Edição 138

Os gringos querem a Ilha da Magia

No Espresso de hoje, você vai ver:
1. O Japão terá cada vez mais centenários — e isso pode ser um problema;
2. Apple é pressionada a sumir com sua IA depois de compartilhar fake news;
3. O que tá rolando por aqui; 
4. Caderno E… de Espresso.

Tour das manchetes

⚖️ Direto de Brasília. O ministro Alexandre de Moraes determinou a soltura de Daniel Silveira, colocando-o em liberdade condicional. O ex-deputado federal foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaças ao Estado democrático de direito e incitação à violência contra ministros do STF.

👋 Visita do Tio Sam. Uma delegação do governo dos EUA chegou a Damasco nesta sexta, marcando a primeira visita desde a fuga de Bashar al-Assad. O objetivo é discutir com o governo interino da Síria e outras partes os princípios da transição e como oferecer apoio ao país.

🤑 Faça-me rir. Donald Trump reforçou sua postura agressiva no comércio internacional, ameaçando impor tarifas à União Europeia caso o bloco não aumente suas importações de petróleo e gás dos EUA. Trump destacou a necessidade de reduzir o déficit comercial, que, segundo ele, prejudica a economia americana há décadas.

🔍 Nova procura. A Malásia decidiu retomar a busca pelos destroços do voo MH370, desaparecido há mais de 10 anos. O Boeing 777, com 227 passageiros e 12 tripulantes, sumiu durante o trajeto de Kuala Lumpur a Pequim em 8 de março de 2014.

💊 Step back. Após mais de quatro anos de polêmica, o estudo do infectologista francês Didier Raoult sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, que fundamentou a indicação desses medicamentos contra a Covid-19, foi invalidado. A decisão foi tomada pelo editor da revista científica que o havia publicado.

🦣 Um fóssil no jardim. Um morador do estado de Nova York encontrou uma mandíbula completa de mastodonte, um animal que habitou a Terra há milhões de anos, enterrada em seu gramado. Segundo ele, os dentes estavam visíveis na superfície, o que o levou a escavar até encontrar os ossos.

O Japão terá cada vez mais centenários  e isso pode ser um problema

| Mundo

(The Rio Times)

Três dígitos. Segundo os dados de saúde do Japão, metade dos adolescentes de hoje no país deve passar dos cem anos, caso a expectativa de vida continue aumentando por lá nas próximas décadas.

Se parece difícil imaginar esse cenário, aqui vai um dado que ajuda a entender.

  • A Terra do Sol Nascente já conta com cerca de 91 mil pessoas com mais de um século, resultado do aumento da perspectiva de vida que coloca o país no topo do ranking mundial de longevidade.

Ou seja, não é à toa que os xôvens nipônicos vão apagar as velinhas com cabelos cada vez mais brancos.

Disclaimer. Hoje, no Japão, a média de vida é de 82 anos para homens e 88 para mulheres, enquanto no Brasil esses números ficam em 73 e 79,7 anos, respectivamente. E tanto por lá quanto por aqui, essa projeção só tende a crescer.

🗾 Mas, Espresso, isso é bom ou ruim? É uma boa notícia, claro, mas não vem sem seus perrengues. Isso porque, no Japão e em outros países, viver mais tempo está caminhando junto com a queda na taxa de natalidade.

No arquipélago dos samurais, a falta das cegonhas atingiu uma mínima recorde pelo oitavo ano seguido em 2023, com apenas 1,2 filho por mulher — bem longe dos 2,1 necessários para manter a população estável.

Então, com menos jovens e mais idosos, a balança fica desequilibrada. Afinal, tem menos gente para trabalhar e movimentar a economia, enquanto mais pessoas dependem da previdência, criando uma conta difícil de fechar com o tempo.

Só hoje, para se ter noção, o Japão gasta cerca de US$ 650 bilhões por ano em benefícios sociais, o que equivale a 15% do PIB do país no último ano. É muuuuita grana.

🧐 Hmm, entendi. E qual é a solução? Talvez adiar — ou até abrir mão — da aposentadoria.

