- 💨 espresso
- Posts
- Edição 204 - 25/03/2025
Edição 204 - 25/03/2025

“Ops, grupo errado…”
No lugar da família, estavam os altos escalões da Casa Branca; e, no lugar da tia que só manda mensagem de “bom dia”, tinham planos de bombardear o Oriente Médio. Sim, tudo isso aconteceu num grupo de bate-papo on-line…
Boa tarde. No Espresso de hoje, você vai ver:
🟠 A primeira grande crise de Trump na Casa Branca veio de um grupo de mensagens;
🟡 Bolsonaro foi de perto acompanhar o seu julgamento no STF;
🔴 Toda segurança com criptografia pode ir por água abaixo em breve;
🔵 A grande aposta da Netflix está no mundo dos games;
🟣 Com tarifas para lá e para cá, o mundo entrou num novo cenário econômico.
🥠 Seu biscoitinho da sorte
O mais importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, mas que elas vão sempre mudando - Guimarães Rosa
A primeira grande crise de Trump na Casa Branca veio de um grupo de mensagens
| Mundo

(The Atlantic)
Se você já foi adicionado a um grupo de WhatsApp contra a sua vontade, então já passou por uma experiência parecida com o que provocou a primeira crise deste mandato de Donald Trump na Casa Branca.
Acredite se quiser… Por lá, um jornalista da revista The Atlantic foi adicionado por engano a um grupo no aplicativo Signal que era formado por funcionários de alto escalão do governo Trump.
- No começo, Jeffrey Goldberg achou que tudo poderia ser um golpe ou então uma tentativa de plantar uma fake news na revista. Mas aí as mensagens foram chegando… 
Nomes que iam desde o vice-presidente JD Vance até o conselheiro de Segurança Nacional Mike Waltz começaram a dar detalhes sobre como os EUA iriam bombardear rebeldes houthis no Iêmen.
🪖 Dito e feito: Para o espanto do jornalista “infiltrado”, tudo que eles estavam falando bateu. O ataque militar aconteceu exatamente como os membros do grupo estavam planejando.
Clique aqui se quiser ler a matéria de Goldberg na íntegra.
Eis que nasce um escândalo 🤳…
Com a publicação da matéria contando toda essa história, o país se dividiu sobre o tema da segurança nacional.
- 🟦 De um lado… Opositores dizem que um grupo de aplicativo não é o canal adequado para comunicações sigilosas — além do risco de outros enganos como esse acontecerem. 
- 🟥 Do outro… Mesmo com a Casa Branca reconhecendo a veracidade das mensagens, republicanos dizem que nenhuma informação sensível foi repassada no grupo. 
Looking forward: Trump vem resistindo às pressões e já negou que vai demitir algum dos envolvidos no bate-papo. Na visão do presidente, “foi a única falha em dois meses, e não foi nada sério”.
Bolsonaro foi de perto acompanhar o seu julgamento no STF
| Brasil

(O Globo)
Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes ficaram cara a cara durante a manhã de hoje em Brasília, na sessão da 1ª Turma do STF — que, além de Moraes, conta com Cristiano Zanin, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia.
- A sessão foi encerrada hoje à tarde, e expectativa é que os ministros decidam se a denúncia vai ser aceita ou não durante a manhã de amanhã. 
👨⚖️ O que está em jogo? Os ministros estão avaliando a denúncia que a PGR fez contra Bolsonaro e outros 33 aliados por supostamente terem liderado uma tentativa de golpe de Estado depois da eleição de 2022.
- ✅ Se a denúncia for aceita, Bolsonaro e seus aliados vão se tornar réus e responderão a um processo penal e, em último caso, podem ir para a prisão; 
- ❌ Se a denúncia for recusada, o processo é engavetado e nenhum dos acusados vão enfrentar julgamento. 
O que diz a defesa? Bolsonaro critica o fato da denúncia ser baseada principalmente numa delação premiada que já foi alterada e que, em dois anos, nenhum elemento que conecta o ex-presidente à narrativa foi encontrado.
O que diz a acusação? A PGR argumenta que Bolsonaro era o líder da organização que tentou dar um golpe no Brasil. A denúncia diz que o ex-presidente sabia de todos os planos golpistas que envolviam militares.
Como foi o primeiro dia de sessão 🏛️?
- Bolsonaro não era esperado na sessão e chegou de surpresa ao local; 
- Alguns parlamentares foram barrados, e o advogado de um ex-assessor presidencial foi detido por desacato ao STF; 
- Os ministros negaram que o ex-presidente conte com um “juiz de garantias” para acompanhar o processo; 
- Por 4 a 1, os ministros também rejeitaram que a denúncia seja analisada pelo Plenário do Supremo — onde todos os 11 ministros teriam que opinar; 
- Além disso, os ministros também não concordaram com a anulação da delação premiada do ex-assessor Mauro Cid e com as acusações de coação por parte de Moraes. 
Em resumo… A 1ª Turma recusou quase todos os pontos preliminares levantados pelos advogados de defesa. É amanhã cedo que eles devem, enfim, votar se a denúncia deve ser aceita ou não.
Toda segurança com criptografia pode ir por água abaixo em breve
| Tecnologia

