President

| Mundo

(NYT)

Ontem, Joe Biden fez seu último discurso como chefe da Casa Branca. O presidente americano, que se despede na segunda, destacou, principalmente, seus feitos e os perigos que enxerga para a maior democracia do mundo. 

  • Em suas palavras, Biden disse que deixou o país pronto para continuar avançando — o que não reflete muito bem a visão dos americanos, já que só 36% aprovam seu governo

Os highlights 🔦

👥 O poder nas mãos de poucos. Joseph B., como carinhosamente chamamos por aqui, falou que está se formando uma perigosa concentração de poder nas mãos de “pouquíssimas pessoas ultrarricas”, alertando para uma possível oligarquia que ameaça os direitos e a liberdade dos yankees.

E, como para bom entendedor meia palavra basta, você já sacou que ele se referia a Musk, Zuck & cia, que devem ter um certo grau de influência no Salão Oval.

Com esse cenário montado, o futuro ex-presidente teme que essa turma aproveite sua proximidade com Trump para conseguir isenções fiscais e enfraquecer ações contra as mudanças climáticas e a desinformação ao reduzir suas responsabilidades.

📋 Done and undone. O líder americano admitiu que nem tudo que prometeu saiu do papel. Mas fez questão de lembrar as conquistas, como tirar o país da pandemia, fortalecer a indústria nacional e baixar o preço dos remédios.

🤖 Admirável mundo novo. Biden também se mostrou entusiasmado com os avanços da inteligência artificial, que chamou de a inovação mais importante de todos os tempos. Para ele, os EUA precisam liderar o desenvolvimento dessa tecnologia de forma segura e confiável, sem deixar a China tomar a frente nessa corrida.

  • No fim, apesar de algumas boas cutucadas em Trump durante o discurso, o presidente mandou aquele "boa sorte" ao novo POTUS.

E, Espresso, qual a relevância disso? Bem, os EUA estão passando por um momento complicado, com os incêndios na Califórnia, uma avalanche de desinformação (agravada ainda mais depois que as big techs tiraram a checagem de fatos) e a dificuldade de mediar conflitos ao redor do globo.

Mesmo assim, quando o país mais influente do planeta fala, todo mundo presta atenção. Afinal, é só acompanhar como o mercado vai reagir nos próximos dias.

Para se defender dos estrangeiros, Espanha quer aumentar impostos sobre seus lares

| Economia

(Madrid Secreto)

“Cada um no seu quadrado”. O governo espanhol está decidido a aplicar um imposto de 100% na compra de todas as casas por residentes de fora da União Europeia.

  • Isso porque esses estrangeiros adquiriram cerca de 27 mil imóveis na Tierra de Cervantes em 2023, e representaram 15% de todas as compras de propriedade no país no 3º tri de 2024.

Vale lembrar que a Espanha enfrenta uma grave falta de moradias e preços de imóveis cada vez mais altos. E, claro, com esse quadro, a situação só piora, já que muitas das compras gringas não são para usufruir, mas, como disse o primeiro-ministro espanhol, para especular e lucrar.

🏠 Isso é uma questão para os BRs? Olha, não deixa de ser. A comunidade brasileira por lá já é de quase 165 mil pessoas, a 11ª maior entre os estrangeiros.

Mas, contudo, porém, entretanto, nós não somos os mais afetados. Britânicos, marroquinos, alemães e americanos estão no topo da lista de compradores.

Para se ter dimensão, as vendas de casas para os nossos fellow Americans aumentaram 88% entre 2019 e 2022 e ocupam a segunda posição quando se considera o valor gasto por metro quadrado, ficando atrás apenas dos dinamarqueses.

🖼️ See the forest, not the trees. Com essa taxação, a Espanha dá mais um passo para controlar os não espanhóis — e não europeus — no país. 

  • No ano passado, o governo anunciou o fim do visto dourado, que concedia direitos de residência a estrangeiros que investissem pelo menos € 500 mil em propriedades espanholas.

Além disso, quando se trata do turismo, cidades como Barcelona já planejam limitar aluguéis de curto prazo, proibindo esse tipo de locação a partir de 2029.

O Australian Open não tem seus próprios direitos de transmissão?

| Negócios

(Reprodução)

Bom, é quase isso. O Aberto da Austrália, que abre o calendário dos Grand Slam no tênis, está transmitindo suas partidas de um jeito bem diferente

🎾 Ãhn? Você não leu errado, meu caro. Acontece que o major não pode exibir seus jogos por conta de acordos exclusivos com emissoras

Afinal, imagine a ESPN, que desembolsou uma fortuna para garantir a exclusividade do torneio na América Latina por mais 10 anos, competindo com o canal oficial da organização. Não ia dar certo…

A sacada é inteligente. A transmissão animada no Youtube, que mais se parece com um jogo de Wii, além de não competir com os seus parceiros, faz com que o torneio atraia mais espectadores.

Além disso, no futuro, pode ser uma nova fonte de receita para o Aberto da Austrália.

🎥 Entendendo o The Sims do tênis. O AO Animated gera os jogadores, a bola e a quadra para o streaming usando 12 câmeras que capturam as ações.

  • Depois, tudo é transformado em animação com um atraso de dois minutos em relação à transmissão ao vivo.

O áudio da arena e dos comentaristas também é ajustado para ficar sincronizado. E, para completar, há um chat ao vivo que cria uma comunidade digital em torno do torneio.

🏆 Placar final. Essa tecnologia estreou no ano passado e fez com que quase 800 mil pessoas assistissem à final masculina no canal da organização.

Nesta edição, que começou em 5 de janeiro, o público da versão animada já é quatro vezes maior.

Com o sucesso dos avatares, somado a transmissões criativas como os jogos no estilo Nickelodeon da CBS e as alternativas do Thursday Night Football da Prime Video, fica claro que formas diferentes de assistir esportes estão mudando o jogo.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

That’s all, folks!

De segunda a sexta, no final da tarde, separamos as principais manchetes e uma seleção das informações mais relevantes do Brasil e do mundo. Em poucas palavras, enviamos o essencial, sem rodeios.