  • Pensando nisso, as autoridades japonesas vêm apostando em iniciativas criativas, como um projeto da Universidade de Tóquio que conecta idosos saudáveis a empresários com vagas em aberto.

Apple é pressionada a sumir com sua IA depois de compartilhar fake news

| Tech

(BBC)

Você confia cegamente na IA? Pergunto isso porque, no caso da Apple Intelligence, muita gente está com um pé atrás em relação à ferramenta.

O caso mais polêmico envolveu uma notificação — o famoso push — que afirmava que o suspeito de assassinato do CEO da UnitedHelath, Luigi Mangione, havia se suicidado, citando a BBC como fonte.

🤯 Que bagunça. Sim, meu caro. Esse erro fez com que o jornal britânico registrasse uma reclamação formal à big tech.

Enquanto isso, a organização Repórteres Sem Fronteiras pediu a suspensão imediata da ferramenta ao redor do mundo, chamando-a de imatura e um risco para o jornalismo e o direito à informação confiável.

🔙 Um passo atrás. Para os que não sabem, a Apple Intelligence foi criada para reunir e resumir notificações, como mensagens, notícias e até e-mails. Mas incidentes como esse mostram que o sistema ainda não é confiável.

  • Em outro episódio, o New York Times teve três notícias agrupadas em uma notificação que afirmava que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, havia sido preso.

O problema estava no detalhe: a notícia original falava sobre um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional, e não sobre uma prisão real.

🔎 Zoom out. Vale lembrar que esse não é o primeiro conflito entre jornalismo e inteligência artificial.

Desde o lançamento do ChatGPT, há mais de dois anos, grandes empresas de tecnologia criaram seus próprios modelos de linguagem. E nesse caminho, alguns foram acusados de usar reportagens protegidas por direitos autorais para treinar seus chatbots, o que resultou em processos como o do NYT contra a OpenAI.

O que tá rolando por aqui

| Brasil

(Pixabay)

💩 Sinal de melhora. Em 2023, o acesso dos brasileiros à coleta de esgoto aumentou, embora as desigualdades regionais persistam, segundo dados do IBGE. No ano passado, 69,9% dos domicílios do país estavam conectados à rede geral de esgoto ou pluvial, ou possuíam fossa séptica ligada a essas redes.

🏠 A solidão é a maior companhia? Além do dado acima, o IBGE também divulgou que quase um quinto dos lares no Brasil é ocupado por pessoas sozinhas. Em 2023, 18% dos domicílios do país eram habitados por apenas uma pessoa, frente a 12,2% em 2012.

✈️ A Ilha da Magia. Florianópolis é o primeiro destino brasileiro e o quarto do mundo mais procurado para o verão 2025, apontou uma pesquisa feita pela plataforma online de viagens Booking. A capital catarinense aparece na frente de cidades como Nova York, Barcelona, Roma e Tóquio.

🫒 Ufa. O azeite de oliva pode ficar mais barato para os brasileiros em 2025, depois de uma alta nos preços que começou em 2023 e atingiu o pico em junho deste ano. Com o aumento, alguns supermercados chegaram a colocar lacres antifurto no produto.

Caderno E… de Espresso

| Cultura & Dicas

(Giphy)

📔 Para ler. O que você pode fazer para evitar a produtividade tóxica? Este artigo pode te ajudar a equilibrar tarefas, pausar para reflexões e largar o "piloto automático".

🧀 Para fazer. Esta baguete com brie é a entrada mais simples e deliciosa para sua ceia.

🎧 Para escutar. Este podcast traz um insight valioso, que teria salvo meus 20 e poucos anos. Ideal para quem busca aprender com as experiências dos outros.

🎻 Para ver – ou melhor, rever. A reabertura da Catedral de Notre-Dame foi um espetáculo incrível, com a performance emocionante do violonista Daniel Lozakovich, acompanhado pela Filarmônica da Radio France. Vale a pena relembrar a magia que tomou conta da catedral e emocionou todos os presentes.

O que você achou da edição de hoje?

Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

That’s all, folks!

De segunda a sexta, no final da tarde, separamos as principais manchetes e uma seleção das informações mais relevantes do Brasil e do mundo. Em poucas palavras, enviamos o essencial, sem rodeios.