(Sarah Grillo)
💻 O Dia Q: É assim que os maiores especialistas em tecnologia batizaram a data em que todas as senhas, mensagens e dados pessoais armazenados na internet vão simplesmente ser decifrados em minutos.
- Essa reviravolta envolvendo toda a segurança cibernética do planeta pode acontecer antes de 2035, e o motivo é um só: os computadores quânticos. 
⏸️ Uma pausa pra quem tá perdido: Diferente dos computadores convencionais, os que usam tecnologia quântica conseguem processar dados em uma velocidade nunca vista antes. Clique aqui se quiser se aprofundar.
Além das BIG TECHs, o assunto chegou até na geopolítica, e governos como o dos EUA, de países da UE e da China também estão investindo bilhões de dólares na tecnologia quântica.
👇 É aqui que mora o perigo: Acontece que, com o tempo, ela pode se tornar tão avançada que vai ser capaz de quebrar toda a criptografia que basicamente protege tudo o que temos na internet.
Ou seja, se o Dia Q de fato chegar, hackers vão poder roubar dinheiro de bancos, dados sigilosos de governos e empresas vazariam, redes de internet e satélite seriam invadidos e até as criptomoedas poderiam colapsar.
E dá pra evitar tudo isso? Já existem esforços para criar criptografia “à prova de quântica”, mas eles caminham a passos lentos.
Os especialistas também dizem que é importante monitorar quem está desenvolvendo a nova tecnologia para evitar que ela caia em mãos erradas.
Foi aqui que pediram um rodízio de manchetes?
🇺🇦🇷🇺 Enfim concordaram em alguma coisa… Rússia e Ucrânia concordam com cessar-fogo parcial na região do Mar Vermelho e pausa nos ataques ao setor elétrico
🇧🇷🇯🇵 Missão internacional: Lula e diplomatas estão no Japão para tentar abrir o mercado do país para a carne brasileira
🤖🏠 Aspira pó e cuida das plantas: Startup norueguesa começa a testar robô humanoide em residências particulares; clique para ver o vídeo
🔫👨⚖️ Deputada federal: STF tem maioria dos votos para condenar Carla Zambelli à prisão por porte ilegal de arma
🇨🇦🇺🇸 Reflexos da guerra das tarifas: Canadenses estão boicotando EUA como destino de férias
🇮🇱🇵🇸 Atraiu críticas de “limpeza étnica”: Israel aprova plano para facilitar saída voluntária de palestinos de Gaza
A grande aposta da Netflix está no mundo dos games
| Negócios

(Gabriella Turrisi)
🎮 Seu controle da TV vai virar um joystick: De 2021 até agora, a Netflix já investiu mais de US$ 2 bilhões na indústria dos games, comprando estúdios e lançando mais de 140 jogos.
- Por enquanto, os jogos são só para celular e sem anúncios ou compras dentro do app. Mas entre os 300 milhões de assinantes, só pouco mais de 1 milhão que joga todos os dias — menos de 1%. 
🗝️ A virada de chave: Diante desse número baixo, os executivos da empresa deram a ordem para que a divisão de games seja fortalecida, mostrando que é esse o caminho que o streaming vê para o futuro.
Com isso, algumas mudanças já estão sendo implementadas. Entre elas, a Netflix vai usar a sua rede de mais de 18 mil servidores em 175 países para rodar jogos com gráficos mais pesados.
Além disso, a empresa está testando jogos na nuvem em 8 países. Se der certo, a ideia é expandir e oferecer títulos consolidados nos consoles — como PlayStation e XBox — direto no app do streaming.
Onde eles querem chegar: A meta é aproveitar a base de assinantes e fazer com que, além de uma assinatura de filmes e séries, a Netflix vire uma assinatura de games para jogar direto na TV.
🤑 As oportunidade$: Os games já geram mais receita do que o mundo dos filmes e séries. Até 2030, o mercado dos jogos deve crescer quase 15%, chegando a movimentar mais de US$ 580 bilhões.
Com tarifas para lá e para cá, o mundo entrou num novo cenário econômico
| Economia

(The Guardian)
Briga de gigantes: Com as maiores potências do mundo aumentando taxas e restrições à importação para proteger suas indústrias, parece que voltamos a um cenário que lembra a Grande Depressão de 1930.
Isso porque, naquela época, países também subiram muitas tarifas e o comércio global caiu com cada vez mais barreiras erguidas ao redor das maiores economias.
🤿 Aprofundando… Quando muitos países começam a colocar essas tarifas uns nos produtos dos outros, isso cria a famosa “guerra comercial”. No fim, os produtos ficam mais caros e o comércio diminui.
A China parece estar no alvo 🎯:
- Além dos EUA, diversos países estão impondo restrições contra produtos chineses, como aço e eletrônicos, alegando competição desleal; 
- Até a Rússia, que tem boas relações com a China, aumentou taxas sobre carros chineses. 
Ao mesmo tempo, Trump impôs tarifas de importação que afetaram México, Canadá, UE e até o Brasil. Como consequência, outras potências aplicaram taxas sobre os produtos americanos.
💸 “Me taxa que eu te taxo”: Tudo isso gera um verdadeiro efeito dominó no protecionismo, deixando os preços mais caros para o consumidor — que é sempre quem está no final da linha.
Você pode fazer do mundo um lugar melhor
| Compartilhe o Espresso

(Giphy)
Num mundo tomado por uma avalanche de informações desnecessárias, larga na frente quem sabe o que realmente importa. E entregar isso é exatamente o nosso compromisso com você.
Como pessoas bem informadas tomam decisões melhores, e com cada vez mais decisões assertivas melhor o mundo fica, então fica fácil de melhorarmos esse planeta azul que chamamos de Terra.
Sim, basta você indicar o Espresso para alguém com quem você se importa. Amigos, conhecidos, familiares, clientes, colegas de trabalho e quem mais vier à mente. Como diria Tim Maia, vale tudo.
| O que você achou da edição de hoje?Se quiser, pode explicar o motivo depois de votar. | 
| Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. | 
That’s all, folks!
De segunda a sexta, no final da tarde, separamos as principais manchetes e uma seleção das informações mais relevantes do Brasil e do mundo. Em poucas palavras, enviamos o essencial, sem rodeios.